Voluntários revitalizam área central de Jaraguá do Sul
Na manhã de quinta-feira (20), voluntários mobilizados pelos Núcleos Empresariais da ACIJS realizaram a limpeza e pintura de muros pichados na Vila Lalau, próximo à Escola Professor Heleodoro Borges.
A ação envolveu integrantes dos grupos de Jovens Empreendedores, Voluntariado Corporativo e Automecânicas, além do apoio do movimento Legendários. Empresas como Tintas Fischer, Tintas Maba e Condor forneceram materiais, enquanto a Pront Pani, do Núcleo de Panificação e Confeitarias, ofereceu café aos participantes.
Segundo os líderes Álvaro Oliveira de Jesus e Jean Maikon de Andrade, a iniciativa reforça o engajamento coletivo em prol da cidade.
“Os núcleos pensaram em algo que trouxesse benefício à comunidade, melhorando um trecho que precisava de revitalização”, destacou Jean.
Álvaro acrescentou que o trabalho contribui para preservar o patrimônio público e deixar a cidade mais bonita. Uma nova etapa da ação já está prevista para 2026.
>>> Confira fotos da ação






Problema urbano traz prejuízos para as cidades
As pichações em espaços públicos no Brasil representam um problema urbano de grande impacto, associado à degradação visual e custos elevados de manutenção.
Além de áreas particulares que sofrem com a ação de pichadores, as administrações públicas sofrem com os danos a muros, prédios e monumentos públicos, vistos como formas de vandalismo, prejudicando a estética das cidades.
Para se ter uma ideia da importância do trabalho realizado pelos Núcleos, especialistas em urbanismo estimam que a prefeitura de São Paulo gaste mais de R$ 50 milhões por ano com limpeza e repintura de áreas pichadas.
ACIJS e Sicredi promovem palestra gratuita sobre inteligência patrimonial e alocação de investimentos
Encontro no dia 26, promovido pela ACIJS e Sicredi ensina como alinhar carteira de investimentos ao perfil de risco e objetivos de longo prazo
Associação Jaraguá Mais Saudável é reconhecida como entidade de utilidade pública estadual
Aprovado na Alesc, projeto de lei permite à entidade acessar recursos estaduais e expandir projetos de saúde e qualidade de vida na região
Entidades empresariais apresentam pleitos do Voz Única estadual, dia 20, em Guaramirim
Classe Empresarial vê o movimento como estratégico para o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina, a partir da junção de esforços entre sociedade civil, poder público e entidades organizadas
Beny Fard debate a geopolítica do tempo na 2ª Bienal do Livro de Jaraguá do Sul
O empresário lança o livro “Tempocracia” nesta quinta-feira, dia 13, em painel mediado pelo presidente da ACIJS, Francisco Tavares Junior
Núcleos Empresariais da ACIJS e Defesa Civil debatem gestão de riscos climáticos
Agendado para o dia 18, encontro no CEJAS atualizará empresários da região e comunidade sobre ações de contingência em meio à preparação de Santa Catarina e Jaraguá do Sul para os impactos do fenômeno El Niño
Na Bienal do Livro de Jaraguá do Sul, André Carvalhal alerta para o “piloto automático” do mundo digital
Em bate-papo no Centro Empresarial, o escritor e consultor de tendências falou sobre a temática do livro “A Alegria de Ficar de Fora” e defendeu a desconexão consciente e o resgate da autonomia frente à ditadura dos algoritmos