Voluntários revitalizam área central de Jaraguá do Sul
Na manhã de quinta-feira (20), voluntários mobilizados pelos Núcleos Empresariais da ACIJS realizaram a limpeza e pintura de muros pichados na Vila Lalau, próximo à Escola Professor Heleodoro Borges.
A ação envolveu integrantes dos grupos de Jovens Empreendedores, Voluntariado Corporativo e Automecânicas, além do apoio do movimento Legendários. Empresas como Tintas Fischer, Tintas Maba e Condor forneceram materiais, enquanto a Pront Pani, do Núcleo de Panificação e Confeitarias, ofereceu café aos participantes.
Segundo os líderes Álvaro Oliveira de Jesus e Jean Maikon de Andrade, a iniciativa reforça o engajamento coletivo em prol da cidade.
“Os núcleos pensaram em algo que trouxesse benefício à comunidade, melhorando um trecho que precisava de revitalização”, destacou Jean.
Álvaro acrescentou que o trabalho contribui para preservar o patrimônio público e deixar a cidade mais bonita. Uma nova etapa da ação já está prevista para 2026.
>>> Confira fotos da ação






Problema urbano traz prejuízos para as cidades
As pichações em espaços públicos no Brasil representam um problema urbano de grande impacto, associado à degradação visual e custos elevados de manutenção.
Além de áreas particulares que sofrem com a ação de pichadores, as administrações públicas sofrem com os danos a muros, prédios e monumentos públicos, vistos como formas de vandalismo, prejudicando a estética das cidades.
Para se ter uma ideia da importância do trabalho realizado pelos Núcleos, especialistas em urbanismo estimam que a prefeitura de São Paulo gaste mais de R$ 50 milhões por ano com limpeza e repintura de áreas pichadas.
Celebração do sesquicentenário encerra com público de 35 mil pessoas e consolida Jaraguá do Sul como modelo de desenvolvimento
Evento histórico transformou o Parque Municipal de Eventos em palco de inovação, cultura e impacto social durante cinco dias de programação gratuita que envolveu comunidade
Núcleos Empresariais retomam agenda de encontros e reuniões de fortalecimento do empreendedorismo regional
Agenda da semana na ACIJS inclui palestras sobre gestão de terceiros em SST, inteligência financeira para mulheres, marketing com o presidente da entidade e visita técnica
Cultura do voluntariado, com empatia e atenção ao social: vetores dos próximos 50 anos de Jaraguá do Sul
Painel na Expo 150 debate o pilar “Orgulho que Cuida” e aponta o voluntariado e o engajamento das novas gerações como chaves para que a cidade continue se desenvolvendo com sustentabilidade econômica e social
Expo 150 entra no clima da Copa e Jaraguá forma torcida única pelo Brasil
Com telão para o jogo entre Brasil e Noruega, evento em comemoração ao sesquicentenário da cidade chega ao seu último dia com programação para toda a família
Líderes da indústria debatem em Jaraguá do Sul como a inovação impulsiona o desenvolvimento regional
Painel na Expo 150 reuniu grandes nomes como WEG, Bold, Indumak e Grupo Flexível, além da FIESC, para projetar o futuro econômico do Vale do Itapocu
Atração na celebração do sesquicentenário, domo une arquitetura, tecnologia e arte em experiência imersiva inédita no Sul do Brasil
Com projeção 360° e estrutura monumental de alumínio reciclado, espaço celebra os 150 anos de Jaraguá do Sul conectando história, inovação e sustentabilidade