Seja um associado
Notícias

Fique bem informado

Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 13/08/2025
Compartilhe:

Seminário Agosto Lilás reforça que o combate à violência doméstica é responsabilidade de toda a sociedade

O seminário regional Agosto Lilás, realizado no dia 12 de agosto no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (CEJAS), reuniu especialistas, autoridades da segurança pública, representantes do Judiciário e instituições comunitárias para debater estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher.

A iniciativa, promovida pela Polícia Militar de Santa Catarina e pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com apoio da ACIJS, do Poder Judiciário e da empresa WEG, integra a programação nacional do Agosto Lilás, campanha que marca os 19 anos da Lei Maria da Penha. O movimento busca informar, sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre os diversos tipos de violência — física, psicológica, sexual, moral e patrimonial — que afetam milhares de brasileiras diariamente.

Durante o evento, os painelistas reforçaram que o combate à violência de gênero deve ser uma responsabilidade coletiva, envolvendo todos os setores da sociedade. Educação e conscientização foram apontadas como ferramentas essenciais para transformar a cultura e promover a igualdade.

A comandante da 12ª Região da Polícia Militar, coronel Arlene Sousa da Silva Villela, destacou a importância da atuação integrada entre forças de segurança, Judiciário, órgãos públicos e entidades civis. “Eventos como este aproximam a comunidade das instituições e fortalecem as redes de proteção, garantindo que as políticas públicas cheguem às mulheres que mais precisam”, afirmou.

O seminário contou com palestras sobre “Educação como Estratégia de Prevenção”, com a bióloga e educadora Monica Schoene Kaimen; “Reflexões sobre as Formas de Violência Contra a Mulher”, com o juiz Alexandre Karazawa Takaschima; a apresentação da Rede Catarina de Proteção à Mulher, pela tenente-coronel Naíma Huk Amarante; e da Campanha “Sinal Vermelho”, com a desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho; além de um painel sobre a atuação dos batalhões da 12ª RPM: Jaraguá do Sul, Canoinhas, São Bento do Sul e Mafra.

>>> Confira alguns momentos do seminário Agosto Lilás, no Centro Empresarial
[Fotos Ronaldo Corrêa/ACIJS]

Apoio das escolas e das famílias é fundamental para maior conscientização

Monica Schoene Kaimen ressaltou que a violência doméstica é um assunto que ultrapassa o campo da segurança pública e precisa ser debatido nas escolas e nas famílias. “A prevenção começa dentro de casa, com o respeito ao próprio corpo e ao próximo. Sem a união de todos, especialmente das famílias, não é possível enfrentar todas as formas de violência”, afirmou.

Ela também chamou atenção para a crescente preocupação com a adultização precoce de crianças no Brasil, tema que ganhou destaque após denúncias de exploração infantil nas redes sociais. “É fundamental que os pais estejam atentos e busquem informações sobre como agir diante desses sinais. A educação protetiva fortalece a rede de apoio e reduz a vulnerabilidade”, completou.

O juiz Alexandre Takaschima reforçou a importância da informação como ponto de partida para o enfrentamento da violência. “Todos os ambientes sociais devem dar visibilidade ao tema. Seminários como este são fundamentais para ampliar o diálogo e promover mudanças reais”, disse.

A desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, coordenadora estadual da mulher em situação de violência doméstica e familiar no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, destacou o avanço da conscientização social. “As mulheres estão mais conscientes da importância de denunciar e buscar ajuda. Mas é preciso que o poder público e a iniciativa privada atuem juntos, oferecendo acolhimento, abrigo, defesa jurídica e segurança”, afirmou.

Hildemar também apresentou a campanha “Sinal Vermelho”, criada em 2020, que utiliza o símbolo “X” vermelho como pedido silencioso de socorro por mulheres em situação de violência. “É essencial que toda a sociedade se engaje nessa campanha para garantir o direito à proteção”, concluiu.

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Agenda ACIJS traz inovação, liderança e desenvolvimento a associados e comunidade
Núcleos Empresariais

Agenda ACIJS traz inovação, liderança e desenvolvimento a associados e comunidade

Programação de atividades dos núcleos setoriais reúne capacitações, visitas técnicas e eventos de networking para fortalecer o empreendedorismo na região

Leia mais
SESI apresenta estrutura da nova Escola de Referência em Jaraguá do Sul
Institucional

SESI apresenta estrutura da nova Escola de Referência em Jaraguá do Sul

Projeto traz proposta inovadora, como a metodologia STEAM, laboratórios de alta tecnologia e contraturno escolar para reforçar a educação integrada ao desenvolvimento regional

Leia mais
Entidades do Vale do Itapocu concluem Diálogos Institucionais por mais representatividade regional
ELEIÇÕES 2026

Entidades do Vale do Itapocu concluem Diálogos Institucionais por mais representatividade regional

Série de encontros com candidatos teve como objetivo ouvir candidatos e apresentar “Carta de Compromissos”, reforçando demandas estratégicas da região

Leia mais
Programa Novos Caminhos celebra conquista de adolescentes e reconhece parcerias
Comunidade

Programa Novos Caminhos celebra conquista de adolescentes e reconhece parcerias

Solenidade reuniu magistrados e empresários da região para certificar 38 jovens em acolhimento e reconhecer empresas e instituições apoiadoras da iniciativa social – CEJAS, ACIJS e o Núcleo de Voluntariado Corporativo estão entre as homenageadas

Leia mais
Entidades empresariais recebem candidatos em Diálogos Institucionais e apresentam pleitos da região
ELEIÇÕES 2026

Entidades empresariais recebem candidatos em Diálogos Institucionais e apresentam pleitos da região

Lideranças políticas que concorrem no pleito eleitoral debaterão infraestrutura, saúde, segurança e educação com empresários de Jaraguá do Sul e região entre os dias 8 e 10 de setembro.

Leia mais
Vigilância Sanitária realiza Semana da Gestão da Qualidade
Núcleos Empresariais

Vigilância Sanitária realiza Semana da Gestão da Qualidade

De 14 a 18 próximos, evento no Centro Empresarial, com apoio do Núcleo de Gestão e Qualidade ACIJS, reunirá capacitações para o setor regulado, servidores públicos e municípios da região com foco em melhoria contínua e prevenção de riscos

Leia mais
01 02 03 206
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.