Seja um associado
Notícias

Fique bem informado

Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 08/10/2026
Compartilhe:

Rede “Proteção Mora ao Lado” amplia enfrentamento à violência contra mulheres em SC

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio de sua Ouvidoria e do Núcleo de Enfrentamento às Violências e Apoio às Vítimas (NEAVIT), está expandindo o projeto “Proteção Mora ao Lado”. A iniciativa busca transformar condomínios residenciais em pontos estratégicos de apoio, prevenção e combate à violência doméstica em todo o estado.

O projeto capacita moradores, síndicos, administradoras e colaboradores para identificar precocemente sinais de abuso, oferecer acolhimento seguro às vítimas e direcioná-las aos canais formais de denúncia. Os condomínios participantes recebem guias orientativos, cartazes informativos para áreas comuns e o Selo Proteção Mora ao Lado, que chancela o engajamento da comunidade na pauta.

Expansão no Norte Catarinense

A atuação da rede ganhou força no Norte de Santa Catarina com um evento de adesão realizado em parceria com o Secovi Joinville. O encontro reuniu representes da Polícia Civil, Polícia Militar (Rede Catarina), Guarda Municipal e do setor produtivo e público — como a ACIJS, representada pela vice-presidente Alessandra Klein da Silva, e a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da secretária de Assistência Social e Habitação, Bianca Uber.

>>> Vice-presidente da ACIJS, Alessandra Klein da Silva (C) e a secretária Bianca Uber (E) prestigiaram movimento de adesão de municípios da região Norte ao projeto

Com a parceria, as ações orientativas alcançam uma base de mais de 5 mil empreendimentos imobiliários representados pelo Secovi Joinville, impactando cerca de 200 mil moradores na região.

Para o ouvidor do MPSC, Procurador de Justiça Luiz Ricardo Pereira Cavalcanti, a união institucional é decisiva:

“O valor dessa parceria reside na capacidade de transformar espaços de convivência em ambientes mais conscientes, informados e preparados para reconhecer situações de risco e encaminhá-las adequadamente à rede de proteção. Temos a convicção de que esta iniciativa fortalecerá a integração institucional e levará orientação e esperança a milhares de famílias.”

O presidente do Secovi Joinville, Jorge Arnaldo Laureano, destacou o compromisso de mobilizar os condomínios da base para garantir que a informação chegue aonde a vítima mais precisa.

Como aderir ao projeto

A adesão dos condomínios catarinenses é gratuita. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível na página oficial do projeto “Proteção Mora ao Lado”, no portal do MPSC – acesse aqui. Após o cadastro, o material informativo e o selo de participação são disponibilizados para aplicação nos espaços de convivência.

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Facisc critica fim da escala 6×1 e alerta para prazo de transição curto para as empresas
Institucional

Facisc critica fim da escala 6×1 e alerta para prazo de transição curto para as empresas

Entidade divulga posicionamento e aponta que maior pressão das mudanças recairá sobre micro e pequenas empresas, com riscos como alta de preços e redução de vagas no mercado de trabalho

Leia mais
Jaraguá do Sul recebe reforço com formatura da primeira turma de Policiais Militares Temporários
Institucional

Jaraguá do Sul recebe reforço com formatura da primeira turma de Policiais Militares Temporários

Do total de formandos, Jaraguá do Sul receberá 21 novos policiais, reforço que atende pleito das da ACIJS, CDL e do setor produtivo na área da segurança pública no município

Leia mais
ACIJS recebe Reitoria da UFSC para fortalecer integração entre academia e setor produtivo
Institucional

ACIJS recebe Reitoria da UFSC para fortalecer integração entre academia e setor produtivo

Encontro buscou estreitar relações entre a instituição de ensino e a classe empresarial, debatendo demandas da indústria para o desenvolvimento de parcerias da academia em projetos de inovação

Leia mais
SESI apresenta estrutura da nova Escola de Referência em Jaraguá do Sul
Institucional

SESI apresenta estrutura da nova Escola de Referência em Jaraguá do Sul

Projeto traz proposta inovadora, como a metodologia STEAM, laboratórios de alta tecnologia e contraturno escolar para reforçar a educação integrada ao desenvolvimento regional

Leia mais
Jaraguá do Sul lança edital de Sandbox Regulatório e abre caminho para empresas testarem inovações na prática
Institucional

Jaraguá do Sul lança edital de Sandbox Regulatório e abre caminho para empresas testarem inovações na prática

Iniciativa, que tem apoio da ACIJS, consolida política pública de desburocratização e atração de novos negócios, permitindo que startups e indústrias, entre outros segmentos econômicos, testem produtos com regras simplificadas e clientes reais

Leia mais
Jovens de Jaraguá conquistam classificação à olimpíada de educação profissional
Institucional

Jovens de Jaraguá conquistam classificação à olimpíada de educação profissional

Com 9 classificados, Jaraguá do Sul se destaca na maior competição de educação profissional do mundo e fortalece a indústria catarinense

Leia mais
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.