Núcleo de Panificação e Confeitaria da ACIJS celebra 85 anos do Hospital São José
A celebração de 85 anos do Hospital São José, nesta segunda-feira (22), contou com um momento especial.
Para marcar a data e reconhecer, ainda que de maneira singela, a gratidão da comunidade de Jaraguá do Sul e região à bela trajetória da instituição, o Núcleo de Panificação e Confeitaria da ACIJS presenteou direção e colaboradores do hospital com 30 bolos preparados pelas empresas que representam o setor.
O diretor geral, Mauricio José Souto-Maior, disse que o momento foi significativo e traduz o carinho da comunidade a um histórico marcado pelo compromisso permanente com a saúde e o bem-estar da população.
“Quando recebemos essa demonstração de carinho, com os empresários compartilhando o sucesso desta trajetória, há uma energia muito boa que reforça essa relação de todos no hospital, da diretoria aos médicos, profissionais de saúde e demais funcionários”, assinalou. Além da unidade no centro de Jaraguá do Sul, os bolos também foram compartilhados com as unidades do Hospital São José em Schroeder e Corupá.
Confira nas imagens alguns momentos da entrega dos bolos à direção do hospital:
Acompanhado pelo líder do Núcleo de Panificação e Confeitaria Valdemir Michels, e representando a diretoria da ACIJS e empresas associadas, o vice-presidente de Núcleos Empresariais Samuel Piazera Taranto disse que a passagem dos 85 anos do Hospital São José representa uma data emblemática e que enseja muita comemoração não apenas para seus mais de 1.000 colaboradores diretos, mas para toda a comunidade de Jaraguá do Sul e região.
“A instituição é uma das mais relevantes e importantes na história do nosso município, exercendo papel fundamental para o sadio desenvolvimento regional”, enaltece. Samuel lembra que a ACIJS e o HSJ compartilharam e ainda compartilham, durante suas trajetórias octogenárias, esforços comuns de diversos e importantes atores, com atuação conjunta e de parceria, o que se confirma pela constatação de que boa parte dos ex-presidentes da ACIJS, também estiveram à frente do HSJ em determinados momentos.
“É uma parceria continua e que se mantém intensa até os dias atuais, seja pela comunhão de esforços para a concretização de projetos de manutenção e ampliação de suas estruturas, seja pela participação do HSJ, por intermédio de seus colaboradores, em diversos dos Núcleos Setoriais/Temáticos da ACIJS. A classe empresarial e a comunidade são muito gratas pelo trabalho de excelência desenvolvido pelo hospital, por intermédio de todos os seus colaboradores e gestores”.
Importância histórica
Desde o início de suas atividades, o Hospital São José mantém um histórico de atuação voltada à região, evoluindo em sua trajetória ao longo dos anos e se tornando nos últimos anos uma das mais importantes referências em atendimento em várias especialidades médicas. O Hospital São José tem como missão promover assistência à saúde com responsabilidade social, sendo considerada uma das estruturas mais completas de saúde hospitalar em Santa Catarina.
Confira um resumo da linha do tempo que marca essa história de sucesso:
. Em 1935, iniciou-se a construção civil do Hospital São José, sob o comando de Padre Alberto Jacob, tendo sua conclusão em 22 de novembro de 1936. Neste mesmo ano, o hospital foi entregue à responsabilidade operacional das Irmãs Franciscanas, que, juntamente com o médico Dr. Jorge Richter, permaneceram no comando por um período de 14 anos.
. Em 1950, as Irmãs Franciscanas deixaram de atuar na operacionalização das atividades hospitalares. Destaca-se no mesmo período a construção civil do novo centro hospitalar, localizado no endereço atual, que foi inaugurado oficialmente em 19 de abril de 1959, sob a administração da Diretora Senhora Inês Zabotti, contando, ainda, com um Conselho de Administração.
. Em 13 de fevereiro de 1960, assumiram a gestão as Irmãs da Divina Providência, com a finalidade de atender aos doentes sob duas modalidades: “caritativa e comercial”, sendo acima de tudo uma instituição Humanitária e Cristã.
. Com o progresso e crescimento do município de Jaraguá do Sul e das cidades circunvizinhas, em 2004, por meio da criação de um Conselho Deliberativo, foi firmada a parceria entre a ACIJS e a Sociedade Divina Providência. Mais do que garantir a melhor assistência e desenvolvimento de todas as atividades, o acordo tinha o intuito de reestruturar o Hospital São José a partir do planejamento e execução do Plano Diretor.
. No dia 13 de outubro de 2010 foi criada a Associação Hospitalar São José de Jaraguá do Sul, que assumiu a gestão e toda a responsabilidade pela organização e execução das atividades promovidas pelo complexo hospitalar.
. No dia 26 do mês abril de 2012, a instituição requereu a Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS Saúde), concedido a pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecidas como entidades beneficentes de assistência social com a finalidade de prestação de serviços na área da saúde.
Jaraguá do Sul anuncia criação de agência para atração de investimentos ESG
Nesta quarta-feira (5), Jaraguá do Sul deu um passo significativo rumo à criação de uma agência voltada à atração de investimentos alinhados às práticas ESG — ambientais, sociais e de […]
Força econômica industrial, Jaraguá do Sul busca novo protagonismo com turismo vocacionado
Estratégias para o desenvolvimento do setor passam pelo engajamento regional e pela afirmação de políticas públicas consistentes, defendem lideranças e especialistas no 7º Seminário de Turismo realizado pelo Núcleo de Hospitalidade da ACIJS
Jaraguá do Sul segue como uma das cidades mais seguras do Brasil
Em novo ranking, cidade cai uma posição, mas se mantém com destaque em anuário brasileiro de segurança pública
Voz Única: Facisc reforça pleitos prioritários para a região Norte
Projetos estruturantes, necessários para o desenvolvimento regional, formam o eixo central na mobilização do setor produtivo junto ao poder público
Resultados reforçam a importância da destinação do Imposto de Renda a projetos sociais
Encontro realizado no Centro Empresarial teve como objetivo fortalecer parcerias entre poder público, organizações sociais e comunidade para ampliar destinações via renúncia fiscal a projetos no município
Sicredi é a melhor empresa para trabalhar no Brasil e a maior da região Sul
Instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil conquistou dois reconhecimentos de grande relevância em 2025


