A ACIJS, representada por sua Diretoria. Conselho Superior e Empresas Associadas, expressa o sentimento de pesar da classe empresarial de Jaraguá do Sul diante do falecimento da senhora Yara Fischer Springmann, aos 87 anos, nesta
segunda-feira, dia 10.
Filha de Adélia e Francisco Fischer, fundadores em 1956 da Sociedade Cultura Artística (SCAR), dona Yara foi uma das mais expressivas protagonistas da cena musical da nossa cidade, integrando diretorias da SCAR e ao lado do marido e ex-presidente da entidade, Fernando, falecido em janeiro de 2019 aos 93 anos, contribuiu de maneira marcante para o desenvolvimento das artes em Santa Catarina. Junto à Orquestra Filarmônica da SCAR, cumpriu importante papel para a criação e sustentabilidade deste grupo musical ao longo dos anos.
Em 2018, o casal Yara e Fernando foram distinguidos com a Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa, maior honraria estadual do setor. O casal também dá nome a um das atrações do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), o Momento Sprigmann, série dedicada à música de câmara na programação do mais importante festival-escola de música erudita da América Latina.
A atuação da família Fischer Springmann, que já inspirava jaraguaenses, perpetua-se como legado à atual e futuras gerações.