Programa Nascer 2026 abre inscrições gratuitas em Jaraguá do Sul
Moradores de Jaraguá do Sul e região que possuem uma ideia inovadora na cabeça, mas não sabem como transformá-la em um negócio viável, têm uma oportunidade única.
Estão abertas as inscrições para o Programa Nascer 2026, uma das principais iniciativas de apoio ao empreendedorismo em estágio inicial de Santa Catarina. O programa de pré-incubação é totalmente gratuito e recebe propostas até o próximo dia 15 de junho.
Promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) em conjunto com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), e executado pelo Sebrae/SC, o programa conta com o forte apoio local da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedein).

>>> Muitas vezes, o que separa uma grande ideia de um negócio de sucesso é a falta de um método de validação. O Programa Nascer preenche essa lacuna de forma 100% gratuita no ecossistema de Jaraguá do Sul
Objetivos do programa: da Ideia ao mercado
O grande propósito do Programa Nascer é estruturar a base do ecossistema de inovação catarinense, apoiando quem está dando os primeiros passos.
Durante o período de três meses, os participantes selecionados passarão por uma trilha de aprendizagem prática e intensiva, que inclui:
- Workshops e capacitações com foco em mercado;
- Mentorias especializadas com profissionais do setor;
- Definição e validação do problema e da solução;
- Desenvolvimento de um MVP (Produto Mínimo Viável);
- Preparação para a busca de clientes e formatação de pitches.
Público-alvo: quem pode participar?
O Programa Nascer foca em projetos que estejam na chamada “fase de ideação”. O ecossistema busca atingir uma grande diversidade de perfis:
- Estudantes e pesquisadores acadêmicos que queiram aplicar seus estudos no mercado;
- Profissionais e potenciais empreendedores com ideias de base tecnológica ou modelos de negócios inovadores;
- Pessoas físicas (que ainda não possuem empresa aberta ou CNPJ formalizado);
- Pessoas jurídicas (Startups/Empresas) formalizadas recentemente, desde que tenham no máximo 12 meses de constituição.
Cada proposta aceita poderá contar com uma equipe de até 5 integrantes para participar das atividades.
Prazos e Inscrições
As inscrições devem ser realizadas de forma online e gratuita diretamente pelo site oficial do programa: nascer.sc.gov.br.
O prazo final para a submissão das propostas encerra-se impreterivelmente no dia 15 de junho. Após o encerramento, os projetos passarão por uma fase de avaliação de admissibilidade e mérito técnico, com a divulgação dos resultados prevista para o início de julho.
Inovação no Interior
Em 2026, o Programa Nascer expandiu sua atuação para 20 cidades-polos em Santa Catarina, reforçando o compromisso com a interiorização do desenvolvimento tecnológico. Em Jaraguá do Sul, cidade reconhecida por sua forte veia industrial e tecnológica, a iniciativa serve como uma porta importante de entrada para que novos talentos fortaleçam a economia local e ganhem espaço no cenário estadual.
ACIJS e Sicredi promovem palestra gratuita sobre inteligência patrimonial e alocação de investimentos
Encontro no dia 26, promovido pela ACIJS e Sicredi ensina como alinhar carteira de investimentos ao perfil de risco e objetivos de longo prazo
Associação Jaraguá Mais Saudável é reconhecida como entidade de utilidade pública estadual
Aprovado na Alesc, projeto de lei permite à entidade acessar recursos estaduais e expandir projetos de saúde e qualidade de vida na região
Entidades empresariais apresentam pleitos do Voz Única estadual, dia 20, em Guaramirim
Classe Empresarial vê o movimento como estratégico para o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina, a partir da junção de esforços entre sociedade civil, poder público e entidades organizadas
Beny Fard debate a geopolítica do tempo na 2ª Bienal do Livro de Jaraguá do Sul
O empresário lança o livro “Tempocracia” nesta quinta-feira, dia 13, em painel mediado pelo presidente da ACIJS, Francisco Tavares Junior
Núcleos Empresariais da ACIJS e Defesa Civil debatem gestão de riscos climáticos
Agendado para o dia 18, encontro no CEJAS atualizará empresários da região e comunidade sobre ações de contingência em meio à preparação de Santa Catarina e Jaraguá do Sul para os impactos do fenômeno El Niño
Na Bienal do Livro de Jaraguá do Sul, André Carvalhal alerta para o “piloto automático” do mundo digital
Em bate-papo no Centro Empresarial, o escritor e consultor de tendências falou sobre a temática do livro “A Alegria de Ficar de Fora” e defendeu a desconexão consciente e o resgate da autonomia frente à ditadura dos algoritmos