Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 07/05/2024
Compartilhe:

BR-280: Atualização da obra de duplicação do trecho estadualizado

A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade atualizou nesta segunda-feira (6) informações sobre o andamento dos serviços de duplicação do trecho estadualizado da BR-280 para a diretoria da ACIJS, no acompanhamento mensal que a entidade vem fazendo do projeto ao longo do percurso de pouco mais de 9 quilômetros entre a Rodovia do Arroz e a Ponte do Portal, na divisa de Guaramirim e Jaraguá do Sul.

Junto ao canteiro de obras na Ponte do Portal, a engenheira Débora Manukian Patti falou dos serviços que estão sendo realizados e disse que o cronograma de entrega da travessia na parte nova e de recuperação da parte existente está mantido para novembro, em condições climáticas favoráveis ao trabalho. Participaram da conversa o vice-presidente de Articulação Institucional Francisco Tavares e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação Thiago Sarmanho, representando a Prefeitura de Jaraguá do Sul. Também esteve presente o engenheiro de obras da Cetenco, Gílson Albuquerque.

Conforme a engenheira, responsável pela fiscalização do contrato de duplicação no trecho de responsabilidade do Governo do Estado, com o término dos trabalhos no viaduto do Guamiranga, a Ponte do Portal passará a concentrar maior esforço da equipe de trabalhadores da empreiteira vencedora da licitação.

Até o final de maio, explicou, os seis pilares e duas cortinas de contenção para a sustentação das travessas que receberão as vigas da nova ponte estarão concluídas. São 28 vigas pré-fabricadas que já estão prontas e que em junho serão deslocadas para o local. O passo seguinte será a colocação de uma primeira laje, também pré-fabricada e com peças que também já estão prontas, e depois uma laje definitiva concretada no próprio local, até setembro, para receber o pavimento definitivo da via. Na sequência, o reforço estrutural e recuperação do pavimento da ‘ponte velha’ complementarão a obra.

Em relação às demais obras de arte do projeto, a engenheira explicou que a secretaria recebeu autorização da empresa Rumo Logística e os trabalhos junto à área de domínio devem ser iniciados nas  próximas semanas para a implantação do viaduto da Estofados Mannes, sobre a via férrea.

Segundo o engenheiro da Cetenco, como os serviços envolvem a segurança dos trabalhadores, haverá integração da equipe com técnicos da Rumo, definindo protocolos no local, principalmente durante os horários de movimentação de trens.

As duas travessias de pedestres localizadas nas proximidades do Komprão e da Uniaselvi também devem receber atenção da empresa.

>>> Confira imagens do andamento dos trabalhos na Ponte do Portal
Fotos de Caroline Stinghen

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Summit Empresarial ACIJS reúne líderes para debater governança, sucessão e gestão de alta performance
Gestão Empresarial

Summit Empresarial ACIJS reúne líderes para debater governança, sucessão e gestão de alta performance

Consolidado como um dos principais encontros de lideranças de Santa Catarina, evento promovido pela ACIJS trará os cases da DR Aromas & Ingredientes, Urbano Alimentos e Jaraguá Futsal no dia 23 de setembro

Leia mais
Obra avança no lote 2.1 com lançamento de vigas de viaduto na Dibrape
Duplicação BR-280

Obra avança no lote 2.1 com lançamento de vigas de viaduto na Dibrape

DNIT/SC programa operação “Pare e Siga” para o transporte de 12 vigas gigantes em Guaramirim, no lote 2.1 da duplicação da BR-280

Leia mais
Aniversário com gostinho especial: Jaraguá do Sul prepara bolo dos 150 anos
Comunidade

Aniversário com gostinho especial: Jaraguá do Sul prepara bolo dos 150 anos

Corte e distribuição gratuita do bolo de aniversário é tradição em Jaraguá do Sul e uma das atrações mais aguardadas pela comunidade na programação de 25 de julho

Leia mais
Grandes nomes da cultura nacional e internacional são confirmados na 2ª Bienal do Livro de Jaraguá do Sul
Comunidade

Grandes nomes da cultura nacional e internacional são confirmados na 2ª Bienal do Livro de Jaraguá do Sul

De 6 a 16 de agosto, o evento gratuito reúne pensadores, romancistas, artistas e cientistas para debater as conexões entre literatura, tecnologia e sociedade

Leia mais
Concessionárias de Jaraguá do Sul concluem ciclo de formação em vendas
Gestão Empresarial

Concessionárias de Jaraguá do Sul concluem ciclo de formação em vendas

Após encerrar ciclo de formação em vendas, Núcleo de Concessionárias da ACIJS projeta ações para o segundo semestre e convida novos empresários. Confira a agenda completa de atividades dos Núcleos Empresariais

Leia mais
Centro Empresarial recebe Circuito FIESC em debate estratégico para fortalecer indústria catarinense
Institucional

Centro Empresarial recebe Circuito FIESC em debate estratégico para fortalecer indústria catarinense

Encontro com empresários e lideranças consolidou roteiro pelas regiões produtivas de Santa Catarina, debatendo inovação, impactos de mudanças na legislação trabalhista, internacionalização e oportunidades com linhas de crédito para o setor

Leia mais
01 02 03 198
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.