Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 07/05/2024
Compartilhe:

BR-280: Atualização da obra de duplicação do trecho estadualizado

A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade atualizou nesta segunda-feira (6) informações sobre o andamento dos serviços de duplicação do trecho estadualizado da BR-280 para a diretoria da ACIJS, no acompanhamento mensal que a entidade vem fazendo do projeto ao longo do percurso de pouco mais de 9 quilômetros entre a Rodovia do Arroz e a Ponte do Portal, na divisa de Guaramirim e Jaraguá do Sul.

Junto ao canteiro de obras na Ponte do Portal, a engenheira Débora Manukian Patti falou dos serviços que estão sendo realizados e disse que o cronograma de entrega da travessia na parte nova e de recuperação da parte existente está mantido para novembro, em condições climáticas favoráveis ao trabalho. Participaram da conversa o vice-presidente de Articulação Institucional Francisco Tavares e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação Thiago Sarmanho, representando a Prefeitura de Jaraguá do Sul. Também esteve presente o engenheiro de obras da Cetenco, Gílson Albuquerque.

Conforme a engenheira, responsável pela fiscalização do contrato de duplicação no trecho de responsabilidade do Governo do Estado, com o término dos trabalhos no viaduto do Guamiranga, a Ponte do Portal passará a concentrar maior esforço da equipe de trabalhadores da empreiteira vencedora da licitação.

Até o final de maio, explicou, os seis pilares e duas cortinas de contenção para a sustentação das travessas que receberão as vigas da nova ponte estarão concluídas. São 28 vigas pré-fabricadas que já estão prontas e que em junho serão deslocadas para o local. O passo seguinte será a colocação de uma primeira laje, também pré-fabricada e com peças que também já estão prontas, e depois uma laje definitiva concretada no próprio local, até setembro, para receber o pavimento definitivo da via. Na sequência, o reforço estrutural e recuperação do pavimento da ‘ponte velha’ complementarão a obra.

Em relação às demais obras de arte do projeto, a engenheira explicou que a secretaria recebeu autorização da empresa Rumo Logística e os trabalhos junto à área de domínio devem ser iniciados nas  próximas semanas para a implantação do viaduto da Estofados Mannes, sobre a via férrea.

Segundo o engenheiro da Cetenco, como os serviços envolvem a segurança dos trabalhadores, haverá integração da equipe com técnicos da Rumo, definindo protocolos no local, principalmente durante os horários de movimentação de trens.

As duas travessias de pedestres localizadas nas proximidades do Komprão e da Uniaselvi também devem receber atenção da empresa.

>>> Confira imagens do andamento dos trabalhos na Ponte do Portal
Fotos de Caroline Stinghen

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Núcleo de Voluntariado recebe reconhecimento por atuação social em Jaraguá do Sul
Institucional

Núcleo de Voluntariado recebe reconhecimento por atuação social em Jaraguá do Sul

Honraria concedida pelo Poder Legislativo distingue a força do voluntariado e capacidade de organização de pessoas, entidade e poder público em torno da causa social no município

Leia mais
Jaraguá do Sul entre as cidades mais competitivas do Brasil
Notícias

Jaraguá do Sul entre as cidades mais competitivas do Brasil

Município aparece em 12º lugar em ranking nacional do Centro de Liderança Pública

Leia mais
Painel SC que Dá Certo destaca histórias de empreendedorismo de sucesso
Destaques

Painel SC que Dá Certo destaca histórias de empreendedorismo de sucesso

Um dos destaques, o Grupo Agricopel estará no Summit ACIJS, em setembro

Leia mais
Especialistas orientam empresas sobre importância da gestão de riscos no ambiente de trabalho
Gestão Empresarial

Especialistas orientam empresas sobre importância da gestão de riscos no ambiente de trabalho

Encontro Empresarial realizado pela ACIJS em parceria com a Unimed debateu as alterações na NR 1 e os impactos de doenças psicossociais nos trabalhadores

Leia mais
Jornada Empreendedora Sebrae e ACIJS sobre legislação tributária
Associativismo

Jornada Empreendedora Sebrae e ACIJS sobre legislação tributária

Confira os destaques da agenda ACIJS, participe e ajude a fortalecer o associativismo empresarial da região

Leia mais
WEG é novamente destaque entre as mais inovadoras do Brasil em 2025
Destaques

WEG é novamente destaque entre as mais inovadoras do Brasil em 2025

Multinacional com sede em Jaraguá do Sul conquistou o 1º lugar no setor eletroeletrônico e integra o top 10 do Prêmio Valor Inovação Brasil 2025

Leia mais
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.