Entidades empresariais lançam campanha “Eu voto!” para motivar ida às urnas

“Eu faço a diferença. Eu voto!” Com este mote, as entidades empresariais do Vale do Itapocu – ACIJS (Jaraguá do Sul), ACIAC (Corupá), ACIAG (Guaramirim), ACIAM (Massaranduba) e ACIAS (Schroeder) – pretendem motivar os eleitores da região a comparecerem às urnas nas eleições deste ano.
A iniciativa foi apresentada nesta segunda-feira (6), durante a plenária da ACIJS e APEVI, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. A linha condutora da campanha, como explicou o presidente da ACIJS e do CEJAS, Anselmo Luiz Jorge Ramos, é a motivação para a mudança de comportamento do eleitor.
“Estamos nos aproximando de mais um pleito eleitoral e precisamos ter uma tomada de decisão quanto à nossa atitude no sentido de que não basta nos indignarmos, e de entendermos que é somente através do voto que conseguiremos alterar este quadro político indesejável”, assinala.
O empresário lembra que há indicadores que apontam para um cenário de desinteresse pelo pleito. Estima-se que 60% de votos possam ser desperdiçados, seja pelo número de eleitores que não regularizaram seus títulos com a biometria (cerca de 9 mil pessoas), ou pelo não comparecimento às urnas, voto nulo ou em branco. “Desde o início deste ano, as entidades já vinham discutindo uma forma de participar do processo eleitoral, seja no intuito de buscar a melhor representatividade para a região, seja com este propósito de valorização do voto”, explica Anselmo.
Com a participação das agências CMC, Oodles, KWB e Woop, que fazem parte do Núcleo de Marketing e Comunicação ACIJS-APEVI, foram elaboradas peças que em breve estarão sendo divulgadas em outdoors, em mídias digitais, rádio e em outros meios com o objetivo de ampliar o alcance das mensagens.
O vice-presidente de Marketing da ACIJS, Luis Hufenüssler Leigue, explica que a campanha tem um caráter de provocação, mas no bom sentido, estabelecendo a inquietude do eleitor.
Segundo ele, as agências trabalharam com elementos que estão presentes em diálogos comuns nas redes sociais, para mostrar que apenas questionar de maneira não producente não melhora o nível político do País.
“A campanha quer sugerir este sentimento, de que compartilhar a indignação de uma celebridade no Facebook, ou replicar algo que até pode parecer engraçado no WhatsApp, mesmo sendo uma Fake News, não resolve o problema. É só o voto que muda o que não concordamos”, lembra.
O presidente da ACIJS completa destacando que o comparecimento do eleitor no dia da votação pode ajudar a qualificar a representação regional. “Há bons candidatos que participarão das eleições, cabe ao eleitor fazer sua opção. Mas isto só poderá acontecer através da votação, e não simplesmente deixando de participar do processo eleitoral”.
BR-280: DNIT alerta para alteração no trânsito em obras na duplicação
Órgão federal informa alteração no tráfego na rodovia no trecho em obras na região de Guaramirim
BR-280: informações atualizadas sobre duplicação do lote 2.2
Trecho que compreende o contorno rodoviário representa importante investimento na melhoria da infraestrutura regional
ACIJS reafirma parceria com poder público em balanço de final de ano
Evento tradicional da ACIJS no final do ano permite que a Prefeitura e Câmara de Vereadores apresentem um relato das ações em prol da comunidade
Duas Rodas celebra centenário e reafirma o orgulho de Jaraguá do Sul
Empresa comemora neste dia 1º de dezembro uma trajetória que a levou a ter operações em 8 países e exportar para mais de 70 países
Executivo e Legislativo apresentarão, dia 1º, resultados do ano no Encontro Empresarial da ACIJS
Evento tradicional de fim de ano no Centro Empresarial permite que a comunidade conheça as principais ações da Prefeitura e da Câmara de Vereadores
ACIJS elege nova diretoria para o período 2026-2027
Entre as diretrizes da nova gestão, ressaltados pelo presidente Francisco Tavares Junior, estão o compromisso da nova gestão com temas historicamente acompanhados pela entidade, como o crescimento regional sustentável e o fortalecimento da educação como caminho para o desenvolvimento das empresas e da comunidade