Notícias 08 ago, 18

O avanço tecnológico e o crescimento do uso da internet nas decisões de compras impõem ao varejo a necessidade de […]

Propósito do negócio e foco no consumidor são desafios para o varejo, aponta painel empresarial

O avanço tecnológico e o crescimento do uso da internet nas decisões de compras impõem ao varejo a necessidade de atualização constante não só em termos de estrutura e da capacidade de atendimento, mas, principalmente, na definição estratégica do negócio. Estabelecer um propósito e ter foco na atenção ao consumidor podem ser atributos decisivos para a sustentabilidade da empresa.

A avaliação é da especialista em e-commerce Ana Cristina Souza, ao participar de painel que discutiu evolução e tendências do varejo, durante a plenária ACIJS-APEVI nesta segunda-feira (6), no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. Gabriel Seifert, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, traçou um panorama do comércio local, e reforçou a importância do empresário acompanhar a evolução do setor como forma de assegurar a fidelização do consumidor.

Para Ana Cristina, investir em plataformas de e-commerce não representa mais uma tendência, mas sim uma condição irreversível. Disse que o empresário deve buscar a integração do meio físico à venda on line. “Se você não investir nestes canais, alguém vai fazer”, assinalou, lembrando indicadores que apontam que pelo menos 55 milhões de brasileiros realizaram alguma compra virtual em 2017.

Entretanto, ela aponta que ainda há dificuldades para a expansão do comércio eletrônico. Além da cultura tradicional que caracteriza o comércio, com um sistema de vendas baseado na relação entre indústria e as lojas físicas, a falta de maior qualificação para as novas tecnologias e a infraestrutura que dá suporte ao comércio eletrônico.

No ano passado, 27,3% do primeiro contato para compras foram feitos por dispositivos móveis como smartphones, mas em 72,7% elas foram concluídas no desktop. “Ou seja, o acesso é maior, mas as finalizações de compra se dão no computador. A tecnologia 5G vem para dar maior velocidade e segurança às conexões”, completa.

No painel, a consultora ressaltou a importância de se estabelecer um propósito para a empresa. “Este deve ser o principal objetivo, não fazer porque o concorrente está fazendo, mas para oferecer uma experiência ao cliente, pensando muito mais do que uma compra e ofertando outras possibilidades na sua ida à loja”.

O foco no consumidor final também é apontado pelo presidente da CDL como uma maneira de conquistar a fidelização. O empresário entende que o comércio eletrônico já é uma realidade incontrolável. Dado recente, disse Gabriel Seifert, mostra que 75% dos pesquisados utilizam dispositivos móveis para pesquisa preços antes de efetuar a compra.

“Ou seja, o cliente está na loja, mas com a possibilidade de comparar preços ao mesmo tempo”, ilustra. Para ele, um dos desafios é preparar as equipes para saber argumentar na venda e, também, para o uso de ferramentas tecnológicas como os aplicativos e nas redes sociais.

O presidente da CDL também avaliou o comportamento do comércio de Jaraguá do Sul, que no dia 3 de agosto completou 50 anos de organização associativa. Para ele, o varejo local tem acompanhado as variações do setor no Brasil e no estado, apresentando recuperação gradual depois de três anos de queda nas vendas.

 



Confira as

Últimas notícias

DNIT atualiza informações sobre duplicação da BR-280

O lote 2.1, que compreende o trecho entre a região de Araquari e Guaramirim, apresenta 88% dos trabalhos concluídos e é o mais adiantado no projeto de duplicação da rodovia

Palestra do PGVE mostrará como ferramenta Kaizen ajuda gestão empresarial e dia a dia das pessoas

Programa de Gestão e Vivência Empresarial é uma das iniciativas que a ACIJS coloca à disposição líderes, gestores e empreendedores para a melhoria da gestão corporativa

Jaraguá do Sul apresenta marca “Orgulho de Ser” e reforça identidade territorial

O lançamento da marca integra as comemorações dos 149 anos da cidade e marca o início de um novo ciclo voltado ao fortalecimento do orgulho e da autenticidade de Jaraguá do Sul

ACIJS participa da edição 2025 do programa Geração Empreendedora

Programa é uma iniciativa da FACISC que visa despertar o empreendedorismo e o fortalecimento do associativismo empresarial entre estudantes catarinenses

ACIJS e SEBRAE realizam nova etapa da Jornada Empreendedora

Confira a agenda semanal da ACIJS, participe das atividades e ajude a fortalecer o associativismo empresarial de Jaraguá do Sul e região

Na metade do ano, os brasileiros já pagaram cerca de R$ 2 trilhões em impostos

Enquanto a arrecadação tributária já soma cerca de R$ 2 trilhões, os gastos não financeiros (primários) do setor público, em todas as esferas de governo, já ultrapassam R$ 2,6 trilhões no mesmo período, segundo dados divulgados pela entidade paulista

Evento especial no dia 7 apresenta nova marca ‘Jaraguá’ e assinatura de edital para nova Central de Operações da PM

Evento aberto à comunidade, faz parte da programação dos 149 anos da cidade

Palestras gratuitas na ACIJS para empreendedores e comunidade

Acompanha a agenda de atividades da ACIJS e participe do fortalecimento do ecossistema empresarial de Jaraguá do Sul e região

Empresária Viviane Lunelli recebe da FIESC a Ordem do Mérito Industrial

Maior honraria empresarial do estado, comenda reconhece contribuição da indústria para o desenvolvimento econômico e social

Persistência, teimosia e paixão: lições de Anderson Dick ao Núcleo de Automecânicas da ACIJS

Empresa surgiu no início dos anos 2000 com o propósito de desenvolver soluções tecnológicas de alto desempenho para o setor automotivo, especialmente voltadas à injeção eletrônica e performance de motores

whatsapp
You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar