Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 15/12/2025
Compartilhe:

BR-280: trecho estadualizado entra na reta final com novo viaduto na Mannes

A duplicação do trecho estadualizado da BR-280, entre Guaramirim e Jaraguá do Sul, avança para sua fase final. Na tarde de sexta-feira (12), a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade atualizou as informações sobre o andamento da obra do novo viaduto nas proximidades da empresa Mannes (Pikolin).

Na última visita de acompanhamento do ano, a diretoria da ACIJS recebeu informações da equipe da SEI sobre os serviços em execução, conduzidos pelo Consórcio Cetenco/DP Barros, com supervisão da Sotepa.

Atualmente, estão em fase de conclusão a instalação das barreiras “New Jersey” para separação das pistas, o passeio compartilhado para pedestres e ciclistas e o guarda-corpo de proteção nas laterais da via.

Também avançam os trabalhos de execução da terra-armada do muro de contenção do viaduto, além da concretagem dos pilares que receberão as vigas. As vigas longarinas já estão prontas em área próxima à obra e, em seguida, serão instaladas. As pré-lajes estão em fase de confecção e darão suporte à laje definitiva, que será concluída para, na sequência, acontecer a pavimentação asfáltica final do leito da pista.

Segundo a engenheira Débora Manukian Patti, fiscal da obra pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, a construção do viaduto sobre a linha férrea segue dentro do cronograma, com previsão de entrega em abril de 2026.

>>> Confira como está o andamento dos serviços no novo viaduto sobre a linha férrea, nas proximidades da Mannes
[Fotos: Caroline Stinghen]

Durante o encontro, o vice-presidente de Articulação Institucional da ACIJS, Francisco Tavares Junior, destacou a importância da parceria ao longo do ano e reforçou o compromisso da entidade em manter a classe empresarial e a comunidade informadas sobre o andamento deste importante projeto de melhoria da mobilidade regional.

Ele ressaltou que, em 2026, o acompanhamento seguirá sob responsabilidade da nova diretoria, que assume em janeiro, com foco tanto no trecho estadualizado quanto no trecho federal da rodovia.

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Secretário de Estado da Saúde conhece plano regional e anuncia recursos para UTI do Hospital São José
Institucional

Secretário de Estado da Saúde conhece plano regional e anuncia recursos para UTI do Hospital São José

Com projeção de dobrar a população até 2050, lideranças do Vale do Itapocu apresentam diagnóstico e buscam soluções para evitar colapso no atendimento do SUS

Leia mais
Expo150 projeta comemoração histórica de Jaraguá do Sul
Institucional

Expo150 projeta comemoração histórica de Jaraguá do Sul

Com a realização de feira de negócios e uma governança colaborativa pioneira, município celebra 150 anos e ganha espaço na mídia nacional como polo de atração econômica e de turismo de negócios

Leia mais
Memória Revelada: Jaraguá do Sul abre Arca do Centenário após 50 anos
Comunidade

Memória Revelada: Jaraguá do Sul abre Arca do Centenário após 50 anos

A “capsula do tempo”, enterrada há 50 anos, foi aberta na manhã desta sexta-feira, em uma solenidade histórica e cheia de significado

Leia mais
Programa Nascer 2026 abre inscrições gratuitas em Jaraguá do Sul
Notícias

Programa Nascer 2026 abre inscrições gratuitas em Jaraguá do Sul

Iniciativa gratuita da Fapesc, SCTI e Sebrae/SC oferece mentoria prática para quem quer transformar ideias inovadoras em startups em Jaraguá do Sul

Leia mais
ACIJS celebra em junho 88 anos com painel sobre governança familiar, sucessão e legado empresarial
Destaques

ACIJS celebra em junho 88 anos com painel sobre governança familiar, sucessão e legado empresarial

Evento comemorativo reunirá Décio da Silva e Mariana Werninghaus de Carvalho para debater os fundamentos da holding familiar da WEG, uma das maiores multinacionais brasileiras

Leia mais
Campanha por valorização do voto regional inicia segunda fase
ELEIÇÕES 2026

Campanha por valorização do voto regional inicia segunda fase

Até o mês de agosto, a nova etapa da mobilização foca em educação política, combate às fake news e no papel dos eleitos para o desenvolvimento regional

Leia mais
01 02 03 192
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.