Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 14/09/2021
Compartilhe:

Painel debate oportunidades e desafios com projetos de Parcerias Público-Privadas

Iniciativa da ACIJS, CDL e OAB Seccional de Jaraguá do Sul, o painel “Investimentos Privados em Infraestrutura – Realidade, Desafios e oportunidades” apresentou a lideranças do município e região um panorama sobre como Santa Cataria se movimenta no sentido de ampliar as parcerias entre o setor público e a iniciativa privada em torno de projetos que visam o crescimento do estado com ênfase no desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social.

O encontro, realizado nesta segunda-feira (13), no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (CEJAS), contou com as presenças do secretário Executivo de Programa de Parcerias e Investimentos do Governo do Estado, Ramiro Zinder, da presidente da Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura da OAB/SC, Marcela Felício, e do prefeito Antídio Lunelli, com mediação do presidente da OAB e presidente do Comitê de Inovação do município, Gustavo Packer.

Painel trouxe informações importantes sobre o ambiente de investimentos apoiados em programas de Parcerias Público-Privadas

“Este evento buscou difundir ainda mais as iniciativas que estão acontecendo no Estado, dividi-las com a comunidade, discuti-las e implementar aquelas que realmente façam sentido”, destaca Gustavo Packer, ao falar da necessidade de se diminuir os entraves burocráticos nos processos de parcerias. Para ele, Jaraguá do Sul conta com um ambiente favorável a iniciativas que envolvam o poder público e a iniciativa privada, resultado da malha social que historicamente reúne a sociedade civil, entidades e a esfera político-administrativa.

Especialista em modelagens de Parcerias Público-Privadas, Concessões e Privatizações na administração estadual, Ramiro Zinder falou sobre o programa de aceleração em parcerias e concessões. “A importância desses projetos, tanto no Estado quanto nos municípios, é de você levar eficiência ao serviço público, reduzindo os custos da máquina pública, colocar a força e o foco de atuação do serviço público naquilo que realmente interessa e transferir para a iniciativa privada aquilo que ela possa fazer com mais eficácia”, mencionou.

Para a presidente da Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura da OAB/SC, Marcela Felício, a participação da área jurídica é fundamental no sentido de buscar segurança nos empreendimentos que envolvem a sociedade civil. Ela estimulou o setor produtivo a se engajar em projetos e destacou a importância dos advogados atuarem no desenvolvimento de processos mais consistentes e não amarrados em complexidades jurídicas.

O prefeito Antídio Lunelli lembrou que a parceria com empresas da região em diversos projetos é uma marca de Jaraguá do Sul, citando o apoio aos hospitais São José e Jaraguá, e a obras sociais como AMA, APAE, Rede Feminina de Combate ao Câncer, ou entidades civis como o Corpo de Bombeiros Voluntários, entre outras. “No campo especifico Parceria Público Privada, conforme a Lei Federal, estamos caminhando a passos largos, e ainda no mês de setembro, estamos lançando um edital de manifestação de interesse, referente a manejo de resíduos sólidos, em especial visando a valorização dos resíduos, que não seja o depósito do lixo em aterros, seja na recuperação desses resíduos, ou na geração de energia térmica”, anunciou.

Lunelli considera que e a desburocratização e as reformas (tributária, política, administrativa) são fundamentais no país para que a máquina pública seja mais eficiente e a carga menos pesada para quem produz. “O setor público e a iniciativa privada precisam andar juntos, de mãos dadas. Se não mexermos na estrutura do Estado e da União, não haverá dinheiro suficiente”, completou.

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Especialista aborda, na ACIJS, o papel da liderança em tempos de apagão de mão de obra
Dicas para o Mercado

Especialista aborda, na ACIJS, o papel da liderança em tempos de apagão de mão de obra

Evento, gratuito, é uma das atividades do Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE, uma opção de qualificação profissional e de excelência para líderes, empresários e empreendedores

Leia mais
Seminário de Turismo propõe reflexões estratégicas para o fortalecimento do setor em Jaraguá do Sul e região
Destaques

Seminário de Turismo propõe reflexões estratégicas para o fortalecimento do setor em Jaraguá do Sul e região

Em sua sétima edição, evento tem programação com foco em experiências e desenvolvimento regional

Leia mais
Indústria têxtil tem desafios que passam por maior competitividade e ajustes na cadeia produtiva, diz diretor da ABIT
Associativismo

Indústria têxtil tem desafios que passam por maior competitividade e ajustes na cadeia produtiva, diz diretor da ABIT

Encontro Empresarial da ACIJS reuniu lideranças e profissionais do setor para discutir os desafios e oportunidades da indústria têxtil no Brasil

Leia mais
BNDES apresenta medidas do Plano Brasil Soberano a empresas da região
Associativismo

BNDES apresenta medidas do Plano Brasil Soberano a empresas da região

A participação no encontro é gratuita e aberta a empresários de todos os setores que buscam conhecer linhas de crédito definidas pelo governo federal no enfrentamento ás tarifas impostas pelo governo dos EUA

Leia mais
Campanha “Dia das Crianças Sustentável” promove troca de brinquedos e livros em Jaraguá do Sul
Notícias

Campanha “Dia das Crianças Sustentável” promove troca de brinquedos e livros em Jaraguá do Sul

Iniciativa do Núcleo de Voluntariado Corporativo tem como objetivo promover valores como solidariedade, consciência ambiental e consumo responsável, por meio da troca de brinquedos e livros entre crianças da comunidade

Leia mais
BR-280: duplicação no trecho estadualizado prossegue com obras em Guaramirim
Destaques

BR-280: duplicação no trecho estadualizado prossegue com obras em Guaramirim

Viaduto sobre a linha férrea é a única Obra de Arte de maior porte restante do projeto de duplicação do trecho estadual da rodovia

Leia mais
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.