
A convite da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, se reúne com lideranças do município nesta sexta-feira (5), às 14h30.
A presidente da ACIJS, Ana Clara Franzner Chiodini, e o presidente do Novale Hub, Luis Hufenüssler Leigue, serão os anfitriões do encontro, que reunirá lideranças da região, no Novale Hub Centro de Inovação.
O ministro cumpre roteiro em Santa Catarina, que inclui ainda visita a Joinville, quando apresentará um relato das ações da pasta que comanda desde março. Mas também em busca de informações sobre como o estado atua como uma das regiões do País onde a inovação tem sido um diferencial competitivo importante para o crescimento da economia, atração de novos investimentos e na globalização de empresas.
Em Jaraguá do Sul, ouvirá boas notícias sobre como o município vem se estruturando para receber tecnologias inovadoras como a internet 5G, os avanços no avanço da mobilidade elétrica e em soluções de energias alternativas, trabalho liderado por empresas como a WEG, mas também o desenvolvimento de negócios em startups e em segmentos com outros empreendimentos de médio e pequeno porte. Acima de tudo, o ministro vai conhecer uma cidade e região que se movem pelo motor da inovação .
O envolvimento da classe empresarial com o tema tem colocado Jaraguá em destaque como uma das cidades mais inovadoras, com projetos inéditos como o Sandbox Regulatório. Com essa legislação inédita, empresas são incentivadas a desenvolverem projetos experimentais apoiados em base tecnológica, como um laboratório para a criação de protótipos em aplicações da indústria ou em soluções à cidade.
O Novale Hub é outro exemplo de iniciativa bem sucedida de fomento à inovação, com a participação da iniciativa privada, instituições de ensino e pesquisa e o poder público. Em pouco, desde que foi inaugurado em 2018, o Centro de inovação já contabiliza bons resultados, com 24 empresas incubadas e um faturamento que saltou de R4 2,6 milhões em 2019 para R$ 78,5 milhões no ano passado.
Num país que ainda está entre os que menos investe em inovação, o ministro sabe da importância do setor. Engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), antes de assumir o comando do ministério Paulo Alvim ele ocupava a Secretaria de Empreendedorismo e Inovações da pasta. Atua há cerca de 40 anos no setor público, e ocupou diversos cargos, a maioria com foco na área de ciência e tecnologia. Foi secretário adjunto no governo do Distrito Federal e chefe do escritório da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em Brasília.
>>> A participação no encontro com palestra do ministro é gratuita e as inscrições devem ser realizadas de forma antecipada no portal ACIJS In Rede [www.acijs.com.br]. Informações pelo telefone (47) 988 35-1316 e pelo e-mail eventos@acijs.com.br