Ministro Paulo Alvim vem a Jaraguá para conhecer uma cidade movida pela inovação

A convite da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, se reúne com lideranças do município nesta sexta-feira (5), às 14h30.
A presidente da ACIJS, Ana Clara Franzner Chiodini, e o presidente do Novale Hub, Luis Hufenüssler Leigue, serão os anfitriões do encontro, que reunirá lideranças da região, no Novale Hub Centro de Inovação.
O ministro cumpre roteiro em Santa Catarina, que inclui ainda visita a Joinville, quando apresentará um relato das ações da pasta que comanda desde março. Mas também em busca de informações sobre como o estado atua como uma das regiões do País onde a inovação tem sido um diferencial competitivo importante para o crescimento da economia, atração de novos investimentos e na globalização de empresas.
Em Jaraguá do Sul, ouvirá boas notícias sobre como o município vem se estruturando para receber tecnologias inovadoras como a internet 5G, os avanços no avanço da mobilidade elétrica e em soluções de energias alternativas, trabalho liderado por empresas como a WEG, mas também o desenvolvimento de negócios em startups e em segmentos com outros empreendimentos de médio e pequeno porte. Acima de tudo, o ministro vai conhecer uma cidade e região que se movem pelo motor da inovação .
O envolvimento da classe empresarial com o tema tem colocado Jaraguá em destaque como uma das cidades mais inovadoras, com projetos inéditos como o Sandbox Regulatório. Com essa legislação inédita, empresas são incentivadas a desenvolverem projetos experimentais apoiados em base tecnológica, como um laboratório para a criação de protótipos em aplicações da indústria ou em soluções à cidade.
O Novale Hub é outro exemplo de iniciativa bem sucedida de fomento à inovação, com a participação da iniciativa privada, instituições de ensino e pesquisa e o poder público. Em pouco, desde que foi inaugurado em 2018, o Centro de inovação já contabiliza bons resultados, com 24 empresas incubadas e um faturamento que saltou de R4 2,6 milhões em 2019 para R$ 78,5 milhões no ano passado.
Num país que ainda está entre os que menos investe em inovação, o ministro sabe da importância do setor. Engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), antes de assumir o comando do ministério Paulo Alvim ele ocupava a Secretaria de Empreendedorismo e Inovações da pasta. Atua há cerca de 40 anos no setor público, e ocupou diversos cargos, a maioria com foco na área de ciência e tecnologia. Foi secretário adjunto no governo do Distrito Federal e chefe do escritório da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em Brasília.
>>> A participação no encontro com palestra do ministro é gratuita e as inscrições devem ser realizadas de forma antecipada no portal ACIJS In Rede [www.acijs.com.br]. Informações pelo telefone (47) 988 35-1316 e pelo e-mail eventos@acijs.com.br
Mutirão de Limpeza mobiliza voluntários em Jaraguá do Sul
Aberta à participação de toda a comunidade, ação busca valorizar os espaços públicos e fortalecer o orgulho de viver em Jaraguá do Sul.
Noite de reconhecimento aos Núcleos Empresariais da ACIJS
Moção de Aplausos representa o reconhecimento do Poder Legislativo à atuação dos Núcleos Empresariais em prol do desenvolvimento econômico e social do município
BR-280: obra do novo viaduto em Guaramirim prossegue
Última grande Obra de Arte Especial do projeto de duplicação do trecho estadual, expectativa do Governo do Estado é de conclusão do viaduto nos primeiros meses de 2026
Câmara de Vereadores homenageará Núcleos Empresariais da ACIJS
Reconhecimento com moção de aplausos aos Núcleos Empresariais acontece nesta quinta-feira, às 19 horas, no CEJAS. Evento é aberto à comunidade
ACIJS realiza, dia 27, assembleia de eleição de nova diretoria
Associados são convidados a partir da AGE que definirá novo período de gestão para a diretoria no biênio 2026-2027
Diretoria da ACIJS confere obras do novo Centro de Operações da PM
Central de Videomonitoramento de Jaraguá do Sul será referência no Brasil em operações de segurança pública, de acordo com a Polícia Militar