Ministério da Saúde credencia Hospital São José para cirurgias cardíacas em Jaraguá do Sul
O Ministério da Saúde credenciou o Hospital São José, de Jaraguá do Sul, para realizar procedimentos e cirurgias cardíacas de emergência e urgência pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A notícia foi divulgada nesta sexta-feira (25) pelo portal OCP News, com informações do deputado estadual Vicente Caropreso.
Segundo o parlamentar, a Portaria nº 5.567, que habilita o hospital como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular e estabelece o repasse de recursos, foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 25.
A portaria prevê um repasse de R$ 4 milhões anuais para custear ações e serviços de média e alta complexidade cardiovascular. Segundo o deputado, os recursos serão transferidos diretamente do ministério para o Fundo Municipal de Saúde, destinados a cobrir os custos dos procedimentos e cirurgias. O valor poderá ainda ser complementado por recursos do governo estadual.
“É mais uma vitória para a saúde da região e de Santa Catarina”, destaca Caropreso no portal de notícias. Lembra o trabalho integrado com as entidades empresariais, médicas, direção do hospital e Governo do Estado, para que o credenciamento acontecesse. “É algo que fica para sempre para a população, que marca nossas vidas”, destaca.

Hospital São José / Keiser Fotografia
A presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Caroline Obenaus Cani, também comemorou o anúncio. Ela afirma que o credenciamento é uma conquista importante para a comunidade, um pleito que vem sendo buscado nos últimos anos e agora se torna realidade.
“É uma notícia que nos traz muita alegria e representa muito para um atendimento cada vez com mais qualidade à região. O Hospital São José já presta um serviço de excelência e com o credenciamento da ala de cardiologia com certeza ampliará ainda mais o alcance social nesta especialidade médica”.
Ela destaca o envolvimento de vários setores da comunidade, como a mobilização que a classe empresarial tem realizado junto às esferas de governo estadual e federal, bem como a participação dos representantes políticos da região para que este pleito fosse definitivamente atendido. “É uma luta que agora se torna realidade, e toda a nossa comunidade está de parabéns’, completa Caroline Cani.
Histórico da Ala Cardiológica
Em funcionamento desde março de 2023, a ala de cardiologia conta com equipamentos de última geração. Segundo Vicente Caropreso, a estruturação do serviço contou com R$ 5,2 milhões destinados por ele.
Em abril deste ano, o hospital firmou um acordo com a Secretaria de Estado da Saúde para que procedimentos e cirurgias cardíacas de pacientes da região da Amvali fossem custeados pelo governo estadual até que o credenciamento pelo Ministério da Saúde fosse oficializado.
Até então, pacientes que necessitavam de atendimento na área cardiovascular, como cateterismo, angioplastia e cirurgias cardíacas, eram encaminhados ao município de Mafra para serem atendidos pelo SUS. (Com informações do portal OCP Online)
Mutirão de Limpeza mobiliza voluntários em Jaraguá do Sul
Aberta à participação de toda a comunidade, ação busca valorizar os espaços públicos e fortalecer o orgulho de viver em Jaraguá do Sul.
Noite de reconhecimento aos Núcleos Empresariais da ACIJS
Moção de Aplausos representa o reconhecimento do Poder Legislativo à atuação dos Núcleos Empresariais em prol do desenvolvimento econômico e social do município
BR-280: obra do novo viaduto em Guaramirim prossegue
Última grande Obra de Arte Especial do projeto de duplicação do trecho estadual, expectativa do Governo do Estado é de conclusão do viaduto nos primeiros meses de 2026
Câmara de Vereadores homenageará Núcleos Empresariais da ACIJS
Reconhecimento com moção de aplausos aos Núcleos Empresariais acontece nesta quinta-feira, às 19 horas, no CEJAS. Evento é aberto à comunidade
ACIJS realiza, dia 27, assembleia de eleição de nova diretoria
Associados são convidados a partir da AGE que definirá novo período de gestão para a diretoria no biênio 2026-2027
Diretoria da ACIJS confere obras do novo Centro de Operações da PM
Central de Videomonitoramento de Jaraguá do Sul será referência no Brasil em operações de segurança pública, de acordo com a Polícia Militar