Notícias 24 fev, 22

Objetivo do Novale Hub e ACIJS é integrar projetos da região à ferramenta e com isto potencializar um ambiente favorável de negócios

Ministério da Ciência e Tecnologia apresenta plataforma de incremento à inovação a empreendedores

Em parceria com a ACIJS, o Novale Hub Centro de Inovação promoveu nesta quarta-feira, dia 23, encontro de lideranças da região do Vale do Itapocu com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O objetivo do encontro foi apresentar a plataforma InvestMCTI – Framework de fomento à investimentos que o Ministério está implementando para integrar iniciativas em inovação que são desenvolvidas em todo o Brasil.

A plataforma, que pode ser conhecida em https://invest.mcti.gov.br/, foi detalhada por Marcelo Meirelles, secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos do Ministério em reunião no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, depois de uma visita ao Novale Hub e ao Instituto da Indústria Eggon João da Silva, no Distrito de Inovação.

Roteiro da agenda do secretário do MCTI também incluiu visita ao Novale Hub e ao Instituto da Indústria Eggon João da Silva

O foco principal da plataforma, assinalou Marcelo Meirelles é a atração de recursos externos para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com isso oportunizando investimento em iniciativas com forte potencial de resolução de problemas. A plataforma traz informações sobre os instrumentos financeiros disponíveis para investimento em pesquisa previstos no Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovações. O site também aponta áreas com potencial de crescimento no país, como energia, agricultura e biodiversidade.

Segundo destacou, o País precisa aumentar o investimento em ciência e inovação para se tornar mais competitivo frente a outros países. Isto só será possível com a participação do governo, iniciativa privada e de instituições dedicadas à pesquisa e tecnologia, mas também de investidores que apostem na capacidade de investimentos com retorno garantido.

O secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos do Ministério reforçou que o lançamento da plataforma é fruto de um trabalho que vem desde o início da gestão voltado a diminuir o gap no país entre a produção de conhecimento e geração de inovações.

Segundo ele, a Secretaria trabalha com uma vertente para buscar instrumentos financeiros e outra para estruturação de um portfólio de projetos. “Criamos junto com as secretarias do ministério e as unidades vinculadas a uma rede de escritórios de projetos. Todos as iniciativas são estruturadas de forma a ter entregas, métricas, formas de acompanhamento e possam ser replicadas. O objetivo é diminuir o gap entre produzir conhecimento e criar inovações”, afirmou.

A plataforma ainda conta com ferramentas para que os usuários visualizem oportunidades de licenciamento, investimentos, doações (endowments), prestação de serviço tecnológico especializado e outros meios de incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação. A apresentação a empresas e entidades ligadas ao setor, conforme Meirelles, tem como propósito não só divulgar a plataforma, mas estruturar uma rede que fortaleça o ecossistema da inovação, o que pode ser assegurado por meio de Acordos de Cooperação Técnica.

O presidente do Novale Hub, Luis Hufenüssler Leigue, reconhece a plataforma como uma ferramenta para a maior proatividade do setor. O empresário lembrou que o Novale já vem se destacando como um instrumento indutor de soluções seja para a indústria, comércio e serviços, ou mesmo em setores da economia criativa como a área cultural, e fazer parte de uma rede é cada vez mais imprescindível para impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico da região.



Confira as

Últimas notícias

Empresas têm até o dia 29 para destinar imposto de renda a projetos sociais

Doações por meio de leis de incentivo permitem que entidades ampliem o alcance de projetos sociais em várias áreas na comunidade

Núcleo de Voluntariado Corporativo inicia campanha de doação de material escolar

Comunidade pode participar de mais uma iniciativa social doando até o dia 19 de janeiro itens que beneficiarão estudantes no retorno às aulas

Segunda edição do Feirão de Empregos de Jaraguá do Sul já tem data marcada

Iniciativa ocorrerá no dia 3 de fevereiro de 2024 em parceria da Prefeitura e diversas entidades do município

Encontro Empresarial da ACIJS faz balanço do ano com Prefeitura e Câmara de Vereadores, dia 13

Evento aberto a associados e comunidade, com ingresso solidário em favor de organização social do município

COMUNICADO AOS ASSOCIADOS

Informativo a associados sobre mudanças nos serviços de vistorias dos bombeiros

Superintendente do DNIT faz relato sobre obras de infraestrutura na região

Expectativa da classe empresarial é de mais recursos para a melhoria da malha rodoviária na região e celeridade na duplicação da BR-280

ACIJS lança vídeo institucional que reforça vínculo com associados e comunidade

“Estamos JUNTOS de quem faz o Município crescer e vamos continuar JUNTOS construindo o futuro”, acentua a mensagem

Planejamento exige atenção às mudanças de cenários e envolvimento de equipes

Encontro Empresarial apresentou conceitos importantes para associados e empreendedores de Jaraguá do sul e região

Agenda dos Núcleos Empresarias da ACIJS

Acompanhe as atividades dos Núcleos Empresariais durante a semana e ajude a fortalecer o associativismo empresarial na região

ACIJS e CDL apoiam PM em formatura do Proerd 2023

Entidades reconhecem a importância do programa na comunidade

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar