Notícias 24 fev, 22

Objetivo do Novale Hub e ACIJS é integrar projetos da região à ferramenta e com isto potencializar um ambiente favorável de negócios

Ministério da Ciência e Tecnologia apresenta plataforma de incremento à inovação a empreendedores

Em parceria com a ACIJS, o Novale Hub Centro de Inovação promoveu nesta quarta-feira, dia 23, encontro de lideranças da região do Vale do Itapocu com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O objetivo do encontro foi apresentar a plataforma InvestMCTI – Framework de fomento à investimentos que o Ministério está implementando para integrar iniciativas em inovação que são desenvolvidas em todo o Brasil.

A plataforma, que pode ser conhecida em https://invest.mcti.gov.br/, foi detalhada por Marcelo Meirelles, secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos do Ministério em reunião no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, depois de uma visita ao Novale Hub e ao Instituto da Indústria Eggon João da Silva, no Distrito de Inovação.

Roteiro da agenda do secretário do MCTI também incluiu visita ao Novale Hub e ao Instituto da Indústria Eggon João da Silva

O foco principal da plataforma, assinalou Marcelo Meirelles é a atração de recursos externos para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com isso oportunizando investimento em iniciativas com forte potencial de resolução de problemas. A plataforma traz informações sobre os instrumentos financeiros disponíveis para investimento em pesquisa previstos no Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovações. O site também aponta áreas com potencial de crescimento no país, como energia, agricultura e biodiversidade.

Segundo destacou, o País precisa aumentar o investimento em ciência e inovação para se tornar mais competitivo frente a outros países. Isto só será possível com a participação do governo, iniciativa privada e de instituições dedicadas à pesquisa e tecnologia, mas também de investidores que apostem na capacidade de investimentos com retorno garantido.

O secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos do Ministério reforçou que o lançamento da plataforma é fruto de um trabalho que vem desde o início da gestão voltado a diminuir o gap no país entre a produção de conhecimento e geração de inovações.

Segundo ele, a Secretaria trabalha com uma vertente para buscar instrumentos financeiros e outra para estruturação de um portfólio de projetos. “Criamos junto com as secretarias do ministério e as unidades vinculadas a uma rede de escritórios de projetos. Todos as iniciativas são estruturadas de forma a ter entregas, métricas, formas de acompanhamento e possam ser replicadas. O objetivo é diminuir o gap entre produzir conhecimento e criar inovações”, afirmou.

A plataforma ainda conta com ferramentas para que os usuários visualizem oportunidades de licenciamento, investimentos, doações (endowments), prestação de serviço tecnológico especializado e outros meios de incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação. A apresentação a empresas e entidades ligadas ao setor, conforme Meirelles, tem como propósito não só divulgar a plataforma, mas estruturar uma rede que fortaleça o ecossistema da inovação, o que pode ser assegurado por meio de Acordos de Cooperação Técnica.

O presidente do Novale Hub, Luis Hufenüssler Leigue, reconhece a plataforma como uma ferramenta para a maior proatividade do setor. O empresário lembrou que o Novale já vem se destacando como um instrumento indutor de soluções seja para a indústria, comércio e serviços, ou mesmo em setores da economia criativa como a área cultural, e fazer parte de uma rede é cada vez mais imprescindível para impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico da região.



Confira as

Últimas notícias

Jaraguá busca suporte da Celesc à inovação

Objetivo do encontro foi alinhar as estratégias com foco na tecnologia e inovação à ações de infraestrutura sob responsabilidade do governo estadual

Núcleo do Voluntariado Corporativo ACIJS inicia campanha “Aqueça o coração”

Objetivo é incentivar a solidariedade ajudando na doação de agasalhos para quem precisa diante do frio

Cenário atual traz incertezas sobre as eleições, diz economista no Encontro Empresarial ACIJS

Evento marcou os 103 anos da Rede OCP de Comunicação

ACIJS avalia que novo aumento da Taxa Selic pode inibir investimentos

Entidades expõem preocupação com o novo ajuste anunciado pelo Comitê de Política Monetária

Empreendedores compartilham sucesso de programa de mentoria ACIJS

Encontro do Núcleo de Jovens Empreendedores deu oportunidade a troca de experiências e ganhos com programa de Mentoria

Audiência pública debate oportunidades de aprendizagem a menores

Evento trouxe esclarecimentos sobre a importância social do programa "Trabalhando Juntos"

Seminário evidencia iniciativas para tornar cidades mais inteligentes e sustentáveis

Evento mostrou a importância de qualificar projetos para tornar cidades mais saudáveis e com desenvolvimento sustentável

Núcleo de Voluntariado Corporativo lança campanha solidária de doação de lacres

Pontos de coleta na recepção do CEJAS e nas empresas nucleadas querem estimular participação da comunidade

Economista Roberto Padovani fala sobre cenário econômico e impactos na eleição, dia 10, na ACIJS

Evento é gratuito e aberto à comunidade, com inscrições pelo portal In Rede [www.acijs.com.br]

Presidente do Inmetro se reúne com lideranças, na ACIJS, e relata ações

Objetivo do encontro foi estreitar relacionamento da autarquia federal com o setor produtivo e apresentar estrutura do Inmetro

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar