Notícias 28 fev, 22

Coleção de literatura infantil aborda temas sociais, com o propósito de auxiliar na formação integral das crianças em idade escolar

ACIJS apoia projeto editorial voltado à educação infantil

Alunos da rede municipal de ensino de Jaraguá do Sul contam em 2022 com uma novidade na sala de aula. Professores do ensino fundamental têm à disposição, como mais uma ferramenta didática, a coleção “Histórias que o urso conta”, que aborda de forma leve temas que fazem parte do cotidiano das crianças, apoiada no propósito de fortalecer valores e alertar aos riscos a que estão sujeitas no período de infância.

Formada por 12 títulos e 36 mil exemplares impressos, a coleção “Histórias que o urso conta” é um projeto liderado pela escritora Cristina Marques, presidente do Instituto Evoluir, uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, fundada por educadores, escritores, profissionais liberais e empresários, com o objetivo de desenvolver iniciativas para a promoção do desenvolvimento humano a partir da ênfase a áreas como Educação, Cultura e Meio Ambiente.

A coleção reúne 12 títulos com abordagens de temas do dia a dia do universo infantil

O público-alvo da série de histórias é formado por alunos do pré-escolar e do 1º ao 6º do ensino fundamental. Em dois idiomas – português e inglês – e totalmente ilustrado, as narrativas da coleção “Histórias que o urso conta” abordam situações bastante vivenciadas na atualidade e buscam oportunizar às crianças o acesso aos conteúdos desenvolvidos para promover diálogo, reflexão e mudança de comportamento diante de riscos e vulnerabilidades.

“O livro apresenta por meio da literatura infantil a proposta de um olhar positivo e inspirador, essencial para se entender o presente e o que almejamos como futuro para todos”, assinala Cristina. Ao lado da psicóloga Tarcila Bandeira, a autora explica a importância de trabalhar temas contextualizados com situações do momento que são vivenciadas pelas famílias, com a perspectiva de superação de dificuldades e o fortalecimento das relações sociais. “A criança tem o poder de absorver e divulgar e isto fortalece o diálogo com os pais porque se trata do universo infantil, do que é ser criança, dos seus sonhos, limites e expectativas. Possibilita à criança descobrir o seu caminho, ajudando essa criança a se fortalecer e criar valores para a vida nos campos social e emocional”, diz Cristina.

Profissionais envolvidos com o projeto, empresas apoiadoras, ACIJS e representantes da administração municipal participaram do evento no Museu WEG, marcando a entrega oficial da coleção “Histórias que o urso conta” à Secretaria de Educação

A coleção de livros foi desenvolvida com o apoio de profissionais como escritores, ilustrador, tradutor, advogada, psicóloga e uma especialista em psicopatologia da infância e adolescência. Exemplares que integram o projeto, que ocorre em Jaraguá do Sul e Guaramirim, foi formalmente entregues a representantes da Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul no dia 22, durante solenidade no Museu WEG. A edição foi viabilizada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio das empresas WEG, Agricopel, Menegotti, Duas Rodas, Elian e Zanotti, e contou com o apoio da ACIJS na sensibilização às associadas para a integralidade dos recursos necessários ao projeto.

Para a vice-presidente de assuntos da comunidade, Caroline Elisa Obenaus Cani, a adesão de empresas ao projeto reafirma o compromisso do setor produtivo na abordagem de temas sociais, refletindo em uma sociedade com muito mais qualidade de vida. Ressalta que temas que fazem parte da proposta editorial já são alinhados a iniciativas da ACIJS, como a violência doméstica, somando esforços em campanhas com o poder público e outras instituições na comunidade.

“É importante que esses temas sejam trabalhados também no âmbito da educação e envolvam todos os níveis da comunidade”, reitera Caroline, salientando a receptividade da parceria da classe empresarial com o poder público, por meio da Prefeitura de Jaraguá do Sul e as secretarias de Educação e Cultura do Município.

Vice-presidente de assuntos da comunidade, Caroline Elisa Obenaus Cani (centro), destacou o engajamento social de empresas associadas da ACIJS ao projeto,

Sabrina Adami Schappo, coordenadora de Projetos Sociais e Investimento Social Privado da WEG, também destacou a importância do projeto e o comprometimento de empresas da comunidade com temas de relevância social. Disse que a empresa busca sempre apoiar iniciativas que estejam alinhadas aos valores das comunidades onde atua, e agradeceu a parceria da ACIJS para que o projeto se tornasse realidade.

Representaram a Secretaria de Educação do Município no ato de entrega da coleção, a diretora de Ensino Iraci Müller e a gerente do Ensino Fundamental Gilmara Franco Ferreira da Cruz. “É uma iniciativa que vem ao encontro do município de pensar a Educação de forma integral, não só quanto ao currículo, mas também na abordagem de temas da comunidade e presentes no ambiente escolar”, assegura Iraci.



Confira as

Últimas notícias

Jaraguá busca suporte da Celesc à inovação

Objetivo do encontro foi alinhar as estratégias com foco na tecnologia e inovação à ações de infraestrutura sob responsabilidade do governo estadual

Núcleo do Voluntariado Corporativo ACIJS inicia campanha “Aqueça o coração”

Objetivo é incentivar a solidariedade ajudando na doação de agasalhos para quem precisa diante do frio

Cenário atual traz incertezas sobre as eleições, diz economista no Encontro Empresarial ACIJS

Evento marcou os 103 anos da Rede OCP de Comunicação

ACIJS avalia que novo aumento da Taxa Selic pode inibir investimentos

Entidades expõem preocupação com o novo ajuste anunciado pelo Comitê de Política Monetária

Empreendedores compartilham sucesso de programa de mentoria ACIJS

Encontro do Núcleo de Jovens Empreendedores deu oportunidade a troca de experiências e ganhos com programa de Mentoria

Audiência pública debate oportunidades de aprendizagem a menores

Evento trouxe esclarecimentos sobre a importância social do programa "Trabalhando Juntos"

Seminário evidencia iniciativas para tornar cidades mais inteligentes e sustentáveis

Evento mostrou a importância de qualificar projetos para tornar cidades mais saudáveis e com desenvolvimento sustentável

Núcleo de Voluntariado Corporativo lança campanha solidária de doação de lacres

Pontos de coleta na recepção do CEJAS e nas empresas nucleadas querem estimular participação da comunidade

Economista Roberto Padovani fala sobre cenário econômico e impactos na eleição, dia 10, na ACIJS

Evento é gratuito e aberto à comunidade, com inscrições pelo portal In Rede [www.acijs.com.br]

Presidente do Inmetro se reúne com lideranças, na ACIJS, e relata ações

Objetivo do encontro foi estreitar relacionamento da autarquia federal com o setor produtivo e apresentar estrutura do Inmetro

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar