Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 03/09/2021
Compartilhe:

Jaraguá tem crescimento da população acima da média estadual, aponta IBGE

O número de habitantes no Brasil chegou a 213,317 milhões em 2021, segundo o levantamento “Estimativas da População”, divulgadas no dia 27 último pelo IBGE. O estudo, com data de referência em 1º de julho, leva em conta todos os 5.570 municípios brasileiros, e é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, além de referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos.

O indicador mostra que Jaraguá do Sul alcançou uma estimativa populacional de 184.579 habitantes, apontando o crescimento em pouco mais de 3 mil habitantes em relação a 2020, quando era estimada em 181.173.

O aumento populacional de 1,88% demonstra que o município cresceu quase duas vezes mais do que a média das cidades catarinenses, que chegou a 1,1% entre 2020 e 2021. Esse crescimento também é 2,5 vezes maior que o nacional, de 0,74%. A população brasileira foi estimada em 213,317 milhões habitantes, enquanto a população de Santa Catarina é estimada em 7,338 milhões de habitante.

O crescimento jaraguaense é também a segunda maior variação populacional entre as 10 maiores cidades do Estado, perdendo para Palhoça: o município vizinho à capital Florianópolis viu um crescimento de 1,94%.

Com o levantamento divulgado pelo IBGE, Jaraguá do Sul segue como a oitava maior cidade de SC, atrás de Criciúma, com 35 mil habitantes a mais.

O pujante cenário econômico e os bons resultados de emprego tem atraído muitas pessoas para a cidade de forma “imprevisível”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Jaraguá do Sul, Daniel Gustavo Schmitz de Arruda. A qualidade de vida e a média salarial elevada também são fortes atrativos para pessoas de fora do município e do estado.

Mas a população jaraguaense pode ser ainda maior, afirma Arruda. Segundo ele, as estimativas são uma aproximação – e que os números reais podem ser ainda maiores. “Primeiramente temos de lembrar que os números relativos ao crescimento populacional publicado pelo IBGE são uma estimativa, isso porque o último censo populacional realizado pelo órgão foi realizado no ano de 2010, ou seja, este número já era previsível por ser um dado estatístico baseado no crescimento vegetativo da população”, explica.

“Sem um novo censo não é possível termos noção da quantidade exata de residentes em Jaraguá do Sul, mas já trabalhamos com a expectativa de que os números já sejam até maiores que o apresentado, investindo continuamente em infraestrutura, saúde, educação, desenvolvimento… Pois em nossa visão a prioridade não é apenas crescer, mas crescer de forma sustentável, sempre priorizando a qualidade de vida da população”, comenta Arruda.

Empregos

A média salarial de Jaraguá do Sul, segundo o IBGE, é de R$ 2.995. O município apresenta uma série de resultados positivos na geração de emprego desde o começo do ano e um percentual elevado de trabalhadores recebendo acima de 5 salários mínimos (8,86% na faixa até 10 mínimos e 2,81% recebendo mais de 10 salários mínimos), assim como forte contratação na base da indústria; a última semana do mês abriu com mais de 300 vagas de emprego em aberto, enquanto o ano viu a consolidação de 6.577 novos postos de trabalho no município.

Segundo o IBGE, as populações dos municípios foram estimadas por procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos municípios.

“O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010) e ajustadas. As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010”, acrescentou.

Cidades mais populosas de SC:

Joinville: 604.708
Florianópolis: 516.524
Blumenau 366.418
São José: 253.705
Chapecó: 227.587
Itajaí: 226.617
Criciúma: 219.393
Jaraguá do Sul: 184.579
Palhoça: 178.679
Lages: 157.158

Variação entre 2020 e 2021:

Joinville: +1,18%
Florianópolis: +1,2%
Blumenau: +1,26%
São José: +1,4%
Chapecó: +1,6%
Itajaí: +1,59%
Criciúma: +0,9%
Jaraguá do Sul: +1,88%
Palhoça: +1,94%
Lages: – 0,12%

Vale do Itapocu tem duas das 20 cidades que mais cresceram

Dois dos municípios com maior crescimento proporcional do Estado estão na região do Vale do Itapocu. Tratam-se de Schroeder, com crescimento de 2.79% – o quarto maior de SC, passando de 21.991 habitantes para 22.605 – e Guaramirim, com crescimento de 2,1%. A cidade passou de 45.797 habitantes para 46.757. [Fonte: Agência de Notícias do IBGE, com informações adicionais do portal OCP News]

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Jaraguá do Sul segue como uma das cidades mais seguras do Brasil
Destaques

Jaraguá do Sul segue como uma das cidades mais seguras do Brasil

Em novo ranking, cidade cai uma posição, mas se mantém com destaque em anuário brasileiro de segurança pública

Leia mais
Voz Única: Facisc reforça pleitos prioritários para a região Norte
Associativismo

Voz Única: Facisc reforça pleitos prioritários para a região Norte

Projetos estruturantes, necessários para o desenvolvimento regional, formam o eixo central na mobilização do setor produtivo junto ao poder público

Leia mais
Resultados reforçam a importância da destinação do Imposto de Renda a projetos sociais
Destaques

Resultados reforçam a importância da destinação do Imposto de Renda a projetos sociais

Encontro realizado no Centro Empresarial teve como objetivo fortalecer parcerias entre poder público, organizações sociais e comunidade para ampliar destinações via renúncia fiscal a projetos no município

Leia mais
Sicredi é a melhor empresa para trabalhar no Brasil e a maior da região Sul
PARCERIAS ACIJS

Sicredi é a melhor empresa para trabalhar no Brasil e a maior da região Sul

Instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil conquistou dois reconhecimentos de grande relevância em 2025

Leia mais
Jornada Empreendedora ACIJS/SEBRAE quer mostrar importância de ESG para as micro e pequenas empresas
Gestão Empresarial

Jornada Empreendedora ACIJS/SEBRAE quer mostrar importância de ESG para as micro e pequenas empresas

Palestra gratuita no Centro Empresarial, exclusiva para empresas associadas, quer mostrar que ações focadas na construção de um mundo melhor, limpo e economicamente equilibrado não representam mais apenas uma tendência e sim exigência do mercado

Leia mais
FACISC lança campanha para reforçar representatividade do setor produtivo catarinense
Associativismo

FACISC lança campanha para reforçar representatividade do setor produtivo catarinense

ACIJS está integrada à campanha Aí me representa, que mostra o valor do associativismo em prol do desenvolvimento empresarial

Leia mais
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.