Jaraguá do Sul entre as 10 cidades mais competitivas do Brasil, aponta estudo do CLP
Ao lado de Florianópolis, Jaraguá do Sul aparece com destaque no Ranking de Competitividade dos Municípios do Brasil, iniciativa do CLP – Centro de Liderança Pública, divulgado nesta segunda-feira, dia 22. O ranking tem como objetivos incentivar a competitividade positiva entre os municípios, no desenvolvimento de políticas públicas e na atração de investimentos.
Em sua segunda edição, o Ranking de Municípios traz Barueri e São Caetano do Sul, ambas em São Paulo, como as cidades mais competitivas do País. Santa Catarina está representa por Florianópolis, na terceira colocação, e Jaraguá do Sul como décima posicionada entre os 411 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, correspondendo a 59,75% da população brasileira (126,52 milhões de habitantes), de acordo com a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019.
Todos os municípios foram avaliados a partir de 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos e 3 dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros – instituições, sociedade e economia. Os pilares são: sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações.
Confira o Ranking:
Barueri (SP)
São Caetano (SP)
Florianópolis (SC)
São Paulo (SP)
Vitória (ES)
Curitiba (PR)
Santana da Parnaíba (SP)
Porto Alegre (RS)
Campinas (SP)
Jaraguá do Sul (SC)
O município de Barueri (SP) se destaca como o mais competitivo do país seguido por São Caetano do Sul (SP), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Vitória (ES) e Curitiba (PR). A novidade é que a capital catarinense ultrapassou a capital paulista e agora figura no top-3 do levantamento, enquanto Vitória (ES) roubou uma colocação de Curitiba (PR). Por outro lado, as cinco piores cidades seguem localizadas no estado do Pará, respectivamente: Moju, Breves, Tailândia, Tucuruí e Cametá.
O município que mais cresceu em relação ao levantamento do ano passado foi Macaé (RJ), subindo da 264ª para a 133ª colocação. Em São Paulo, as cidades de Ourinhos e Mairiporã também apresentaram crescimento relevante. A primeira, foi da 148ª para a 84ª colocação , enquanto a outra da 269ª para a 210ª posição. Fora do eixo Sul-Sudeste, as cidades que mais apresentaram evolução são do estado de Roraima: Ji-Paraná e Vilhena. A primeira saiu da 282ª para a 196ª, enquanto a segunda foi da 306ª para a 250ª posição.
Confira como foi a divulgação do Ranking de Municípios mais competitivos do Brasil >>>
Conforme o levantamento, a região Sul apresenta quatro entre os dez municípios com melhor desempenho no ranking geral: Florianópolis (SC), na 3ª colocação, Curitiba (PR), na 6ª colocação e Porto Alegre (RS), que subiu duas posições na tabela e agora é a 8ª. O relatório divulgado pelo CLP destaca: chama atenção o desempenho de Jaraguá do Sul (SC), 10ª colocada, que melhorou expressivas 18 posições. (Com informações do CLP – Centro de Liderança Pública)
ACIJS enaltece eleição da primeira mulher na presidência da FACISC como marco histórico na representação empresarial de SC
Chapa para a gestão 2027-2029 reúne representantes de diferentes regiões de Santa Catarina. Posse ocorrerá no dia 26 de novembro.
Jaraguá do Sul assume protagonismo na representação de mulheres empreendedoras na região Norte
Juliana Clarissa Karing Costa, líder do Núcleo da Mulher Empresária da ACIJS, assume a vice-presidência Regional do Conselho Estadual e fortalece a representatividade feminina no associativismo catarinense
“Sinfonia de uma Cidade”: documentário que celebra os 150 anos de Jaraguá do Sul estreia na SCAR
Com direção de Gilmar Moretti, documentarista, ex-presidente e conselheiro da ACIJS, obra reúne três décadas de registros históricos e contemporâneos da cidade, com sessões gratuitas nos dias 17 e 18, no Centro Cultural
Turismo invisível: seminário em Jaraguá do Sul mostra como os bastidores da hospitalidade fortalecem a economia regional
Evento gratuito, promovido pelo Núcleo de Turismo e Hospitalidade da ACIJS, reúne especialistas, empreendedores e operadores para discutir oportunidades de negócios, inovação e desenvolvimento dos destinos turísticos
Facisc critica fim da escala 6×1 e alerta para prazo de transição curto para as empresas
Entidade divulga posicionamento e aponta que maior pressão das mudanças recairá sobre micro e pequenas empresas, com riscos como alta de preços e redução de vagas no mercado de trabalho
WEG, Lunelli e Mime representam Jaraguá do Sul entre as 100 Maiores Empresas de SC
Juntas, as três companhias do Vale do Itapocu somam R$ 44,27 bilhões em receita líquida no ranking 2026 da Revista Amanhã e PwC Brasil