Jaraguá do Sul entre as 10 cidades mais competitivas do Brasil, aponta estudo do CLP
Ao lado de Florianópolis, Jaraguá do Sul aparece com destaque no Ranking de Competitividade dos Municípios do Brasil, iniciativa do CLP – Centro de Liderança Pública, divulgado nesta segunda-feira, dia 22. O ranking tem como objetivos incentivar a competitividade positiva entre os municípios, no desenvolvimento de políticas públicas e na atração de investimentos.
Em sua segunda edição, o Ranking de Municípios traz Barueri e São Caetano do Sul, ambas em São Paulo, como as cidades mais competitivas do País. Santa Catarina está representa por Florianópolis, na terceira colocação, e Jaraguá do Sul como décima posicionada entre os 411 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, correspondendo a 59,75% da população brasileira (126,52 milhões de habitantes), de acordo com a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019.
Todos os municípios foram avaliados a partir de 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos e 3 dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros – instituições, sociedade e economia. Os pilares são: sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações.
Confira o Ranking:
Barueri (SP)
São Caetano (SP)
Florianópolis (SC)
São Paulo (SP)
Vitória (ES)
Curitiba (PR)
Santana da Parnaíba (SP)
Porto Alegre (RS)
Campinas (SP)
Jaraguá do Sul (SC)
O município de Barueri (SP) se destaca como o mais competitivo do país seguido por São Caetano do Sul (SP), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Vitória (ES) e Curitiba (PR). A novidade é que a capital catarinense ultrapassou a capital paulista e agora figura no top-3 do levantamento, enquanto Vitória (ES) roubou uma colocação de Curitiba (PR). Por outro lado, as cinco piores cidades seguem localizadas no estado do Pará, respectivamente: Moju, Breves, Tailândia, Tucuruí e Cametá.
O município que mais cresceu em relação ao levantamento do ano passado foi Macaé (RJ), subindo da 264ª para a 133ª colocação. Em São Paulo, as cidades de Ourinhos e Mairiporã também apresentaram crescimento relevante. A primeira, foi da 148ª para a 84ª colocação , enquanto a outra da 269ª para a 210ª posição. Fora do eixo Sul-Sudeste, as cidades que mais apresentaram evolução são do estado de Roraima: Ji-Paraná e Vilhena. A primeira saiu da 282ª para a 196ª, enquanto a segunda foi da 306ª para a 250ª posição.
Confira como foi a divulgação do Ranking de Municípios mais competitivos do Brasil >>>
Conforme o levantamento, a região Sul apresenta quatro entre os dez municípios com melhor desempenho no ranking geral: Florianópolis (SC), na 3ª colocação, Curitiba (PR), na 6ª colocação e Porto Alegre (RS), que subiu duas posições na tabela e agora é a 8ª. O relatório divulgado pelo CLP destaca: chama atenção o desempenho de Jaraguá do Sul (SC), 10ª colocada, que melhorou expressivas 18 posições. (Com informações do CLP – Centro de Liderança Pública)
Programa Nascer 2026 abre inscrições gratuitas em Jaraguá do Sul
Iniciativa gratuita da Fapesc, SCTI e Sebrae/SC oferece mentoria prática para quem quer transformar ideias inovadoras em startups em Jaraguá do Sul
ACIJS celebra em junho 88 anos com painel sobre governança familiar, sucessão e legado empresarial
Evento comemorativo reunirá Décio da Silva e Mariana Werninghaus de Carvalho para debater os fundamentos da holding familiar da WEG, uma das maiores multinacionais brasileiras
Campanha por valorização do voto regional inicia segunda fase
Até o mês de agosto, a nova etapa da mobilização foca em educação política, combate às fake news e no papel dos eleitos para o desenvolvimento regional
Prefeitura moderniza regularização de imóveis com novo Decreto de Atualização de Confrontações 100% Digital
Nova regulamentação, apresentada para a diretoria da ACIJS e empreendedores do Núcleo de Loteadoras, simplifica fluxos, unifica análises ambientais e urbanísticas em processos separados e dá prazo de 180 dias para a extinção definitiva de processos em papel
Encontro estadual reúne mulheres empreendedoras em Jaraguá do Sul
CEME Conecta Regional Norte acontece em Jaraguá do Sul no dia 31 de julho
Empresas se unem por evento que será marco dos 150 anos de Jaraguá do Sul
Com entrada gratuita, Expo 150 reunirá grandes marcas, inovação e negócios de 1º a 5 de julho no Parque Municipal de Eventos, para celebrar o sesquicentenário e o legado que marcam a história de Jaraguá do Sul