O primeiro Encontro Empresarial da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul – ACIJS, em 2025, já tem data marcada.
No dia 10 de fevereiro, o tradicional evento da classe empresarial receberá o especialista em investimentos sustentáveis Kurt Morriesen, para a palestra “Impactos do ESG nas empresas em mercado com potencial de $30 trilhões”, às 19h, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul – CEJAS.
O evento tem entrada solidária, mediante 1 quilo de alimento não perecível. Inscrições e informações pelo site www.acijs.com.br, e-mail [email protected] e telefone (47) 988 35-1316.
Segundo a Bloomberg, investimentos em ESG ultrapassaram US$ 30 trilhões em 2022 e a projeção é de US$ 40 tri até 2030, correspondendo a 25% de todos os ativos investidos no mundo.
Para o especialista, a evolução do mercado e das práticas de ESG já não são mais as mesmas de sete, cinco e muito menos de dois anos atrás. Hoje, ESG é um instrumento de competitividade para empresas, um mercado exigente de trilhões de dólares e uma indústria com demandas regulatórias crescentes, tanto no âmbito brasileiro como global.
Conforme a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), cerca de 700 empresas catarinenses serão afetadas por regulações de ESG a partir de 2026, apenas com a União Europeia. Sendo que mais 16 países estão criando regulações de ESG para acesso a seus mercados.
No contexto brasileiro, se faz urgente a discussão sobre ESG sob a ótica do mercado, investimentos, exigências normativas e gestão de competitividade empresarial. Esta triangulação de fatores serve para um debate estratégico sobre como posicionar as empresas catarinenses e Santa Catarina neste mercado global de investimentos e negócios.
Atuando há 25 anos no mercado de investimentos sustentáveis, com passagens pela ONU e por bancos de desenvolvimento como o BID e o Banco Mundial, e como conselheiro consultivo no Fórum Econômico Mundial e G20, Kurt Morriesen irá trazer um panorama global e indicar como as empresas da região podem se preparar para este cenário.