Notícias 26 out, 23

Alê Garcia e Martha Gabriel abordam temas atuais na sociedade, em palestras no Centro Cultural da SCAR e no Centro Empresarial

Diversidade e tecnologia em pauta com palestras na Bienal Internacional do Livro

Na reta final de uma agenda intensa de atividades, a programação da Bienal Internacional do Livro programa duas palestras imperdíveis para o público de Jaraguá do Sul e região.

Nesta sexta-feira (27), o publicitário Alê Garcia fala sobre o tema “Cultura: diversidade e negritude”, às 19 horas, na SCAR. Escritor, palestrante e criador de conteúdo, Alê se destaca pela contribuição na promoção da cultura negra e inovação no Brasil. Recentemente, foi reconhecido como um dos 20 criadores negros mais inovadores do país, pela Forbes.

No sábado (28), o destaque é a palestra “Inteligência Artificial Para os Negócios”, que traz a Jaraguá do Sul a escritora Martha Gabriel, uma das principais referências do Brasil na área de negócios, marketing e inovação.

A palestra aborda um assunto que é tendência no universo dos negócios, e acontecerá às 16 horas, no CEJAS. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos no site oficial do evento – www.bienaljaragua.com.

Martha Gabriel é considerada uma das principais palestrantes do país – já participou de 7 TEDx – e é autora dos best-sellers “Educar: A Evolução Digital (R) na Educação”, “Você, Eu e os Robôs”, entre outros. Após a palestra, ela participará de uma sessão de autógrafos na tenda da Bienal, que fica entre o CEJAS e a SCAR.

Palestras abordaram temas do mundo corporativo

Além das palestras de Alê Garcia e Martha Gabriel, a agenda da Bienal Internacional do Livro traz outras abordagens relacionadas ao mundo corporativo.

Na abertura, dia 19, a escritora e youtuber Nathália Rodrigues, mais conhecida como “Nath Finanças”, falou sobre investimentos e educação financeira, destacando a importância de se quebrar o tabu sobre o assunto “dinheiro” entre todas as classes sociais. “A educação financeira é a chave para garantirmos um futuro mais seguro e próspero para nós mesmos e para nossas famílias”, destacou Nath.

No dia 20, a conselheira corporativa Clarice Martins Costa “Gestão de pessoas: teoria e prática”, no CEJAS.  Com 30 anos de experiência na área de gestão de pessoas, a profissional é referência de renome na área empresarial, sendo atualmente presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Lojas Renner, integrante do Conselho Deliberativo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e do Conselho de Administração do Grupo Panvel. “Cultura empresarial é o resultado de todas as ações da empresa, principalmente da ação dos líderes”, destacou.

No dia 22, o tema saúde mental marcou a agenda de palestras no CEJAS. O psicanalista Christian Dunker falou sobre lutos e como as pessoas elaboram suas perdas ao longo da vida. “O luto não é perder uma pessoa. O luto é sobre reconstruir o afeto. Quando a gente perde uma ideia ou um projeto também é um luto”, diz o escritor e professor. “Cada passagem representa um trabalho de luto. Um emprego que você perdeu. Um amor que não foi. Todas as perdas da nossa vida são um emaranhado, que a gente chama de cadeia de luto”, resumiu.



O especialista diz que o tempo de duração de um luto muda de pessoa para pessoa e, cada processo possui suas etapas. “Primeiramente, é preciso reconhecer que a perda é real. Irreversível. O primeiro passo é aceitar a perda. Depois, acontece o resgate das histórias e memórias. Por fim, a pessoa consegue criar algo novo a partir disso: um novo afeto, um novo amor, um novo sonho “, explicou. Para todos esses momentos, ainda segundo o psicanalista, uma frase pode prestar apoio e alívio: “isso vai passar”.

Evento consolida mobilidade social da comunidade

Sob o tema central “Como Viver Junto”, a Bienal Internacional do Livro chega ao fim, no domingo (29), consolidando uma diversificada programação voltada para todos os públicos e leitores dos mais variados gêneros. Espetáculos teatrais, contações de histórias, bate-papos e sessões de autógrafos, entre outras atividades, ocuparam uma área de 20 mil metros quadrados nos prédios do Centro Cultural e do Centro Empresarial, além de espaços no entorno, reafirmando a capacidade de mobilização social da comunidade.

Em sua primeira edição, o evento também presta uma homenagem especial à etnia húngara, presente no processo de desenvolvimento econômico e social de Jaraguá do Sul. Ao longo da programação, a literatura húngara foi evidenciada, com diversos momentos dedicados à disseminação da cultura do país, incluindo a presença de escritores consagrados no país europeu, ao lado de nomes da literatura do Brasil e região.

A Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul é uma realização da Design Cultural, SCAR e ACIJS. O projeto é viabilizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura, através da Fundação Catarinense de Cultura do Governo do Estado, com apoio municipal da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Jaraguá do Sul, e o patrocínio cultural das empresas Havan, Malwee, Indumak, Urbano, Tirol, Lunelli, Zanotti, Bold, Live, Condor e Maahs.


Categorias

Institucional

Tags


Confira as

Últimas notícias

Feirão do Imposto conscientiza sobre impactos da carga tributária

Com o tema "Dígitos que sufocam", a campanha deste ano movimenta empresas da região para mostrar como a elevada carga tributária pode ser sufocante para os cidadãos e para a economia como um todo

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Acompanhe a agenda de encontros de nucleados e atividades de educação empresarial da ACIJS

Inovação e gestão com foco nas pessoas faz organizações crescerem com sustentabilidade

Empresário falou sobre estratégias que levaram a Duas Rodas a posições de liderança nos segmentos em que atua no mercado internacional

Imposto de Renda: recursos de doações podem ajudar projetos sociais na região

ACIJS incentiva contribuintes da região a destinarem recursos do Imposto de Renda em apoio a projetos sociais

Jaraguá do Sul já encaminhou mais de 250 toneladas de doações ao RS

Novamente o município e região demonstram capacidade de mobilização da comunidade em torno da solidariedade

SC quer elevar participação do PIB para 10% no setor de tecnologia, até 2030

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Marcelo Fett destacou importância do alinhamento do setor produtivo com as políticas do estado na área da inovação

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Confira destaques da agenda da ACIJS

Geração de valor nas organizações é tema do Encontro Empresarial

Evento com palestra do presidente da Duas Rodas, Leonardo Zipf, é aberto a empresários e comunidade em geral

BR-280: Atualização da obra de duplicação do trecho estadualizado

Governo do Estado mantém expectativa de mais intensidade dos trabalhos na Ponte do Portal, e segue com previsão de entrega da travessia duplicada até novembro

Jaraguá do Sul se mobiliza para ajudar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

ACIJS se integra no apoio a vítimas das chuvas, com participação do Núcleo de Voluntariado Corporativo e Núcleo das Transportadoras

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar