Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 26/10/2023
Compartilhe:

Diversidade e tecnologia em pauta com palestras na Bienal Internacional do Livro

Na reta final de uma agenda intensa de atividades, a programação da Bienal Internacional do Livro programa duas palestras imperdíveis para o público de Jaraguá do Sul e região.

Nesta sexta-feira (27), o publicitário Alê Garcia fala sobre o tema “Cultura: diversidade e negritude”, às 19 horas, na SCAR. Escritor, palestrante e criador de conteúdo, Alê se destaca pela contribuição na promoção da cultura negra e inovação no Brasil. Recentemente, foi reconhecido como um dos 20 criadores negros mais inovadores do país, pela Forbes.

No sábado (28), o destaque é a palestra “Inteligência Artificial Para os Negócios”, que traz a Jaraguá do Sul a escritora Martha Gabriel, uma das principais referências do Brasil na área de negócios, marketing e inovação.

A palestra aborda um assunto que é tendência no universo dos negócios, e acontecerá às 16 horas, no CEJAS. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos no site oficial do evento – www.bienaljaragua.com.

Martha Gabriel é considerada uma das principais palestrantes do país – já participou de 7 TEDx – e é autora dos best-sellers “Educar: A Evolução Digital (R) na Educação”, “Você, Eu e os Robôs”, entre outros. Após a palestra, ela participará de uma sessão de autógrafos na tenda da Bienal, que fica entre o CEJAS e a SCAR.

Palestras abordaram temas do mundo corporativo

Além das palestras de Alê Garcia e Martha Gabriel, a agenda da Bienal Internacional do Livro traz outras abordagens relacionadas ao mundo corporativo.

Na abertura, dia 19, a escritora e youtuber Nathália Rodrigues, mais conhecida como “Nath Finanças”, falou sobre investimentos e educação financeira, destacando a importância de se quebrar o tabu sobre o assunto “dinheiro” entre todas as classes sociais. “A educação financeira é a chave para garantirmos um futuro mais seguro e próspero para nós mesmos e para nossas famílias”, destacou Nath.

No dia 20, a conselheira corporativa Clarice Martins Costa “Gestão de pessoas: teoria e prática”, no CEJAS.  Com 30 anos de experiência na área de gestão de pessoas, a profissional é referência de renome na área empresarial, sendo atualmente presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Lojas Renner, integrante do Conselho Deliberativo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e do Conselho de Administração do Grupo Panvel. “Cultura empresarial é o resultado de todas as ações da empresa, principalmente da ação dos líderes”, destacou.

No dia 22, o tema saúde mental marcou a agenda de palestras no CEJAS. O psicanalista Christian Dunker falou sobre lutos e como as pessoas elaboram suas perdas ao longo da vida. “O luto não é perder uma pessoa. O luto é sobre reconstruir o afeto. Quando a gente perde uma ideia ou um projeto também é um luto”, diz o escritor e professor. “Cada passagem representa um trabalho de luto. Um emprego que você perdeu. Um amor que não foi. Todas as perdas da nossa vida são um emaranhado, que a gente chama de cadeia de luto”, resumiu.



O especialista diz que o tempo de duração de um luto muda de pessoa para pessoa e, cada processo possui suas etapas. “Primeiramente, é preciso reconhecer que a perda é real. Irreversível. O primeiro passo é aceitar a perda. Depois, acontece o resgate das histórias e memórias. Por fim, a pessoa consegue criar algo novo a partir disso: um novo afeto, um novo amor, um novo sonho “, explicou. Para todos esses momentos, ainda segundo o psicanalista, uma frase pode prestar apoio e alívio: “isso vai passar”.

Evento consolida mobilidade social da comunidade

Sob o tema central “Como Viver Junto”, a Bienal Internacional do Livro chega ao fim, no domingo (29), consolidando uma diversificada programação voltada para todos os públicos e leitores dos mais variados gêneros. Espetáculos teatrais, contações de histórias, bate-papos e sessões de autógrafos, entre outras atividades, ocuparam uma área de 20 mil metros quadrados nos prédios do Centro Cultural e do Centro Empresarial, além de espaços no entorno, reafirmando a capacidade de mobilização social da comunidade.

Em sua primeira edição, o evento também presta uma homenagem especial à etnia húngara, presente no processo de desenvolvimento econômico e social de Jaraguá do Sul. Ao longo da programação, a literatura húngara foi evidenciada, com diversos momentos dedicados à disseminação da cultura do país, incluindo a presença de escritores consagrados no país europeu, ao lado de nomes da literatura do Brasil e região.

A Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul é uma realização da Design Cultural, SCAR e ACIJS. O projeto é viabilizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura, através da Fundação Catarinense de Cultura do Governo do Estado, com apoio municipal da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Jaraguá do Sul, e o patrocínio cultural das empresas Havan, Malwee, Indumak, Urbano, Tirol, Lunelli, Zanotti, Bold, Live, Condor e Maahs.

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Encontro Empresarial apresenta, em março, projeções de cenários econômicos e perspectivas de investimentos
Evento

Encontro Empresarial apresenta, em março, projeções de cenários econômicos e perspectivas de investimentos

Especialista trará informações relevantes para o planejamento de negócios considerando realidades da economia nacional e reflexos da geopolítica global

Leia mais
ACIJS presta reconhecimento público à atuação de comandos da PM
Institucional

ACIJS presta reconhecimento público à atuação de comandos da PM

Encontro no Centro Empresarial destacou a excelência da atuação da Polícia Militar e a sinergia da comunidade com as forças de segurança no município e região

Leia mais
ACIJS apresenta, no dia 25, balanço da gestão 2024-2025
Destaques

ACIJS apresenta, no dia 25, balanço da gestão 2024-2025

Assembleia Geral Ordinária será realizada no Centro Empresarial e apresentará resultados da gestão anterior

Leia mais
Núcleos Empresariais da ACIJS iniciam atividades no ano
Associativismo

Núcleos Empresariais da ACIJS iniciam atividades no ano

Núcleos Empresariais cumprem função estratégica para ativação de negócios, melhoria da gestão de líderes nas empresas e fortalecimento do associativismo empresarial

Leia mais
BR-280: obras avançam no trecho estadual no viaduto próximo à Mannes
Notícias

BR-280: obras avançam no trecho estadual no viaduto próximo à Mannes

Execução do novo viaduto sobre a linha férrea, é a última grande Obra de Arte Especial do trecho estadualizado da rodovia

Leia mais
ACIJS retoma em fevereiro programa de educação com a primeira Trilha Empreendedora
Cursos e Eventos

ACIJS retoma em fevereiro programa de educação com a primeira Trilha Empreendedora

Entidade oferece no primeiro semestre três trilhas de capacitações abordando pilares fundamentais para o desempenho de qualquer negócio: liderança, vendas e finanças

Leia mais
01 02 03 179
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.