Notícias 25 set, 23

Presidente da ACIJS e do CEJAS, Ana Clara Franzner Chiodini, e prefeito Jair Franzner, destacaram importância de agendas que promovam a maior atratividade do município para investimentos

Jaraguá do Sul recebe delegação da China no Centro Empresarial

Jaraguá do Sul recepcionou, na última semana, comitiva de empresários chineses, oportunidade em que foram apresentados indicadores do município e o ambiente favorável a negócios. Por intermédio do Governo do Estado, a delegação asiática veio à cidade e foi recebida no Centro Empresarial (CEJAS) pelo prefeito Jair Franzner, diretoria da ACIJS, secretários da administração municipal, o vice-presidente regional da FIESC Célio Bayer, e empreendedores locais.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Thiago Sarmanho, apresentou uma radiografia do município aos visitantes e destacou aspectos como potencial econômico, social e turístico. Ele aponta a diversidade da matriz econômica como um diferencial do município que chamou a atenção dos visitantes.

“Jaraguá do Sul é conhecida mundialmente pela força de nossas indústrias. Aqui temos indústrias de alta performance nos mais variados segmentos, como equipamentos elétricos, metal mecânico, têxtil, alimentício e tecnológico, até materiais especiais. Nossa base são indústrias de alto valor agregado”, destacou Sarmanho.

O prefeito Jair Franzner também fez uma avaliação positiva do encontro com os chineses. “Acredito que temos a chance muito grande de virem se instalar em Jaraguá do Sul”, projetou, otimista, quanto a capacidade do município despertar interesse de investidores.

Segundo Franzner, os empresários asiáticos pretendem começar sua produção em solo brasileiro com a montagem de uma unidade com o tamanho entre 10 a 13 mil metros quadrados de área construída, gerando entre 500 a 1.000 novos postos de trabalho para Jaraguá do Sul e região. Franzner é otimista com a possibilidade da cidade despertar a atenção de uma gigante asiática da área de tecnologia que analisa a possibilidade de instalar um parque fabril na maior cidade da Região da Amvali.

A presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Ana Clara Franzner Chiodini, que juntamente com o prefeito e lideranças recepcionaram os visitantes, destacou que a sinergia do setor produtivo com o poder público tem sido um fator decisivo para que o município potencialize a atratividade a investimentos.

“Atuamos em convergência porque entendemos que juntos, classe empresarial, entidades de todos os segmentos e a representação política, tornam o município e região mais fortes e há um ganho coletivo. É uma das características mais presentes da nossa comunidade, em torno de uma matriz econômica com setores tradicionais consolidados, mas com o papel de ser indutora de um desenvolvimento apoiado na inovação e na tecnologia, o que agrega ainda mais valor na busca de um crescimento com sustentabilidade”, reforça Ana Clara, ao destacar a importância de encontros com delegações de outras regiões do País e do exterior.

>>> Recepção à comitiva da China aconteceu no Centro Empresarial – fotos de Caroline Stinghen

Município vem se estruturando para ampliar base econômica

Para o secretário Thiago Sarmanho, o modelo de áreas para produção industrial sustentável dá a Jaraguá do Sul um diferencial no que se refere a atração de grandes investimentos para o município. Foi com este objetivo que a atual gestão municipal criou em maio, por meio de lei, os Setores Especiais de Industrialização Sustentável (Seis) destinados numa área total de 13 km², próxima aos bairros Santa Luzia, Nereu Ramos e Rio Cerro II com espaço suficiente para a instalação de aproximadamente novas 600 indústrias.

Ele explica que este modelo, associado com a  qualidade de vida que Jaraguá do Sul oferece, permite que bons profissionais permaneçam na região. “Há um esforço muito grande das empresas e do próprio poder público para a qualificação dos profissionais que aqui estão. Com isso estamos mostrando que a cidade está preparada e tem muito interesse na atração de grandes empresas”, completa o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação. (Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul)