Comitiva alemã conhece modelo de associativismo empresarial da ACIJS
A comitiva de representantes da HWK – Câmara de Artes e Ofícios da Alta Baviera, Alemanha, que cumpre agenda em Santa Catarina a convite da Fundação Empreender, foi recebida na manhã desta terça-feira (14) pela diretoria da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul – ACIJS.

No encontro, os visitantes alemães conheceram o modelo de associativismo empresarial que torna a ACIJS referência no Estado.
Objetivos históricos da entidade, que em 2023 está comemorando 85 anos desde sua fundação em 22 de junho de 1938, foram ressaltados pela presidente Ana Clara Franzner Chiodini, juntamente com o vice-presidente Financeiro Ary Carlos Pradi, e os ex-presidentes e membros do Conselho Superior Vicente Donini, Paulo Rubens Obenaus e Monika Hufenüssler Conrads.
“Preservar o legado de gestões anteriores de atuar pelo fortalecimento do setor produtivo no município e região, promovendo conexões e conhecimentos que potencializam o ecossistema empresarial. São compromissos que a ACIJS renova todos os dias, há mais de 8 décadas, que demonstram a importância de trabalharmos juntos e assim sermos cada vez melhores como empresas e na comunidade”, destacou Ana Clara.
A empresária expôs um quadro com indicadores do município e sua participação na economia catarinense, e apresentou a estrutura de trabalho da ACIJS, apoiado nos principais pilares que acompanham a trajetória da entidade: A representatividade através do fortalecimento do associativismo e da união da classe empresarial; O desenvolvimento econômico acompanhado do desenvolvimento sustentável e social da comunidade; E o desenvolvimento empresarial através de um ambiente favorável aos negócios e o desenvolvimento das empresas e empresários.
A vinda dos representantes da HWK ao estado parte da programação do aniversário de 30 anos da Fundação Empreender, braço da FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina e, na década dos anos 1990, responsável pela parceria com a entidade alemã que resultou na implantação de núcleos setoriais formados por segmentos produtivos.
O presidente da Fundação Empreender, Jhony Zulauf, lembrou o pioneirismo da região. Segundo ele, as associações empresariais de Joinville, Blumenau, Brusque e Jaraguá foram as primeiras entidades a adotarem o modelo que busca a qualificação e melhoria da competitividade de empreendedores ligados aos núcleos.
O presidente da HWK – Câmara de Artes e Ofícios da Alemanha, Franz Xaver Peteranderl, ressaltou o interesse em conhecer a experiência de associativismo empresarial e fortalecer a relação com as entidades de Santa Catarina. Antes de Jaraguá, na segunda-feira a comitiva passou por Joinville e vai a Blumenau e Brusque, além da Facisc em Florianópolis.
No encontro com a diretoria da ACIJS participaram, também, Dieter Vierlbeck e Bárbara Peinel, da HWK; Fernanda Silveira, Adriano Marcel Zimmermann e Angelo da Silva (Fundação Empreender).
Diretoria da ACIJS confere obras do novo Centro de Operações da PM
Central de Videomonitoramento de Jaraguá do Sul será referência no Brasil em operações de segurança pública, de acordo com a Polícia Militar
Núcleo de Voluntariado da ACIJS organiza Ação de Natal para levar crianças a parque temático
Confira a agenda der atividades da ACIJS e participe do fortalecimento do associativismo regional
Jaraguá do Sul ganhará novas delegacias e ampliação da DIC, anuncia delegado-geral da Polícia Civil
Ulisses Gabriel apresentou um panorama da atuação da Polícia Civil em Santa Catarina e destacou avanços em infraestrutura, aquisição de viaturas, uso de tecnologia e aprimoramento da inteligência na atuação das forças de segurança
Jaraguá do Sul anuncia criação de agência para atração de investimentos ESG
Nesta quarta-feira (5), Jaraguá do Sul deu um passo significativo rumo à criação de uma agência voltada à atração de investimentos alinhados às práticas ESG — ambientais, sociais e de […]
Força econômica industrial, Jaraguá do Sul busca novo protagonismo com turismo vocacionado
Estratégias para o desenvolvimento do setor passam pelo engajamento regional e pela afirmação de políticas públicas consistentes, defendem lideranças e especialistas no 7º Seminário de Turismo realizado pelo Núcleo de Hospitalidade da ACIJS
Jaraguá do Sul segue como uma das cidades mais seguras do Brasil
Em novo ranking, cidade cai uma posição, mas se mantém com destaque em anuário brasileiro de segurança pública