Classe empresarial reafirma compromisso com Governo do Estado pelo desenvolvimento de SC
A diretoria da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS) recebeu nesta terça-feira (25) a visita do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon. Acompanhado de Daniella Abreu, secretária executiva de Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Luciano Buligon fez um relato sobre as ações que a administração estadual realiza e projetou cenário otimista para os próximos meses.

Segundo ele, apesar das dificuldades que Santa Catarina enfrenta por conta da pandemia, as expectativas são favoráveis em relação a investimentos em áreas como infraestrutura com o objetivo de alavancar o desenvolvimento. Destacou indicadores como geração de empregos (53 mil novas vagas, em 2020, ou cerca de 45% do total nacional), menor índice de desempregados do País (5%), o aquecimento de setores como comércio e serviços, e a redução da taxa de endividamento dos catarinenses como aspectos que demonstram a capacidade do Estado de superar os períodos mais críticos da pandemia.
“A economia de Santa Catarina está preparada para crescer muito”, salientou Buligon. O secretário disse que graças a uma gestão eficiente, o Governo do Estado tem recursos da ordem de R$ 1,5 bilhão de receita própria para obras importantes na retomada econômica pós-pandemia, e informou que em outubro o governador Carlos Moisés apresentará um plano detalhado de desenvolvimento para os próximos 15 anos que envolvem recursos de R$ 4 bilhões de capital privado, além de buscar parcerias com o governo federal.
A secretária Daniella Abreu falou soba o compromisso do Invest SC, programa de atração de investimentos para Santa Catarina, na articulação de relacionamentos externos visando melhorar o desempenho do estado no mercado global.
Para o presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Luis Hufenüssler Leigue, a agenda foi importante no sentido de reafirmar o compromisso histórico do município e da região com o desenvolvimento de Santa Catarina. “A entidade mantém uma pauta permanente de pleitos junto ao poder público em todas as esferas, mas suas reivindicações são apoiadas no propósito de contribuir para a elevação dos indicadores econômicos e sociais”, reafirmou Luis Leigue.
Neste sentido, enfatizou a importância dos investimentos em obras como a duplicação da BR-280 seja no trecho estadual como no federal, o incentivo à inovação e na qualificação de mão de obra nos novos ambientes gerados por uma economia cada vez mais digitalizada e na preparação de gestores e profissionais em manufatura com ênfase na Indústria 4.0.
A diretoria da ACIJS reforçou ainda o pedido para que o Governo do Estado avance nas tratativas com a união para investimentos com recursos próprios no trecho federal da BR-280 e que na execução de obras de arte do trecho entre Guaramirim e Jaraguá seja priorizado o viaduto sobre a linha férrea e a antiga Mannes, por considerar a complexidade e urgência desse equipamento num dos principais gargalos do trecho.
Participaram da reunião, também, os vice-presidentes Daniel Godinho (Articulação Institucional), Diego Bogo (Empreendedorismo e Inovação), Samuel Piazera Taranto (Núcleos Empresariais), Luiz Carlos Buzzarello (Segurança), Daniel Maffezzolli (Marketing) e o diretor executivo Paulo Onildo Matos.
Summit ACIJS celebra legados de inspiração e compartilha desafios à sustentabilidade dos negócios
Com foco em governança corporativa, sucessão e profissionalização, a 3ª edição do Summit Empresarial ACIJS reuniu centenas de gestores e líderes no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul para debater o crescimento sustentável das empresas
Três histórias, diferentes setores e um ponto em comum: gestão como estratégia para construir o futuro
Summit Empresarial ACIJS reúne cases da DR Aromas & Ingredientes, Urbano Alimentos e Jaraguá Futsal para discutir governança, sucessão e gestão de alta performance
ACIJS recebe Reitoria da UFSC para fortalecer integração entre academia e setor produtivo
Encontro buscou estreitar relações entre a instituição de ensino e a classe empresarial, debatendo demandas da indústria para o desenvolvimento de parcerias da academia em projetos de inovação
Agenda ACIJS traz inovação, liderança e desenvolvimento a associados e comunidade
Programação de atividades dos núcleos setoriais reúne capacitações, visitas técnicas e eventos de networking para fortalecer o empreendedorismo na região
SESI apresenta estrutura da nova Escola de Referência em Jaraguá do Sul
Projeto traz proposta inovadora, como a metodologia STEAM, laboratórios de alta tecnologia e contraturno escolar para reforçar a educação integrada ao desenvolvimento regional
Entidades do Vale do Itapocu concluem Diálogos Institucionais por mais representatividade regional
Série de encontros com candidatos teve como objetivo ouvir candidatos e apresentar “Carta de Compromissos”, reforçando demandas estratégicas da região