Notícias 23 mar, 18

O Centro de Inovação de Jaraguá do Sul foi oficialmente constituído na manhã desta sexta-feira (23), durante assembleia com representantes […]

Centro de Inovação de Jaraguá do Sul é oficialmente constituído

O Centro de Inovação de Jaraguá do Sul foi oficialmente constituído na manhã desta sexta-feira (23), durante assembleia com representantes das entidades que integravam, até então, o grupo de trabalho formado para a estruturação da entidade.

A assembleia realizada no Centro Empresarial definiu aspectos da operacionalização do Centro de Inovação, com a aprovação do estatuto com as diretrizes que nortearão o empreendimento, e elegeu o engenheiro Moacyr Rogério Sens para a presidência pelo período de 90 dias, devendo após ser definida a composição da primeira diretoria.

O Centro de Inovação é uma iniciativa do Governo do Estado, está situado no Bairro Três Rios do Sul e faz parte do futuro Distrito de Inovação do município. Além do Centro de Inovação, o Distrito de Inovação vai concentrar outras iniciativas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias e de estímulo à inovação como o Centro UP e Instituto Senai de Tecnologia, aproximando também instituições de ensino e o JaraguaTec já instalados no seu entorno.

Moacyr Sens destacou a importância do momento para o município, que segundo ele consolida um modelo de gestão apoiado em três eixos: poder público, iniciativa privada e academia. “A formatação do Centro de Inovação, com a sua constituição efetiva, vai permitir aglutinar forças e representar as aspirações dos segmentos que contribuem para que este projeto se torne realidade”, resumiu.

O deputado estadual Carlos Chiodini, que na condição de secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável participou do projeto de implantação do Centro de Inovação, disse que a expectativa é de que até o final de maio a estrutura esteja concluída e pronta para ser inaugurada. “Damos agora mais um passo no sentido de termos um modelo de governança eficaz e com isso desenvolvermos ainda mais o conceito de inovação que já faz parte da cultura empreendedora da região”, assinalou.

Para a estruturação do Centro de Inovação ficou definida a contratação da Fundação Certi, processo assegurado com recursos do Governo do Estado. Segundo Chiodini, na vinda a Jaraguá do Sul na quinta-feira, o governador Eduardo Pinho Moreira sinalizou a liberação de recursos para esta finalidade. “A Fundação Certi tem reconhecida experiência nesta área e vai contribuir muito nesta fase de viabilização do empreendimento”.

O prefeito Antídio Lunelli destacou a participação das entidades envolvidas com o projeto e disse que a cidade avança em direção a uma nova fase no desenvolvimento do município. “É um direcionamento para esta nova economia que se apresenta no futuro do Brasil e Jaraguá faz parte deste movimento”, afirmou.

O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Anselmo Ramos, diz que a consolidação do Centro de Inovação atende um pleito que teve início com o projeto Jaraguá 2010, no sentido de, já à época, buscar caminhos para o desenvolvimento sustentável. “Se tinha em mente desde então que precisaríamos criar alternativas viáveis que aliassem à uma matriz econômica bem-sucedida, como a de Jaraguá e outros municípios da região, outros conceitos mais avançados não só de tecnologia como principalmente de inovação”.



Confira as

Últimas notícias

Líderes ressaltam importância da boa governança para a longevidade das empresas

Painel no Encontro Empresarial marcou celebração dos 84 anos da ACIJS

ACIJS inova programa de educação corporativa com a série Trilha Empreendedora

Novidade exclusiva para associados da entidade busca ampliar as ferramentas para a melhoria da gestão dos negócios

Entidades empresariais pedem que infraestrutura seja priorizada na região

As Associações Empresariais da região da AMVALI buscam o comprometimento do Governo do Estado quanto à priorização de obras de infraestrutura que assegurem aos municípios

ACIJS chega aos 84 anos como referência de associativismo e engajamento social

Encontro Empresarial no dia 27 vai marcar a data comemorativa com painel sobre governança e longevidade das empresas

Segurança pública recebe novos equipamentos com apoio da comunidade

Recursos visam ampliar ainda mais a estrutura do policiamento na região de abrangência do 14º BPM

ACIJS vê aumento da Taxa Selic como movimento preocupante à economia

Entidades nacionais avaliam que novo ajuste vem em momento inoportuno para a retomada econômica

ACIJS comemora 84 anos com painel sobre governança

Evento reunirá no Centro Empresarial ex-presidentes em painel que abordará tema relevante à empresas e comunidade

Assembleia apresenta ações do Pacto Regional de Desenvolvimento e Inovação

Iniciativa tem como propósito maior promover o desenvolvimento regional com sustentabilidade econômica e social

Agenda da ACIJS com atividades para núcleos e comunidade

Eventos direcionados a empresas associadas, nucleadas e comunidade visam a troca de experiências e o conhecimento

Núcleo de Voluntariado mobiliza a comunidade em ações sociais

Sucesso demonstrou comprometimento de empresas e da comunidade com iniciativas de apoio a instituições sociais

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar