Entidades empresariais apresentam pleitos do Voz Única estadual, dia 20, em Guaramirim
Os pleitos prioritários da região Norte serão apresentados aos candidatos à Câmara Federal e Assembleia Legislativa nas próximas eleições durante encontro que a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) realiza para dar visibilidade ao programa Voz Única 2026, no dia 20, em Guaramirim.
O encontro ocorrerá na Associação Empresarial (ACIAG), às 18h30, com a presença de candidatos da área de abrangência da regional da FACISC, formada por 10 municípios – Araquari, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, São Francisco do Sul e Schroeder – e lideranças políticas, do ecossistema associativista e da comunidade.
Para a diretoria da FACISC, este é um importante momento de diálogo entre o setor produtivo e a classe política, junto das bases das comunidades, fortalecendo a representatividade empresarial e contribuindo para o desenvolvimento da região.
A participação no encontro é gratuita, com as confirmações de presença por meio de inscrições em Voz Única 2026.

Sobre o programa Voz Única
O Voz Única, iniciativa da FACISC, acontece desde 2018 e reúne demandas prioritárias do setor produtivo catarinense.
O programa se consolidou como uma plataforma de diálogo entre empresários, sociedade civil e candidatos.
Sua função é apresentar propostas estruturadas que contribuam para o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina.
Ao aproximar entidades e futuros representantes, o Voz Única fortalece a transparência e a responsabilidade no processo eleitoral, tornando-se uma referência estadual na qualificação da escolha de líderes políticos nas diversas regiões do estado.
Em 2026, o programa ganha novidades importantes, como uma plataforma digital inédita para o acompanhamento de pleitos e o aumento no número de demandas prioritárias por região.
Construído colaborativamente pelas Associações Empresariais desde 2010, o Voz Única identifica as principais demandas que impactam a competitividade e o desenvolvimento regional.
A inovação para o pleito deste ano é ua plataforma digital que permitirá ao setor produtivo e à sociedade monitorar, em tempo real, a evolução das pautas junto ao poder público.
Movimento busca construção coletiva do desenvolvimento sustentável do estado
Para o presidente da FACISC, Elson Otto, a ferramenta consolida o programa como um motor de construção coletiva.
“A nova plataforma amplia a transparência e permite acompanhar de forma mais próxima a evolução das demandas apresentadas pelas regiões. Nosso objetivo é garantir que as prioridades do setor produtivo estejam presentes na agenda de desenvolvimento de Santa Catarina.”
O presidente do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul e da ACIJS, Francisco Tavares Junior, destaca a importância do movimento
“A FACISC está reforçando a importância da união das associações na busca dos pleitos prioritários de cada região do estado. Além da plataforma que foi criada para dar mais fluidez e organização à coleta das prioridades de cada região, o trabalho em bloco das associações reforça o impacto que é gerado quando se trabalha em união”.
O que muda na nova edição do Voz Única?
O programa passou por atualizações estratégicas para tornar a cobrança por resultados mais robusta:
- Mais prioridades: Ampliação de cinco para seis pleitos prioritários por região.
- Volume de demandas: Mapeamento de 72 pleitos regionais, além de demandas estaduais de interesse coletivo.
- Metodologia focada: Atuação baseada em quatro pilares essenciais: Ouvir, planejar, cobrar e transformar.
As demandas mapeadas foram organizadas em oito eixos temáticos estratégicos:
- Infraestrutura (rodoviária, aeroviária, portuária e ferroviária)
- Infraestrutura de base e serviços essenciais
- Educação
- Inovação
- Políticas públicas
- Saúde
- Segurança pública
- Sustentabilidade
>>> Confira os pleitos considerados prioritários para a região Norte:
. Duplicação da BR-280, com prioridade para o trecho Araquari a São Francisco do Sul
. Construção de rodovia alternativa de alta capacidade, paralela à BR-101 ligando o Norte à Grande Florianópolis
. Ampliação da capacidade da BR-101 no Norte de Santa Catarina, com implantação de terceiras faixas nos trechos críticos e manutenção das vias marginais mediante a otimização do contrato de concessão
. Expansão e modernização da estrutura energética, com implantação de novas subestações e reforço da rede, em ritmo e estabilidade compatíveis com a demanda regional
. Ampliação da oferta de especialidades médicas na rede hospitalar regional, com expansão dos serviços de média e alta complexidade e respectiva adequação da infraestrutura
. Ampliação e qualificação da educação técnica e profissional, alinhadas às vocações econômicas regionais, com maior atratividade para os jovens
>>> Confira o documento na íntegra e informações sobre todos os pleitos de SC – Voz Única Participa – FACISC
Agenda ACIJS traz inovação, liderança e desenvolvimento a associados e comunidade
Programação de atividades dos núcleos setoriais reúne capacitações, visitas técnicas e eventos de networking para fortalecer o empreendedorismo na região
SESI apresenta estrutura da nova Escola de Referência em Jaraguá do Sul
Projeto traz proposta inovadora, como a metodologia STEAM, laboratórios de alta tecnologia e contraturno escolar para reforçar a educação integrada ao desenvolvimento regional
Entidades do Vale do Itapocu concluem Diálogos Institucionais por mais representatividade regional
Série de encontros com candidatos teve como objetivo ouvir candidatos e apresentar “Carta de Compromissos”, reforçando demandas estratégicas da região
Programa Novos Caminhos celebra conquista de adolescentes e reconhece parcerias
Solenidade reuniu magistrados e empresários da região para certificar 38 jovens em acolhimento e reconhecer empresas e instituições apoiadoras da iniciativa social – CEJAS, ACIJS e o Núcleo de Voluntariado Corporativo estão entre as homenageadas
Entidades empresariais recebem candidatos em Diálogos Institucionais e apresentam pleitos da região
Lideranças políticas que concorrem no pleito eleitoral debaterão infraestrutura, saúde, segurança e educação com empresários de Jaraguá do Sul e região entre os dias 8 e 10 de setembro.
Vigilância Sanitária realiza Semana da Gestão da Qualidade
De 14 a 18 próximos, evento no Centro Empresarial, com apoio do Núcleo de Gestão e Qualidade ACIJS, reunirá capacitações para o setor regulado, servidores públicos e municípios da região com foco em melhoria contínua e prevenção de riscos