Spyros Achylles Diamantaras, gestor de negócios do Sebrae de Santa Catarina, participou da plenária conduzida pela APEVI na segunda-feira, dia 26, quanto apresentou o programa GIR – Gestão de Indicadores e Resultados, iniciativa que busca auxiliar as empresas a melhorarem os seus desempenhos de gestão.
Segundo ele, com esta ação, os empresários passam a contar com requisitos de avaliação de desempenho que auxiliarão na condução dos seus negócios. Trata-se de um programa bastante completo, que trabalha a parte estratégica e ajuda a definir indicadores de metas e estabelece um plano de crescimento e possibilita melhores oportunidades às empresas que querem atingir resultados eficientes.
O programa oferece uma carga de 711 horas/aula, conforme o técnico do Sebrae equivalente a um MBA, com atividades em sala de aula e consultoria na própria empresa, com o objetivo de permitir ao gestor aprender a monitorar periodicamente seus resultados em diferentes esferas: finanças, marketing, recursos humanos e processos. “É um programa focado na melhoria da gestão que ocorre em todo o Brasil e com 14 turmas em Santa Catarina”, assinalou.
Através de práticas mensuráveis, as empresas poderão ao final do curso analisar o crescimento de seus negócios, com ganhos reais para o dia a dia. O GIR começa com um Diagnóstico Empresarial Preliminar que irá identificar o perfil da empresa e a possibilidade de participação no programa. A partir daí os selecionados realizam o Plano Empresarial, que traça estratégias e indicadores que irão nortear todo o andamento das ações em cada negócio. Após esta etapa, acontece o aprofundamento nas áreas de gestão e em seguida, a revisão estratégica do negócio e a apresentação da evolução da performance, finalizando com um novo plano empresarial traçado com base nas necessidades exclusivas de cada empresa participante.
O presidente da APEVI, Marciano Alves, destacou a importância da parceria, lembrando que a preocupação da gestão com resultados “é um caminho sem volta para qualquer segmento de negócios”. O programa deve ter início no dia 22 de maio e as empresas interessadas em participar podem buscar mais informações junto à APEVI.