A falta de mais velocidade nos investimentos em infraestrutura, como a duplicação da BR-280, vem causando prejuízos à economia da região Norte de Santa Catarina.
A duplicação da rodovia nos três lotes que compõem a obra, de São Francisco do Sul a Jaraguá do Sul, iniciada em 2014, é uma reivindicação anterior, com mais de uma década de promessas do governo federal.
A escassez de recursos para que a obra siga em ritmo mais acelerado inibe o desenvolvimento da região. O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Luis Hufenüssler Leigue, assinala que a falta de retorno em infraestrutura representa uma freada no crescimento, com a perda de empregos locais e uma queda de receita para as cidades e para o estado em função da menor movimentação de receita com impostos e na arrecadação.
Na opinião do empresário, a demora em se resolver um problema estrutural como é o caso da rodovia, gera um impacto no tecido social da região, com reflexos a todas as comunidades próximas, incluindo a mobilidade. Isso porque empresas que hoje utilizam a BR-280 e movimentam cargas mais complexas, de grande volume, precisam interromper o trânsito, chegando a parar a rodovia, para poderem escoar essas cargas, o que acarreta no fluxo mais lento e gera prejuízo a todos, com um custo caro.
Para a entidade, a duplicação é importante e urgente em todo a extensão da BR-280, mas a priorização de trechos onde a obra está mais adiantada representaria um ganho de logística, como é o caso do lote entre a BR-101 e Guaramirim, com menos complexidades técnicas e impasses em questões como o meio ambiente e embargos em áreas indígenas, por exemplo.
Com a ampliação de investimentos neste trecho, haveria um ganho muito importante para minimizar o estrangulamento da rodovia no acesso à BR-101 e dali a outras regiões, com sua ligação à parte estadualizada entre Guaramirim e Jaraguá, com serviços avançados que devem estar concluídos em um ano, de acordo com o cronograma do Governo do Estado.
Sucessivos cortes em orçamentos provocaram atrasos
Uma das questões preocupantes para que a obra seja concluída integralmente é o seguido corte em orçamentos, com diminuição no volume de repasses a cada ano.
Mesmo com a assinatura em setembro, do Acordo de Cooperação Técnica entre os governos estadual e federal, com o anúncio de investimentos de R$ 465 milhões com recursos de Santa Catarina em obras de responsabilidade da união, é preciso avançar nos investimentos.
Isso porque do total anunciado, a BR-280 foi contemplada com R$ 50 milhões, volume que representa pouco para uma obra tão ansiosamente aguardada por uma das regiões mais produtivas do estado. (Com informações do Portal ND+)