Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 01/02/2022
Compartilhe:

ACIJS reivindica aumento do efetivo na 12ª Região de Polícia Militar

O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Luis Hufenüssler Leigue, se reuniu nesta terça-feira (1º) com o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Marcelo Pontes, com o objetivo de apresentar pleito da região quanto ao aumento de efetivo.

Acompanhado do deputado estadual Vicente Caropreso, Luis Leigue expôs um panorama da situação em relação à defasagem do efetivo na área de abrangência da 12ª Região de Polícia Militar, enfatizando de modo particular o quadro existente em Jaraguá.

Conforme o empresário, no período entre 2009 e 2022 essa defasagem chega a 114 policiais. Na comparação com cidades de população superior a 100 mil habitantes, Jaraguá do Sul ocupa a penúltima posição em contingente na proporção número de habitantes versus número de policiais per capita.

Documento entregue ao comandante da PM SC oficializou pleito da classe empresarial por maior efetivo na região

Luis Leigue destacou a expectativa da comunidade no sentido de que após a Operação Verão pelo menos 40 dos 500 formandos de nova turma da academia da Polícia Militar, que serão distribuídos a municípios de todo o estado, tenham como destino o 14º BPM, em Jaraguá do Sul.

A recomposição de efetivo, explicou o presidente da ACIJS, é um tema recorrente porque a região tem se ressentido de um aumento real em proporção ao crescimento demográfico e à expansão das atividades dos órgãos de segurança pública.

“Embora tenhamos um histórico positivo em termos de indicadores de segurança, o que se deve muito ao envolvimento da comunidade no apoio aos órgãos de segurança, e uma fina sintonia com o comando do 14º BPM que tem assegurado a entrega de serviços de muita qualidade, buscamos sempre maior tranquilidade e a maior autonomia da 12ªRPM quanto à administração de um contingente nas unidades que englobam os municípios do Vale do Itapocu e do Planalto Norte, constituindo importante logística no aparato da segurança pública da região”, expressa o empresário.

O deputado Vicente Caropreso corroborou o pleito da comunidade e disse que se trata de uma causa justa diante da perda histórica de efetivo na região. O parlamentar tem se comprometido a buscar o equilíbrio em relação às necessidades para que o município e região mantenham indicadores positivos na segurança pública.

Conforme o deputado, só o 14º Batalhão da Polícia Militar de Jaraguá do Sul perdeu 45 policiais ao longo de cinco anos. “É preciso no mínimo recompor o efetivo, já que muitos policiais se aposentaram, solicitaram transferência, entre outros motivos. Reiteramos esse apelo. Se hoje as estatísticas de combate ao crime são boas na região, isso se deve ao apoio da comunidade e ao esforço da tropa para manter a qualidade do serviço, acumulando jornadas de trabalho. Temos crescimento populacional e não se pode colocar em risco o sistema de segurança que produz bons resultados”.

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Expo 150 entra no clima da Copa e Jaraguá forma torcida única pelo Brasil
Destaques

Expo 150 entra no clima da Copa e Jaraguá forma torcida única pelo Brasil

Com telão para o jogo entre Brasil e Noruega, evento em comemoração ao sesquicentenário da cidade chega ao seu último dia com programação para toda a família

Leia mais
Valores que perpetuam o sucesso: painel na Expo 150 discute a sinergia entre empresas e comunidade
Notícias

Valores que perpetuam o sucesso: painel na Expo 150 discute a sinergia entre empresas e comunidade

No painel de abertura da Expo 150, Leonardo Zipf (DR Aromas e Ingredientes) e Décio da Silva (WEG) debatem governança, sucessão e o impacto do espírito coletivo no desenvolvimento regional

Leia mais
Governo do Estado inaugura viaduto do Mannes e conclui duplicação do trecho estadualizado da BR-280
Institucional

Governo do Estado inaugura viaduto do Mannes e conclui duplicação do trecho estadualizado da BR-280

Com investimento total de R$ 68 milhões em obras de arte especiais, entrega do viaduto elimina gargalo logístico histórico entre Jaraguá do Sul e Guaramirim, melhorando conexão rodoviária do Vale do Itapocu com outras regiões

Leia mais
Emoção em noite de resgate de legados abre celebração do sesquicentenário de Jaraguá do Sul
EXPO 150

Emoção em noite de resgate de legados abre celebração do sesquicentenário de Jaraguá do Sul

Solenidade no Parque de Eventos resgata memórias da Expo 100, homenageia pioneiros e projeta o futuro econômico e cultural do município

Leia mais
Jaraguá do Sul dá a largada à programação histórica em celebração ao sesquicentenário
EXPO 150

Jaraguá do Sul dá a largada à programação histórica em celebração ao sesquicentenário

Expo 150 oferece ao público cinco dias de programação, com mais de 130 atrações que valorizam o empreendedorismo, a cultura e a gastronomia, para marcar de forma histórica o sesquicentenário de Jaraguá do Sul. Toda a programação é gratuita!

Leia mais
Senado Federal realiza sessão especial em homenagem aos 150 anos de Jaraguá do Sul
Destaques

Senado Federal realiza sessão especial em homenagem aos 150 anos de Jaraguá do Sul

Solenidade proposta pelo senador Esperidião Amin reuniu lideranças políticas e diretoria da ACIJS, para celebrar a trajetória de inovação, associativismo e força econômica e social do município

Leia mais
01 02 03 195
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.