A diretoria da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul se reuniu na tarde de quarta-feira (23) com o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, para uma atualização de informações sobre o andamento das obras de duplicação do trecho estadualizado da BR-280.
No encontro, articulado pela secretária de Assuntos Internacionais Daniella Abreu, o secretário repassou dados sobre o que está sendo realizado e a sequência dos serviços na rodovia. Segundo ele, o cronograma definido pelo Governo do Estado vem sendo cumprido pelas empresas vencedoras das licitações no trecho de pouco mais de 8 quilômetros entre o entroncamento com a SC-108 (Rodovia do Arroz) e o limite de Guaramirim e Jaraguá, na Ponte do Portal.
O primeiro trecho contratado, assinalou Vieira, tem fluxo dinâmico da obra e a expectativa é de que o elevado no acesso a Massaranduba e Blumenau seja entregue nos próximos 60 dias.
A segunda etapa do projeto, orçado em cerca de R$ 56 milhões e contemplando obras de arte como viadutos e travessias, também está sendo encaminhada. Deste rol faz parte a ponte sobre o rio Itapocuzinho (Ponte do Portal); viaduto sobre a linha férrea (viaduto nas proximidades da antiga Mannes); viaduto interligando os bairros Avaí e Guamiranga; passarelas de pedestre nos quilômetros 53, 56 e 58 e duas passagens inferiores (uma no km 51 e outra no km 58). Complementar aos serviços já contratados, o Governo do Estado também deve assumir a execução de marginais para melhoria do tráfego e segurança no trecho urbano que corta Guaramirim.
“Esse monitoramento do cronograma é necessário para que tenhamos uma obra completa no término do projeto que envolve o trecho estadualizado”, salienta o presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá, Luis Hufenüssler Leigue. Ele lembra que o investimento no trecho de 8,5 quilômetros é pauta permanente do Grupo de Trabalho formado pela entidade em 2019 com a participação de diversos segmentos organizados da região.
O presidente da Associação Empresarial de Guaramirim, Adilson César Demathe, que participou do encontro online a convite da ACIJS, também reforçou a importância dos encaminhamentos junto às lideranças para a efetividade do projeto na sua integralidade.
ACIJS e ACIAG, juntamente com outras entidades, estão mobilizadas para que as obras não sofram solução de continuidade, ressaltaram os empresários. Nesse sentido, é contínua a busca de engajamento das representações políticas na Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Senado visando maior agilidade dos trabalhos também no lote 2 do projeto de duplicação no trecho federal, de Guaramirim até o trevo da BR-101 e dos demais lotes (BR-101-São Francisco do Sul e o contorno de Guaramirim e Jaraguá).
Conforme Thiago Vieira, para o Governo do Estado essa articulação regional é relevante no sentido de assegurar que o projeto seja bem-sucedido, já que se trata de um pleito antigo e considerado vital ao desenvolvimento do Norte/Nordeste de Santa Catarina, considerando a interligação do Vale do Itapocu, do planalto e ao litoral, com outros centros do País. O secretário reforçou que o projeto se constitui no maior investimento em obra viária atualmente em execução pelo Governo do Estado, com a aplicação de mais de R$ 100 milhões em recursos.