Jaraguá do Sul está no roteiro do Global Legal Hackathon, evento internacional que ocorre simultaneamente em várias regiões do planeta, de 22 a 24 de fevereiro de 2019. Mais de 5.000 participantes devem participar do projeto, apresentando ideias de soluções jurídicas baseadas em tecnologia, submetidas a um painel de jurados. Ao final, após outras etapas, haverá o evento de gala em maio com as melhores ideias sendo premiadas mundialmente.
Detalhes do evento foram apresentados na manhã desta quarta-feira (23) no Novale Hub – Centro de Inovação Jaraguá do Sul, onde a atividade ocorrerá. O Global Legal Hackathon envolverá três etapas, sendo uma delas local e duas globais. Serão 54 horas de maratona ocorrendo simultaneamente em mais de 60 países – no Brasil, além de Jaraguá, o evento acontecerá em Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Florianópolis e em Balneário Camboriú.
O GLH é uma iniciativa que busca engajar operadores do direito de diversas carreiras, além de acadêmicos de instituições de ensino, profissionais, empreendedores e qualquer pessoa interessada no desenvolvimento de soluções inovadoras, incrementais ou revolucionárias que impactem positivamente no ecossistema da justiça. No município, a expectativa é reunir entre 100 e 120 participantes que acompanharam a agenda de trabalhos no Centro de Inovação.
O presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Jaraguá do Sul, Gustavo Pacher, destaca que a ideia é dar oportunidade a talentos que gerem soluções para a modernização da prática jurídica. “É uma iniciativa de fomento à adoção de tecnologias inovadoras para o Judiciário, Ministério Público, administração pública e na advocacia em geral em relação à simplificação e dinamização de processos e procedimentos capazes de facilitar o acesso à justiça e à administração pública em geral pela sociedade”.
Anselmo Ramos, presidente da ACIJS e do Novale Hub acentua a importância da integração entre a tecnologia e a área jurídica. O empresário diz que esta será uma grande oportunidade para os desenvolvedores de soluções na região, confirmando a vocação local para o empreendedorismo e o desenvolvimento tecnológico.
Participando do lançamento do evento, o prefeito Antídio Lunelli e o presidente da OAB de Santa Catarina, Rafael Horn, também destacaram a qualidade do Global Legal Hackathon.
A iniciativa de realizar a edição local do GLH é da OAB/SC, com apoio da Prefeitura, ACIJS, APEVI, Novale Hub, CMC, Belluno, Spin e Socoob. Informações estão disponíveis no www.novalehub.com.br/glh.