Quando celebramos os 145 anos de Jaraguá do Sul, é inevitável associar esse período desde que o município começou a ser formado, com a chegada dos seus primeiros moradores, ao caráter de pioneirismo que sempre foi uma característica que acompanhou essa evolução e ainda hoje está presente.
Das primeiras iniciativas econômicas que marcaram a transição de um modelo agrícola então predominante para o industrial, prevaleceu sempre a busca da inovação e o desejo daqueles empreendedores em associar o desenvolvimento de seus negócios à qualidade de vida e a importância de fortalecer o senso comunitário.
É um valor que surgiu com a cidade e hoje se mostra cada vez mais forte, refletindo todo o contexto que cerca a história de Jaraguá, ao percebermos a existência de movimento estruturado de voluntariado e de engajamento social. Agora, essa força produtiva volta o seu olhar para seguir adiante, não se conformando com as dificuldades e sim buscando sempre evoluir.
Há muitos desafios que são impostos por uma nova realidade que surge e que interferem no ambiente coletivo, no comportamento de toda a comunidade e seus reflexos sociais. São transformações às quais a sociedade deve buscar um crescimento com sustentabilidade, de envolvimento muito mais efetivo em favor de causas voluntárias e do associativismo que sempre foram positivas ao município até aqui, como o respeito à diversidade em todos os seus aspectos e o olhar para o futuro, que levará Jaraguá a novos patamares.
>> O depoimento do presidente da ACIJS também pode ser conferido na edição comemorativa do OCP News, acessando > https://bit.ly/3zDdlnh