Notícias 06 abr, 22

Homenagem pública reforça compromisso da classe empresarial com o desenvolvimento econômico e social do município

Sessão Solene na Câmara de Vereadores enaltece legado empresarial na história de Jaraguá do Sul

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou nesta terça-feira, dia 5, sessão solene em celebração a 88 anos de emancipação política e administrativa do município.   

Na solenidade, foram homenageadas oito empresas representando a indústria e o comércio com mais de 85 anos de existência, algumas com data de fundação anteriores à emancipação de Jaraguá, em 1934.

O  presidente do Poder Legislativo, Jair Pedri, destacou a importância do ato como forma de reconhecimento à empresas que não só ajudaram a construir a cidade, mas também foram fundamentais no processo de emancipação, já que o movimento não seria possível sem a independência econômica e a geração de empregos que proporcionaram naquele período.

O evento, realizado no auditório da Católica de Santa Catarina, reuniu lideranças e representantes da comunidade. A ACIJS foi representada pelo vice-presidente Financeiro Ary Carlos Pradi, falando em nome da entidade, ressaltando o compromisso histórico da classe empresarial por uma cidade e região com qualidade não apenas para o desenvolvimento de negócios, mas também favorecida por boas condições de bem-estar, saúde, educação e segurança à sua comunidade.

“Quando se buscou a emancipação, com um movimento que uniu empresários e lideranças, foi no sentido de servir melhor a população, é um objetivo que continua muito mais fortalecido pelo exemplo de empresas como as que são homenageadas hoje”, assinalou.

Também enalteceram a contribuição de empreendedores pioneiros o deputado estadual Vicente Caropreso e a secretária de Cultura e Esporte Natália Lucia Petry, representando o prefeito Jair Franzner na solenidade.

Na cerimônia, um vídeo produzido pela Câmara de Vereadores sintetizou o movimento de emancipação, com depoimento da historiadora Silvia Kita, e contou com as participações das presidentes da ACIJS Ana Clara Franzner Chiodini e da CDL, Vergimari Rodrigues Simões Pires, falando sobre a homenagem e o reconhecimento às empresas.

Confira o vídeo >

Confira alguns momentos da solenidade [Assessoria de Comunicação/Câmara de Vereadores]:

Empresas homenageadas:

Malwee (1906), representada pelo sócio-fundador do Grupo Malwee, Wandér Weege

Fundada em 06 de janeiro de 1906 por Wilhelm e Bertha Weege. Iniciou como um comércio de atafona, queijaria e açougue. Em 1968, o filho Wolfgang Weege fundou a Malwee Malhas. Dedicação incansável com respeito à natureza e ao ser humano, foram indispensáveis nessa história de sucesso. A família Weege há 116 anos marca a história de Jaraguá do Sul com seu empreendedorismo, inicialmente com o comércio de queijo e açougue e há 54 anos com a Malwee Malhas, marca de renome internacional.

Curtume Schmitt (1917), representada por Guido Francisco Schmitt, presidente do Curtume Arnoldo Schmitt

Arnoldo Leonardo Schmitt iniciou as atividades em 1917. Com 105 anos de operação, a Curtumes Arnoldo Schmitt é a mais antiga empresa de transformação no mesmo ramo de atividade em Jaraguá. Com seus tempos de glória no passado, hoje a empresa é tocada por Guido Francisco Schmitt, o mais novo dentre os 18 filhos do fundador da empresa, Arnoldo Schmitt.

Marcatto Chapéus (1923), representada por Gilberto Oscar Marcatto, presidente da Marcatto Indústria de Acessórios

Fundada em outubro de 1923 pelo casal de imigrantes italianos João e Christina Marcatto. Com apenas uma máquina de costura e uma prensa de chapéu, surge a Fábrica de Chapéus de Palha João Marcatto. Os primeiros modelos de chapéus fabricados foram o Santos Dumont e o Pinheiro Machado. Modernizada, a fábrica passou a produzir e vender bolsas, além de distribuir para toda a américa latina marcas renomadas de chapéus.

Chocoleite (1923), representada por Guilherme Gumz Utech, filho de Lírio Utech, diretor e sócio fundador da Chocoleite Indústria de Alimentos

Em 1923, na localidade de Rio Cerro II, Gustavo Gumz instalou uma pequena casa comercial. Em 1927 fundou uma fábrica de laticínios. Em 1959 lançou o Chocoleite.  Desde 2002 a empresa Chocoleite Indústria de Alimentos Ltda dedica-se à fabricação e comercialização de seu produto mais nobre, o “Choco Leite”, bem como à produção e desenvolvimento de novos produtos.

Ótica Hertel (1924), representada por Loirde Santos Napoleão, subgerente da Ótica Hertel

Walter Hertel adquiriu a filial da Relojoaria Husadel em 1924, atuando também como ótica, brinquedos e bomba de gasolina. Em 1978, a Ótica Hertel passou a se dedicar somente a este ramo.

Duas Rodas (1925), representada por Leonardo Fausto Zipf, presidente do Grupo Duas Rodas Industrial

Fundada em 1925, a então Rudolph Hufenüssler Fábrica de Essências foi a primeira produtora de óleos essenciais do Brasil. Em 1982, mudou sua razão social para Duas Rodas Indústria. Hoje a empresa é uma das maiores produtoras de ingredientes para a indústria de alimentos da América Latina.

Comércio Breithaupt (1926), representada por Bruno Breithaupt Filho, presidente do Grupo Breithaupt

Fundada em 09 de dezembro de 1926 pelos irmãos Walter e Arthur Breithaupt, a casa de negócios comercializava produtos coloniais, oferecia também o serviço de transportes de cargas entre Jaraguá e Blumenau.  Hoje a rede atua nos segmentos de materiais de construção, ferramentas elétricas, eletromóveis e no ramo automotivo, com lojas físicas em diversas cidades do Estado e atuação também no e-commerce.

Comércio Meier/Jaraguá Truck (1932), representada por Edson Meier, diretor da Jaraguá Truck Implementos Rodoviários

Comércio de Alvin Meier e sua esposa Elsa Trapp Meier, iniciado em 1932 com secos e molhados e salsicharia na localidade Jaraguá 99, depois administrado pelo filho Wigando. Atualmente recebe a denominação de Jaraguá Truck, é uma empresa de transporte rodoviário de cargas secas, produtos químicos e de produtos alimentícios e siderúrgicos, em toda a região sul do Brasil.



Confira as

Últimas notícias

Entidades empresariais pedem que infraestrutura seja priorizada na região

As Associações Empresariais da região da AMVALI buscam o comprometimento do Governo do Estado quanto à priorização de obras de infraestrutura que assegurem aos municípios

ACIJS chega aos 84 anos como referência de associativismo e engajamento social

Encontro Empresarial no dia 27 vai marcar a data comemorativa com painel sobre governança e longevidade das empresas

Segurança pública recebe novos equipamentos com apoio da comunidade

Recursos visam ampliar ainda mais a estrutura do policiamento na região de abrangência do 14º BPM

ACIJS vê aumento da Taxa Selic como movimento preocupante à economia

Entidades nacionais avaliam que novo ajuste vem em momento inoportuno para a retomada econômica

ACIJS comemora 84 anos com painel sobre governança

Evento reunirá no Centro Empresarial ex-presidentes em painel que abordará tema relevante à empresas e comunidade

Assembleia apresenta ações do Pacto Regional de Desenvolvimento e Inovação

Iniciativa tem como propósito maior promover o desenvolvimento regional com sustentabilidade econômica e social

Agenda da ACIJS com atividades para núcleos e comunidade

Eventos direcionados a empresas associadas, nucleadas e comunidade visam a troca de experiências e o conhecimento

Núcleo de Voluntariado mobiliza a comunidade em ações sociais

Sucesso demonstrou comprometimento de empresas e da comunidade com iniciativas de apoio a instituições sociais

Presidente da ACIJS fala sobre metas e desafios da gestão ao portal NSC Total

Entrevista de Ana Clara Franzner Chiodini à colunista Estela Benetti destaca ações da entidade e participação da classe empresarial na comunidade

ACIJS é destaque em podcasts na Rede OCP

Programa evidenciou a forte atuação da entidade em várias frentes econômicas e sociais

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar