Seminário de Urbanismo discute planejamento e sustentabilidade das cidades
Questões que estão diretamente relacionadas com qualidade de vida nas cidades, como o planejamento, mobilidade e a sustentabilidade econômica, social e ambiental, estarão em pauta no 1º Seminário de Urbanismo, no dia 26, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.
Realização da ACIJS em parceria com o SEBRAE e CREA/SC, o evento propõe a abordagem de eixos centrais que norteiam o crescimento das cidades e os aspectos que impactam o desenvolvimento de áreas urbanas. A participação no seminário é aberta a profissionais das áreas de engenharia, arquitetura e demais segmentos que atuam em planejamento e gestão, empresários, estudantes e demais interessados no assunto.
As inscrições são solidárias, mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, e podem ser feitas no site www.acijs.com.br. Informações adicionais sobre a programação estão disponíveis pelo telefone (47) 98835-1316 e pelo e-mail [email protected].
O evento tem o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas, Prefeitura e Associação de Engenheiros e Arquitetos de Jaraguá do Sul.
Nesta primeira edição, o Seminário de Urbanismo traz como convidados os especialistas Luciana Fonseca e Francisco Maraschim Zancan. Luciana Fonseca é sócia-fundadora e diretora do Instituto Cidades Responsivas e da Escola Livre de Arquitetura, de Porto Alegre; Francisco Zancan é arquiteto e urbanista formado pela UFRGS, com MBA em Marketing e Comunicação pela ESPM, fundador da Space Hunters, empresa que atua com localização estratégica e análise de impactos urbanos.
A engenheira Elisane Bender de Freitas, vice-presidente de Urbanismo da ACIJS, destaca a importância do seminário para estimular gestores, profissionais e comunidade a pensar conjuntamente a importância do planejamento urbano, bem como debater os procedimentos, modos de operacionalização e alertar sobre a importância do urbanismo para a vida social e econômica das pessoas.
Em torno do tema “Da cidade que temos, à cidade que queremos”, o seminário abordará das 15h às 18 horas, como a tecnologia pode ser utilizada a favor da criação, no espaço urbano, de ambientes economicamente sustentáveis, funcionais e esteticamente agradáveis para a comunidade.
A partir das reflexões, o seminário quer ampliar o debate sobre questões importantes que acompanham o desenvolvimento das cidades como as consequências da falta de planejamento urbano e os perigos de legislações defasadas e desconectadas com a realidade do município; os riscos do espraiamento das cidades e seus efeitos como exclusão social; esvaziamento dos centros urbanos; a mobilidade urbana; importância do urbanismo para garantir serviços básicos como educação, saneamento e moradia; a indústria e o desenvolvimento urbano; utilização das áreas de APP (Áreas de Preservação Permanente); incentivos do comércio através do Planejamento Urbano; e o uso de transportes alternativos, entre outros pontos.
Duas Rodas celebra centenário e reafirma o orgulho de Jaraguá do Sul
Empresa comemora neste dia 1º de dezembro uma trajetória que a levou a ter operações em 8 países e exportar para mais de 70 países
Executivo e Legislativo apresentarão, dia 1º, resultados do ano no Encontro Empresarial da ACIJS
Evento tradicional de fim de ano no Centro Empresarial permite que a comunidade conheça as principais ações da Prefeitura e da Câmara de Vereadores
ACIJS elege nova diretoria para o período 2026-2027
Entre as diretrizes da nova gestão, ressaltados pelo presidente Francisco Tavares Junior, estão o compromisso da nova gestão com temas historicamente acompanhados pela entidade, como o crescimento regional sustentável e o fortalecimento da educação como caminho para o desenvolvimento das empresas e da comunidade
Sustentabilidade é desafio permanente da sociedade, afirmam especialistas no V Seminário Cidades Mais Saudáveis
Evento foi realizado em parceria com a Prefeitura e ACIJS, que é mantenedora do programa Jaraguá Mais Saudável
ACIJS e CDL são reconhecidas em solenidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Homenagem reconhece parceria da classe empresarial com as instituições de segurança
Seminário fortalece ações de promoção da saúde nas cidades
Em 2025, evento marca um novo momento: o de reconhecer o que já foi construído e refletir sobre os próximos passos do programa Jaraguá Mais Saudável