Seminário de Urbanismo discute planejamento e sustentabilidade das cidades
Questões que estão diretamente relacionadas com qualidade de vida nas cidades, como o planejamento, mobilidade e a sustentabilidade econômica, social e ambiental, estarão em pauta no 1º Seminário de Urbanismo, no dia 26, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.
Realização da ACIJS em parceria com o SEBRAE e CREA/SC, o evento propõe a abordagem de eixos centrais que norteiam o crescimento das cidades e os aspectos que impactam o desenvolvimento de áreas urbanas. A participação no seminário é aberta a profissionais das áreas de engenharia, arquitetura e demais segmentos que atuam em planejamento e gestão, empresários, estudantes e demais interessados no assunto.
As inscrições são solidárias, mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, e podem ser feitas no site www.acijs.com.br. Informações adicionais sobre a programação estão disponíveis pelo telefone (47) 98835-1316 e pelo e-mail eventos@acijs.com.br.
O evento tem o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas, Prefeitura e Associação de Engenheiros e Arquitetos de Jaraguá do Sul.
Nesta primeira edição, o Seminário de Urbanismo traz como convidados os especialistas Luciana Fonseca e Francisco Maraschim Zancan. Luciana Fonseca é sócia-fundadora e diretora do Instituto Cidades Responsivas e da Escola Livre de Arquitetura, de Porto Alegre; Francisco Zancan é arquiteto e urbanista formado pela UFRGS, com MBA em Marketing e Comunicação pela ESPM, fundador da Space Hunters, empresa que atua com localização estratégica e análise de impactos urbanos.
A engenheira Elisane Bender de Freitas, vice-presidente de Urbanismo da ACIJS, destaca a importância do seminário para estimular gestores, profissionais e comunidade a pensar conjuntamente a importância do planejamento urbano, bem como debater os procedimentos, modos de operacionalização e alertar sobre a importância do urbanismo para a vida social e econômica das pessoas.
Em torno do tema “Da cidade que temos, à cidade que queremos”, o seminário abordará das 15h às 18 horas, como a tecnologia pode ser utilizada a favor da criação, no espaço urbano, de ambientes economicamente sustentáveis, funcionais e esteticamente agradáveis para a comunidade.
A partir das reflexões, o seminário quer ampliar o debate sobre questões importantes que acompanham o desenvolvimento das cidades como as consequências da falta de planejamento urbano e os perigos de legislações defasadas e desconectadas com a realidade do município; os riscos do espraiamento das cidades e seus efeitos como exclusão social; esvaziamento dos centros urbanos; a mobilidade urbana; importância do urbanismo para garantir serviços básicos como educação, saneamento e moradia; a indústria e o desenvolvimento urbano; utilização das áreas de APP (Áreas de Preservação Permanente); incentivos do comércio através do Planejamento Urbano; e o uso de transportes alternativos, entre outros pontos.
Seminário fortalece ações de promoção da saúde nas cidades
Em 2025, evento marca um novo momento: o de reconhecer o que já foi construído e refletir sobre os próximos passos do programa Jaraguá Mais Saudável
Mutirão de Limpeza mobiliza voluntários em Jaraguá do Sul
Aberta à participação de toda a comunidade, ação busca valorizar os espaços públicos e fortalecer o orgulho de viver em Jaraguá do Sul.
Noite de reconhecimento aos Núcleos Empresariais da ACIJS
Moção de Aplausos representa o reconhecimento do Poder Legislativo à atuação dos Núcleos Empresariais em prol do desenvolvimento econômico e social do município
BR-280: obra do novo viaduto em Guaramirim prossegue
Última grande Obra de Arte Especial do projeto de duplicação do trecho estadual, expectativa do Governo do Estado é de conclusão do viaduto nos primeiros meses de 2026
Câmara de Vereadores homenageará Núcleos Empresariais da ACIJS
Reconhecimento com moção de aplausos aos Núcleos Empresariais acontece nesta quinta-feira, às 19 horas, no CEJAS. Evento é aberto à comunidade
ACIJS realiza, dia 27, assembleia de eleição de nova diretoria
Associados são convidados a partir da AGE que definirá novo período de gestão para a diretoria no biênio 2026-2027