Redução da Taxa Selic indica manutenção de expectativas positivas para a economia, avalia presidente da ACIJS

“Há sinalizações de que estes índices de desempenho da economia a partir do próximo ano sejam mais lineares apontando para cima”, afirma o presidente Anselmo Ramos
A decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central de cortar a taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto percentual, de 5,5% para 5% ao ano, em meio, é indicativo de confiança da classe empresarial quanto à retomada do crescimento econômico.
O presidente da ACIJS, Anselmo Luiz Jorge Ramos, avalia que a redução da taxa já era esperada, tendo como parâmetro que a inflação vem apresentando baixas e impondo juros baixos como forma de retomada do consumo.
Segundo ele, a manutenção da taxa Selic apontava para menos de 5% para este ano, o que confirma as expectativas que já vinham sendo traçadas por especialistas para o período, mas não causaria estranheza se chegasse a um índice ainda menor de até 4,5% ao final do ano, uma vez que os índices inflacionários também estão abaixo dos previstos.
“Por outro lado, índices de retomada de produção ainda estão abaixo das expectativas porque havia a perspectiva de um novo momento da economia, mas sem fatos concretos eles ainda não se confirmaram na velocidade desejada em relação ao cenário macroeconômico”, reitera Ramos.
O empresário lembra que a indústria começa a retomada de contratações, com o setor de serviços, mas o comércio ainda está apresentando resistências quanto a novas contratações. “Há sinalizações que estes índices de desempenho da economia a partir do próximo ano sejam mais lineares apontando para cima”, assinala, destacando que a recém aprovada reforma da previdência é outro fator indicativo de mudança dos cenários. Outra evidência é que o índice Bovespa que há um ano registrava um patamar de 25 mil pontos a menos do que se verifica hoje, e continua seguindo com uma expectativa de alta.
Taxa histórica
Com o novo anúncio de redução, a Selic atinge uma nova mínima histórica desde a criação do Copom em 1996. Este foi o terceiro corte seguido de 05,5 ponto e, conforme seu comunicado o comitê indicou que deverá fazer novo corte de igual tamanho em sua próxima reunião, a última deste ano, em 10 e 11 de dezembro. Com isto, os juros devem terminar 2019 em 4,5% ao ano.
Executivo e Legislativo apresentarão, dia 1º, resultados do ano no Encontro Empresarial da ACIJS
Evento tradicional de fim de ano no Centro Empresarial permite que a comunidade conheça as principais ações da Prefeitura e da Câmara de Vereadores
ACIJS elege nova diretoria para o período 2026-2027
Entre as diretrizes da nova gestão, ressaltados pelo presidente Francisco Tavares Junior, estão o compromisso da nova gestão com temas historicamente acompanhados pela entidade, como o crescimento regional sustentável e o fortalecimento da educação como caminho para o desenvolvimento das empresas e da comunidade
Sustentabilidade é desafio permanente da sociedade, afirmam especialistas no V Seminário Cidades Mais Saudáveis
Evento foi realizado em parceria com a Prefeitura e ACIJS, que é mantenedora do programa Jaraguá Mais Saudável
ACIJS e CDL são reconhecidas em solenidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Homenagem reconhece parceria da classe empresarial com as instituições de segurança
Seminário fortalece ações de promoção da saúde nas cidades
Em 2025, evento marca um novo momento: o de reconhecer o que já foi construído e refletir sobre os próximos passos do programa Jaraguá Mais Saudável
Mutirão de Limpeza mobiliza voluntários em Jaraguá do Sul
Aberta à participação de toda a comunidade, ação busca valorizar os espaços públicos e fortalecer o orgulho de viver em Jaraguá do Sul.