Seja um associado
Notícias

Fique bem informado

Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 13/09/2018
Compartilhe:

Programa “Jaraguá Mais Saudável” quer elevar indicadores de qualidade de vida e longevidade

Parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina, ACIJS e Prefeitura, o programa “Jaraguá Mais Saudável” foi apresentado na manhã desta quinta-feira (13) durante café da manhã que reuniu lideranças no auditório do SESI.

Trata-se de uma iniciativa pioneira no Estado com o objetivo de elevar indicadores de qualidade de vida que, a longo prazo, pode resultar em uma população mais longeva, como resultado de ações focadas no estímulo a práticas saudáveis.

A divulgação do programa contou com a presença do presidente da FIESC, Mário Cezar de Aguiar, e do superintendente do SESI em Santa Catarina, Fabrizio Machado Pereira.

 

“O trabalho a que essas entidades se propõem envolve um conjunto de atividades coletivas e individuais de promoção da saúde e da qualidade de vida. As ações compreendem o monitoramento de indicadores municipais de saúde e a ampla disseminação de informações sobre o tema, para embasar decisões e estratégias a serem adotadas pelas empresas, poder público e também pelos cidadãos”
Mário Cezar de Aguiar, presidente da FIESC, ressaltando a união de segmentos organizados em torno do propósito de criar as condições apropriadas para que a população de Jaraguá do Sul tenha uma vida mais saudável.

 

Conforme o diretor regional do SESI, Jefferson Galdino, o programa vem mobilizando as entidades há algum tempo e tem previsão de 4 anos para estar totalmente implementado.

“Percebemos que a cidade já concentra uma série de ações que precisam tão somente serem organizadas de maneira articulada. A ideia é engajar as pessoas e valorizar as boas práticas, em torno de hábitos saudáveis, e que isto reflita numa cidade que possa ser referência quando se fala em qualidade de vida”.

 

“É uma proposta colaborativa em que toda a sociedade poderá contribuir com sugestões, mas também ajudando a disseminar o conceito que o programa quer alcançar”
Jefferson Galdino, diretor regional do SESI, destacando a importância do envolvimento da comunidade.

 

A partir do envolvimento de um pequeno comitê que nos últimos meses definiu o conceito e a identidade visual do programa – doação do artista plástico Luciano Martins -, o “Jaraguá Mais Saudável” inicia uma etapa de sensibilização de lideranças, até a apresentação oficial à comunidade no primeiro semestre de 2019.

A partir do projeto-piloto, a ideia poderá ser levada pelo SESI a outras regiões de Santa Catarina com a denominação “Cidade Mais Saudável”.

“O que está sendo construído é um programa que tem a sua base na comunidade, em que pese considerar um modelo internacional, que está sendo pensado e planejado em Jaraguá do Sul”, disse Fabrizio Machado Pereira.

Giuliano Donini, ex-presidente da ACIJS e conselheiro estadual do SESI, acredita que a motivação e envolvimento da comunidade se dará na medida em que os benefícios forem percebidos.

“Quando se entende a iniciativa sob a perspectiva de uma visão sistêmica na qual as pessoas se percebem envolvidas com o objetivo maior do programa, independente do segmento que se represente e pensando coletivamente este engajamento acontece de fato”
Giuliano Donini, ex-presidente da ACIJS e conselheiro do SESI/SC, assinalando a importância da sociedade perceber os benefícios da iniciativa e se engajar

 

O presidente da ACIJS, Anselmo Ramos, diz que a entidade atuará no sentido de mobilizar o setor produtivo, e reforça a importância de o poder público pensar o programa como ação de Estado e não de governo.

“Historicamente a classe empresarial sempre esteve alinhada ao propósito de termos uma comunidade que busque o melhor para a cidade. Temos naturalmente um ambiente propício para o sucesso desta aliança de entidades, trabalhando para que este possa ser um projeto de Estado e não de governo, de maneira que ele não seja interrompido por uma mudança de administração e sim perdure como um projeto da comunidade”
Anselmo Ramos, presidente da ACIJS, salientando a necessidade do projeto ser assumido pelo poder público como projeto de Estado.

Para marcar o lançamento do programa, foi assinado um Protocolo de Intenções entre ACIJS, Prefeitura e SESI com o objetivo de colaboração mútua no sentido de buscar o engajamento de outros setores da comunidade.

Compartilhe:
Notícias relacionadas
ACIJS e Prefeitura alinham demandas prioritárias para o município
Associativismo

ACIJS e Prefeitura alinham demandas prioritárias para o município

Diretoria da entidade se reuniu com o prefeito Jair Franzner para acompanhar o andamento de pleitos estratégicos para o crescimento sustentável da cidade

Leia mais
Entidades empresariais apresentam pleitos do Voz Única estadual, dia 20, em Guaramirim
Associativismo

Entidades empresariais apresentam pleitos do Voz Única estadual, dia 20, em Guaramirim

Classe Empresarial vê o movimento como estratégico para o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina, a partir da junção de esforços entre sociedade civil, poder público e entidades organizadas

Leia mais
Com empregabilidade em alta, Jaraguá do Sul intensifica qualificação de trabalhadores
Associativismo

Com empregabilidade em alta, Jaraguá do Sul intensifica qualificação de trabalhadores

Programa Qualifica forma mais de 100 alunos em meio ao avanço no estoque de empregos formais, que já ultrapassa a marca de 75 mil postos no município, fortalecendo parcerias na comunidade

Leia mais
CEME Conecta reúne lideranças femininas em Jaraguá do Sul para debater empreendedorismo e governança
Associativismo

CEME Conecta reúne lideranças femininas em Jaraguá do Sul para debater empreendedorismo e governança

Evento itinerante do Conselho Estadual de Mulheres Empresárias reuniu líderes de Santa Catarina em agenda que abordou temas como sucessão familiar e a evolução da presença feminina nos negócios

Leia mais
Jaraguá do Sul recebe CEME Conecta, evento estadual que reúne lideranças femininas para debater sucessão empresarial e inovação
Associativismo

Jaraguá do Sul recebe CEME Conecta, evento estadual que reúne lideranças femininas para debater sucessão empresarial e inovação

Com o tema “Mulheres que fazem a diferença: Transcendendo gerações”, encontro no Centro Empresarial reunirá lideranças de diversas regiões de Santa Catarina em ampla programação de palestras, painéis e visitas técnicas

Leia mais
Fundação Empreender organiza Missão Empresarial ao Paraguai
Associativismo

Fundação Empreender organiza Missão Empresarial ao Paraguai

Participe das atividades da ACIJS e conecte suas redes de relacionamento, melhorando a competitividade e ampliando as oportunidades de negócios no ecossistema empresarial. Confira a agenda de Núcleos da entidade.

Leia mais
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.