Notícias 13 set, 18

Parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina, ACIJS e Prefeitura, o programa “Jaraguá Mais Saudável” foi apresentado na […]

Programa “Jaraguá Mais Saudável” quer elevar indicadores de qualidade de vida e longevidade

Parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina, ACIJS e Prefeitura, o programa “Jaraguá Mais Saudável” foi apresentado na manhã desta quinta-feira (13) durante café da manhã que reuniu lideranças no auditório do SESI.

Trata-se de uma iniciativa pioneira no Estado com o objetivo de elevar indicadores de qualidade de vida que, a longo prazo, pode resultar em uma população mais longeva, como resultado de ações focadas no estímulo a práticas saudáveis.

A divulgação do programa contou com a presença do presidente da FIESC, Mário Cezar de Aguiar, e do superintendente do SESI em Santa Catarina, Fabrizio Machado Pereira.

 

“O trabalho a que essas entidades se propõem envolve um conjunto de atividades coletivas e individuais de promoção da saúde e da qualidade de vida. As ações compreendem o monitoramento de indicadores municipais de saúde e a ampla disseminação de informações sobre o tema, para embasar decisões e estratégias a serem adotadas pelas empresas, poder público e também pelos cidadãos”
Mário Cezar de Aguiar, presidente da FIESC, ressaltando a união de segmentos organizados em torno do propósito de criar as condições apropriadas para que a população de Jaraguá do Sul tenha uma vida mais saudável.

 

Conforme o diretor regional do SESI, Jefferson Galdino, o programa vem mobilizando as entidades há algum tempo e tem previsão de 4 anos para estar totalmente implementado.

“Percebemos que a cidade já concentra uma série de ações que precisam tão somente serem organizadas de maneira articulada. A ideia é engajar as pessoas e valorizar as boas práticas, em torno de hábitos saudáveis, e que isto reflita numa cidade que possa ser referência quando se fala em qualidade de vida”.

 

“É uma proposta colaborativa em que toda a sociedade poderá contribuir com sugestões, mas também ajudando a disseminar o conceito que o programa quer alcançar”
Jefferson Galdino, diretor regional do SESI, destacando a importância do envolvimento da comunidade.

 

A partir do envolvimento de um pequeno comitê que nos últimos meses definiu o conceito e a identidade visual do programa – doação do artista plástico Luciano Martins -, o “Jaraguá Mais Saudável” inicia uma etapa de sensibilização de lideranças, até a apresentação oficial à comunidade no primeiro semestre de 2019.

A partir do projeto-piloto, a ideia poderá ser levada pelo SESI a outras regiões de Santa Catarina com a denominação “Cidade Mais Saudável”.

“O que está sendo construído é um programa que tem a sua base na comunidade, em que pese considerar um modelo internacional, que está sendo pensado e planejado em Jaraguá do Sul”, disse Fabrizio Machado Pereira.

Giuliano Donini, ex-presidente da ACIJS e conselheiro estadual do SESI, acredita que a motivação e envolvimento da comunidade se dará na medida em que os benefícios forem percebidos.

“Quando se entende a iniciativa sob a perspectiva de uma visão sistêmica na qual as pessoas se percebem envolvidas com o objetivo maior do programa, independente do segmento que se represente e pensando coletivamente este engajamento acontece de fato”
Giuliano Donini, ex-presidente da ACIJS e conselheiro do SESI/SC, assinalando a importância da sociedade perceber os benefícios da iniciativa e se engajar

 

O presidente da ACIJS, Anselmo Ramos, diz que a entidade atuará no sentido de mobilizar o setor produtivo, e reforça a importância de o poder público pensar o programa como ação de Estado e não de governo.

“Historicamente a classe empresarial sempre esteve alinhada ao propósito de termos uma comunidade que busque o melhor para a cidade. Temos naturalmente um ambiente propício para o sucesso desta aliança de entidades, trabalhando para que este possa ser um projeto de Estado e não de governo, de maneira que ele não seja interrompido por uma mudança de administração e sim perdure como um projeto da comunidade”
Anselmo Ramos, presidente da ACIJS, salientando a necessidade do projeto ser assumido pelo poder público como projeto de Estado.

Para marcar o lançamento do programa, foi assinado um Protocolo de Intenções entre ACIJS, Prefeitura e SESI com o objetivo de colaboração mútua no sentido de buscar o engajamento de outros setores da comunidade.



Confira as

Últimas notícias

Estudo mostra que o Norte segue como importante motor econômico de SC

Plenária realizada pela FACISC em Garuva reuniu representantes das 10 associações empresariais para atualização de informações para o fortalecimento do associativismo regional

Seminário propõe reflexões para o planejamento urbanístico da cidade

Evento foi a primeira atividade do GT de Urbanismo do Comitê de Desenvolvimento Econômico, integrando as entidades e poder público no debate de grandes temas para discutir o futuro da cidade

Com corte nos recursos, ACIJS também manifesta preocupação com duplicação da BR-280

Entidade teme atraso ainda maior da obra e defende celeridade de trechos adiantados, beneficiando o fluxo de veículos onde é possível liberar a circulação de veículos em pontos já duplicados

Estado quer integração com setor produtivo e municípios para avanço da inovação

Objetivo do programa é tornar SC referência em inovação e ampliar o potencial de criação de novos negócios, geração de empregos e riquezas para o estado

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Confira as atividades de Núcleos Empresariais e participe do fortalecimento do ecossistema empresarial de Jaraguá do Sul e região

ACIJS, Novale e Governo do Estado apresentam à classe empresarial, dia 25, o programa SC Mais Inovação

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, detalhará plano para tornar estado referência no setor

Seminário de Urbanismo discute planejamento e sustentabilidade das cidades

Em torno do tema “Da cidade que temos, à cidade que queremos”, evento propõe olhar sobre a importância do planejamento para o desenvolvimento sustentável do município

ACIJS inicia campanha para impulsionar negócios a empresas de Jaraguá do Sul

Ação tem como foco mostrar como o associativismo pode tornar os empreendimentos mais sustentáveis e competitivos no mercado

Núcleo de Negócios Internacionais debate desafios e oportunidades no mercado externo

Evento aborda tema bastante atual que traz reflexos nas atividades de empresas que mantém negócios no exterior ou que buscam oportunidades de inserção no mercado global

BR-280: Obras no Viaduto da Mannes seguem cronograma no trecho estadualizado

Conforme a equipe da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, obras no trecho seguem o cronograma definido pelo Governo do Estado. No trecho federal, o DNIT também informa que os serviços avançam no lote 2.1

whatsapp
You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar