Criado em 1988, o Prodec – Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense passa a contemplar projetos da indústria que cumpram metas estabelecidas na agenda ESG e voltados à inovação.
A informação foi repassada a empresas durante encontro de lideranças regionais no CEJAS – Centro Empresarial de Jaraguá, em evento da FIESC com apoio da ACIJS, por Anderson Anthony Linzmeyer, diretor da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço.
O objetivo do Governo do Estado, explicou, é estimular as empresas de Santa Catarina à adoção de boas práticas, que atendam compromissos globais de sustentabilidade ambiental e social, e de governança, e que desenvolvam projetos inovadores.
As empresas podem contar com os recursos em financiamentos e a postergação de percentual pré-determinado sobre o valor do ICMS a ser gerado pelo novo projeto, desde que atenda as premissas definidas pelo programa – mais informações estão disponíveis no portal www.sc.gov.br.
A presidente da ACIJS Ana Clara Franzner Chiodini e o vice-presidente da FIESC no Vale do Itapocu, Célio Bayer, participaram do encontro com o objetivo de apresentar oportunidades por meio de iniciativas que possam facilitar o acesso ao crédito.
Com benefícios de incentivos, principalmente as micro e pequenas empresas podem melhorar a produtividade e ter melhores resultados nos mercados em que atuam. Programas que levem à melhoria da qualificação e incentivem o desenvolvimento da inovação ajudam a competitividade da indústria em todas as cadeias produtivas.
Ainda recentemente, o Governo do Estado aprovou projetos em programas como o Prodec e o Pró-Emprego para investimentos de empresas de quase R$ 830 milhões, que devem gerar cerca de 2,5 mil empregos diretos e indiretos em Santa Catarina. Desde o início do ano, os recursos totalizam R$ 6,9 bilhões e vão repercutir em 8,1 mil novas oportunidades de trabalho aos catarinenses, segundo informações das secretarias da Fazenda e da Indústria, Comércio e Serviços.