Notícias 29 abr, 22

Objetivo do encontro foi estreitar relacionamento da autarquia federal com o setor produtivo e apresentar estrutura do Inmetro

Presidente do Inmetro se reúne com lideranças, na ACIJS, e relata ações

A diretoria da ACIJS recebeu na tarde desta quinta-feira(28), a visita do presidente do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia Heleno Guerson de Oliveira Junior, complementando agenda que o executivo cumpria com diretores da autarquia na região.

No Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, o presidente do Inmetro conversou com representantes de empresas, esclarecendo dúvidas sobre processos que fazem parte da rotina do órgão, vinculado ao Ministério da Economia e responsável por executar políticas nacionais de metrologia, fiscalizar o cumprimento de normas técnicas, métodos e instrumentos de medição de produtos industriais e de equipamentos utilizados na comercialização pelo varejo.

Participaram do encontro, além da presidente Ana Clara Franzner Chiodini e do vice-presidente de Articulação Institucional da entidade, Daniel Marteleto Godinho, lideranças empresariais e profissionais ligadas a empresas com relacionamento com o Inmetro. O presidente do Inmetro esteve acompanhado de Iakyra B Couceiro (diretora de Metrologia Científica e Tecnologia), Periceles José Vieira Vianna (diretor de Metrologia Legal) e Leililene Antunes Soares (chefia de Gabinete).

Foco da atuação, explicou o presidente do Inmetro (ao centro) é atuar com setor produtivo para que entrega de produtos e serviços da indústria e do comércio assegurem qualidade ao consumidor foto de Caroline Stinghen

Na reunião, foram detalhadas a estrutura de funcionamento do Inmetro e como a autarquia vem conduzindo a atuação no sentido de assegurar a qualidade dos serviços. “A palavra que mede a atuação do Inmetro é qualidade, e todas as ações são direcionados no sentido de dar suporte para que as empresas atendam os requisitos dentro das normas e regulações legais. O desenvolvimento econômico do País passa por um sistema de qualidade eficiente e o Inmetro trabalha em parceria com a indústria e o varejo para que os produtos e serviços tenham qualidade e respeitem o consumidor”, salientou Heleno Guerson de Oliveira Junior.

Nesse sentido, além de investimentos em tecnologia e em recursos para dar celeridade e eficiência no atendimento a demandas das empresas, comprometidos por conta da pandemia, uma das metas é a implementação do modelo regulatório lançado em fevereiro deste ano.

Segundo o presidente do Inmetro, trata-se de um documento com regras alinhadas às melhores práticas de regulamentação e fiscalização internacionais, compatíveis com a Lei de Liberdade Econômica e com a nova ordem econômica global da Indústria 4.0. Esse é o primeiro modelo regulatório formal instituído pelo órgão, o que representa um instrumento de governança e responsabilização da própria atuação do órgão. O modelo regulatório estabelece, entre outras medidas, regulamentos mais abrangentes, flexibilidade, foco em resultado e fiscalização baseada em recursos tecnológicos.

O Inmetro estabeleceu o prazo de cinco anos para que a implementação do modelo ocorra de forma gradual, segura e eficaz. “Uma das metas é revisar e modernizar os regulamentos, o que já foi possível com a redução em 60% dos 660 regulamentos de conformidade e de medidas regulatórias que em muitos casos já não fazia sentido serem mantidos”, assinala.

Para isso além de um Comitê de Governança, com representação do Estado e da sociedade civil, que define diretrizes e acompanha o trabalho a ser realizado pelo instituto, um dos objetivos é estreitar o relacionamento com o setor produtivo, com acesso direto ao órgão por meio do site https://www.gov.br/inmetro.

A presidente da ACIJS e CEJAS, Ana Clara Franzner Chiodini, e o vice-presidente Daniel Godinho ressaltaram a importância de se estabelecer um canal de diálogo mais acessível, agilizando o esclarecimento de dúvidas e garantindo mais segurança para as empresas nas demandas do setor.