Notícias 29 abr, 22

Objetivo do encontro foi estreitar relacionamento da autarquia federal com o setor produtivo e apresentar estrutura do Inmetro

Presidente do Inmetro se reúne com lideranças, na ACIJS, e relata ações

A diretoria da ACIJS recebeu na tarde desta quinta-feira(28), a visita do presidente do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia Heleno Guerson de Oliveira Junior, complementando agenda que o executivo cumpria com diretores da autarquia na região.

No Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, o presidente do Inmetro conversou com representantes de empresas, esclarecendo dúvidas sobre processos que fazem parte da rotina do órgão, vinculado ao Ministério da Economia e responsável por executar políticas nacionais de metrologia, fiscalizar o cumprimento de normas técnicas, métodos e instrumentos de medição de produtos industriais e de equipamentos utilizados na comercialização pelo varejo.

Participaram do encontro, além da presidente Ana Clara Franzner Chiodini e do vice-presidente de Articulação Institucional da entidade, Daniel Marteleto Godinho, lideranças empresariais e profissionais ligadas a empresas com relacionamento com o Inmetro. O presidente do Inmetro esteve acompanhado de Iakyra B Couceiro (diretora de Metrologia Científica e Tecnologia), Periceles José Vieira Vianna (diretor de Metrologia Legal) e Leililene Antunes Soares (chefia de Gabinete).

Foco da atuação, explicou o presidente do Inmetro (ao centro) é atuar com setor produtivo para que entrega de produtos e serviços da indústria e do comércio assegurem qualidade ao consumidor foto de Caroline Stinghen

Na reunião, foram detalhadas a estrutura de funcionamento do Inmetro e como a autarquia vem conduzindo a atuação no sentido de assegurar a qualidade dos serviços. “A palavra que mede a atuação do Inmetro é qualidade, e todas as ações são direcionados no sentido de dar suporte para que as empresas atendam os requisitos dentro das normas e regulações legais. O desenvolvimento econômico do País passa por um sistema de qualidade eficiente e o Inmetro trabalha em parceria com a indústria e o varejo para que os produtos e serviços tenham qualidade e respeitem o consumidor”, salientou Heleno Guerson de Oliveira Junior.

Nesse sentido, além de investimentos em tecnologia e em recursos para dar celeridade e eficiência no atendimento a demandas das empresas, comprometidos por conta da pandemia, uma das metas é a implementação do modelo regulatório lançado em fevereiro deste ano. 

Segundo o presidente do Inmetro, trata-se de um documento com regras alinhadas às melhores práticas de regulamentação e fiscalização internacionais, compatíveis com a Lei de Liberdade Econômica e com a nova ordem econômica global da Indústria 4.0. Esse é o primeiro modelo regulatório formal instituído pelo órgão, o que representa um instrumento de governança e responsabilização da própria atuação do órgão. O modelo regulatório estabelece, entre outras medidas, regulamentos mais abrangentes, flexibilidade, foco em resultado e fiscalização baseada em recursos tecnológicos.

O Inmetro estabeleceu o prazo de cinco anos para que a implementação do modelo ocorra de forma gradual, segura e eficaz. “Uma das metas é revisar e modernizar os regulamentos, o que já foi possível com a redução em 60% dos 660 regulamentos de conformidade e de medidas regulatórias que em muitos casos já não fazia sentido serem mantidos”, assinala.

Para isso além de um Comitê de Governança, com representação do Estado e da sociedade civil, que define diretrizes e acompanha o trabalho a ser realizado pelo instituto, um dos objetivos é estreitar o relacionamento com o setor produtivo, com acesso direto ao órgão por meio do site https://www.gov.br/inmetro.

A presidente da ACIJS e CEJAS, Ana Clara Franzner Chiodini, e o vice-presidente Daniel Godinho ressaltaram a importância de se estabelecer um canal de diálogo mais acessível, agilizando o esclarecimento de dúvidas e garantindo mais segurança para as empresas nas demandas do setor.



Confira as

Últimas notícias

Jaraguá busca suporte da Celesc à inovação

Objetivo do encontro foi alinhar as estratégias com foco na tecnologia e inovação à ações de infraestrutura sob responsabilidade do governo estadual

Núcleo do Voluntariado Corporativo ACIJS inicia campanha “Aqueça o coração”

Objetivo é incentivar a solidariedade ajudando na doação de agasalhos para quem precisa diante do frio

Cenário atual traz incertezas sobre as eleições, diz economista no Encontro Empresarial ACIJS

Evento marcou os 103 anos da Rede OCP de Comunicação

ACIJS avalia que novo aumento da Taxa Selic pode inibir investimentos

Entidades expõem preocupação com o novo ajuste anunciado pelo Comitê de Política Monetária

Empreendedores compartilham sucesso de programa de mentoria ACIJS

Encontro do Núcleo de Jovens Empreendedores deu oportunidade a troca de experiências e ganhos com programa de Mentoria

Audiência pública debate oportunidades de aprendizagem a menores

Evento trouxe esclarecimentos sobre a importância social do programa "Trabalhando Juntos"

Seminário evidencia iniciativas para tornar cidades mais inteligentes e sustentáveis

Evento mostrou a importância de qualificar projetos para tornar cidades mais saudáveis e com desenvolvimento sustentável

Núcleo de Voluntariado Corporativo lança campanha solidária de doação de lacres

Pontos de coleta na recepção do CEJAS e nas empresas nucleadas querem estimular participação da comunidade

Economista Roberto Padovani fala sobre cenário econômico e impactos na eleição, dia 10, na ACIJS

Evento é gratuito e aberto à comunidade, com inscrições pelo portal In Rede [www.acijs.com.br]

Presidente do Inmetro se reúne com lideranças, na ACIJS, e relata ações

Objetivo do encontro foi estreitar relacionamento da autarquia federal com o setor produtivo e apresentar estrutura do Inmetro

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar