Notícias 02 maio, 22

Evento é gratuito e aberto à comunidade, com inscrições pelo portal In Rede [www.acijs.com.br]

Economista Roberto Padovani fala sobre cenário econômico e impactos na eleição, dia 10, na ACIJS

A segunda edição do Encontro Empresarial ACIJS, no próximo dia 10 (terça-feira) vai contar com a presença do economista Roberto Padovani, abordando como tema o cenário econômico e os seus impactos na eleição presidencial.

Evento em parceria com o OCP News, que na data comemora 103 anos de fundação e um dos jornais mais longevos de Santa Catarina, ocorrerá no Centro Empresarial, a partir das 18h30min. A participação é gratuita, com confirmações pelo portal In Rede [ www.acijs.com.br ]. Informações pelo e-mail eventos@acijs.com.br e pelo telefone (47) 98835-1316.

Roberto Padovani é economista-chefe do BV e um dos mais conceituados analistas sobre os cenários nacional e internacional e seus reflexos no mercado. Antes de iniciar a atuação no BV em 2011, fez parte do time global do Banco WestLB, sendo responsável pela América Latina. Também foi sócio por 10 anos da Tendências Consultoria e assessor do Ministério da Fazenda durante o Plano Real. Formado em Economia pela Universidade de São Paulo, em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Padovani é ainda mestre em Economia pela mesma FGV.

Em recente análise sobre a atual conjuntura global, ressaltou que o conflito armado entre a Ucrânia e a Rússia trará consequências pesadas para o mundo, em especial, para o Brasil, que se encontra mais vulnerável a choques externos. O crescimento econômico no país já está baixo e a inflação, alta, rodando na casa de 10% ao ano. Dependendo da duração da guerra, esse quadro tende a piorar, pois atingirá a cadeia global de produção. Ou seja, poderá haver escassez de mercadorias, o que sempre resulta em preços mais altos. “É um custo espalhado por todo o planeta, todo mundo deve pagar a conta”, avaliou em reportagem ao jornal O Correio Braziliense, ainda em março.

Para ele, o Brasil está sem margem de manobra para lidar com choques externos. A carga tributária atingiu o limite, a arrecadação extra que houve no ano passado teve a ver com a inflação alta, os juros continuarão subindo, empurrando a dívida pública para cima. Ele ressalta, ainda, que a proximidade das eleições tornará mais difícil a aprovação de reformas como a administrativa, que poderiam resolver parte dos problemas da estrutura dos gastos públicos. “Essa indefinição aumenta o ambiente de incertezas, leva a mais imprevisibilidade e, portanto, acaba penalizando o país”, destaca Padovani.



Confira as

Últimas notícias

Jaraguá busca suporte da Celesc à inovação

Objetivo do encontro foi alinhar as estratégias com foco na tecnologia e inovação à ações de infraestrutura sob responsabilidade do governo estadual

Núcleo do Voluntariado Corporativo ACIJS inicia campanha “Aqueça o coração”

Objetivo é incentivar a solidariedade ajudando na doação de agasalhos para quem precisa diante do frio

Cenário atual traz incertezas sobre as eleições, diz economista no Encontro Empresarial ACIJS

Evento marcou os 103 anos da Rede OCP de Comunicação

ACIJS avalia que novo aumento da Taxa Selic pode inibir investimentos

Entidades expõem preocupação com o novo ajuste anunciado pelo Comitê de Política Monetária

Empreendedores compartilham sucesso de programa de mentoria ACIJS

Encontro do Núcleo de Jovens Empreendedores deu oportunidade a troca de experiências e ganhos com programa de Mentoria

Audiência pública debate oportunidades de aprendizagem a menores

Evento trouxe esclarecimentos sobre a importância social do programa "Trabalhando Juntos"

Seminário evidencia iniciativas para tornar cidades mais inteligentes e sustentáveis

Evento mostrou a importância de qualificar projetos para tornar cidades mais saudáveis e com desenvolvimento sustentável

Núcleo de Voluntariado Corporativo lança campanha solidária de doação de lacres

Pontos de coleta na recepção do CEJAS e nas empresas nucleadas querem estimular participação da comunidade

Economista Roberto Padovani fala sobre cenário econômico e impactos na eleição, dia 10, na ACIJS

Evento é gratuito e aberto à comunidade, com inscrições pelo portal In Rede [www.acijs.com.br]

Presidente do Inmetro se reúne com lideranças, na ACIJS, e relata ações

Objetivo do encontro foi estreitar relacionamento da autarquia federal com o setor produtivo e apresentar estrutura do Inmetro

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar