Presidente do Inmetro se reúne com lideranças, na ACIJS, e relata ações
A diretoria da ACIJS recebeu na tarde desta quinta-feira(28), a visita do presidente do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia Heleno Guerson de Oliveira Junior, complementando agenda que o executivo cumpria com diretores da autarquia na região.
No Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, o presidente do Inmetro conversou com representantes de empresas, esclarecendo dúvidas sobre processos que fazem parte da rotina do órgão, vinculado ao Ministério da Economia e responsável por executar políticas nacionais de metrologia, fiscalizar o cumprimento de normas técnicas, métodos e instrumentos de medição de produtos industriais e de equipamentos utilizados na comercialização pelo varejo.
Participaram do encontro, além da presidente Ana Clara Franzner Chiodini e do vice-presidente de Articulação Institucional da entidade, Daniel Marteleto Godinho, lideranças empresariais e profissionais ligadas a empresas com relacionamento com o Inmetro. O presidente do Inmetro esteve acompanhado de Iakyra B Couceiro (diretora de Metrologia Científica e Tecnologia), Periceles José Vieira Vianna (diretor de Metrologia Legal) e Leililene Antunes Soares (chefia de Gabinete).

Na reunião, foram detalhadas a estrutura de funcionamento do Inmetro e como a autarquia vem conduzindo a atuação no sentido de assegurar a qualidade dos serviços. “A palavra que mede a atuação do Inmetro é qualidade, e todas as ações são direcionados no sentido de dar suporte para que as empresas atendam os requisitos dentro das normas e regulações legais. O desenvolvimento econômico do País passa por um sistema de qualidade eficiente e o Inmetro trabalha em parceria com a indústria e o varejo para que os produtos e serviços tenham qualidade e respeitem o consumidor”, salientou Heleno Guerson de Oliveira Junior.
Nesse sentido, além de investimentos em tecnologia e em recursos para dar celeridade e eficiência no atendimento a demandas das empresas, comprometidos por conta da pandemia, uma das metas é a implementação do modelo regulatório lançado em fevereiro deste ano.
Segundo o presidente do Inmetro, trata-se de um documento com regras alinhadas às melhores práticas de regulamentação e fiscalização internacionais, compatíveis com a Lei de Liberdade Econômica e com a nova ordem econômica global da Indústria 4.0. Esse é o primeiro modelo regulatório formal instituído pelo órgão, o que representa um instrumento de governança e responsabilização da própria atuação do órgão. O modelo regulatório estabelece, entre outras medidas, regulamentos mais abrangentes, flexibilidade, foco em resultado e fiscalização baseada em recursos tecnológicos.
O Inmetro estabeleceu o prazo de cinco anos para que a implementação do modelo ocorra de forma gradual, segura e eficaz. “Uma das metas é revisar e modernizar os regulamentos, o que já foi possível com a redução em 60% dos 660 regulamentos de conformidade e de medidas regulatórias que em muitos casos já não fazia sentido serem mantidos”, assinala.
Para isso além de um Comitê de Governança, com representação do Estado e da sociedade civil, que define diretrizes e acompanha o trabalho a ser realizado pelo instituto, um dos objetivos é estreitar o relacionamento com o setor produtivo, com acesso direto ao órgão por meio do site https://www.gov.br/inmetro.
A presidente da ACIJS e CEJAS, Ana Clara Franzner Chiodini, e o vice-presidente Daniel Godinho ressaltaram a importância de se estabelecer um canal de diálogo mais acessível, agilizando o esclarecimento de dúvidas e garantindo mais segurança para as empresas nas demandas do setor.

Estudo da FIESC mostra efeitos do tarifaço na economia de SC
Cenário mais provável aponta recuo de R$ 1,2 bilhão no PIB de SC, perda de 20 mil empregos e de R$ 171,9 milhões no ICMS. Diversificação industrial de Jaraguá do Sul ajuda a reduzir impactos maiores na região, mas cenário segue monitorado pela Prefeitura

Jaraguá do Sul inicia obras da nova Central Regional de Videomonitoramento da Polícia Militar
Reforma do imóvel que já foi a sede da ACIJS foi oficialmente anunciada no dia 7 de julho, e deverá estar concluída num prazo de 300 dias

Jaraguá do Sul intensifica campanha de vacinação contra o sarampo
Campanha tem como um dos focos prioritários trabalhadores da região

Jaraguá do Sul promove Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitados
Programação da Semana Inclusiva tem como foco mobilizar a sociedade em torno do assunto e motivar empresas para a ampliação das oportunidades de inserção de pessoas com deficiência no mundo do trabalho

Jaraguá do Sul em contagem regressiva para o maior evento empresarial da região
Para quem busca atualização estratégica, inspiração e conexões de alto nível, o Summit Empresarial ACIJS é uma oportunidade imperdível. Evento, que acontece dia 24, tem poucas vagas disponíveis

Núcleo de Automecânicas realiza inspeção veicular gratuita, dia 20, em Jaraguá do Sul
Ação também tem caráter solidário e participantes podem colaborar com a doação de 1 quilo de alimento não perecível, recebendo em troca o check list de mais de 60 itens do veículo