Presidente do Inmetro se reúne com lideranças, na ACIJS, e relata ações
A diretoria da ACIJS recebeu na tarde desta quinta-feira(28), a visita do presidente do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia Heleno Guerson de Oliveira Junior, complementando agenda que o executivo cumpria com diretores da autarquia na região.
No Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, o presidente do Inmetro conversou com representantes de empresas, esclarecendo dúvidas sobre processos que fazem parte da rotina do órgão, vinculado ao Ministério da Economia e responsável por executar políticas nacionais de metrologia, fiscalizar o cumprimento de normas técnicas, métodos e instrumentos de medição de produtos industriais e de equipamentos utilizados na comercialização pelo varejo.
Participaram do encontro, além da presidente Ana Clara Franzner Chiodini e do vice-presidente de Articulação Institucional da entidade, Daniel Marteleto Godinho, lideranças empresariais e profissionais ligadas a empresas com relacionamento com o Inmetro. O presidente do Inmetro esteve acompanhado de Iakyra B Couceiro (diretora de Metrologia Científica e Tecnologia), Periceles José Vieira Vianna (diretor de Metrologia Legal) e Leililene Antunes Soares (chefia de Gabinete).

Na reunião, foram detalhadas a estrutura de funcionamento do Inmetro e como a autarquia vem conduzindo a atuação no sentido de assegurar a qualidade dos serviços. “A palavra que mede a atuação do Inmetro é qualidade, e todas as ações são direcionados no sentido de dar suporte para que as empresas atendam os requisitos dentro das normas e regulações legais. O desenvolvimento econômico do País passa por um sistema de qualidade eficiente e o Inmetro trabalha em parceria com a indústria e o varejo para que os produtos e serviços tenham qualidade e respeitem o consumidor”, salientou Heleno Guerson de Oliveira Junior.
Nesse sentido, além de investimentos em tecnologia e em recursos para dar celeridade e eficiência no atendimento a demandas das empresas, comprometidos por conta da pandemia, uma das metas é a implementação do modelo regulatório lançado em fevereiro deste ano.
Segundo o presidente do Inmetro, trata-se de um documento com regras alinhadas às melhores práticas de regulamentação e fiscalização internacionais, compatíveis com a Lei de Liberdade Econômica e com a nova ordem econômica global da Indústria 4.0. Esse é o primeiro modelo regulatório formal instituído pelo órgão, o que representa um instrumento de governança e responsabilização da própria atuação do órgão. O modelo regulatório estabelece, entre outras medidas, regulamentos mais abrangentes, flexibilidade, foco em resultado e fiscalização baseada em recursos tecnológicos.
O Inmetro estabeleceu o prazo de cinco anos para que a implementação do modelo ocorra de forma gradual, segura e eficaz. “Uma das metas é revisar e modernizar os regulamentos, o que já foi possível com a redução em 60% dos 660 regulamentos de conformidade e de medidas regulatórias que em muitos casos já não fazia sentido serem mantidos”, assinala.
Para isso além de um Comitê de Governança, com representação do Estado e da sociedade civil, que define diretrizes e acompanha o trabalho a ser realizado pelo instituto, um dos objetivos é estreitar o relacionamento com o setor produtivo, com acesso direto ao órgão por meio do site https://www.gov.br/inmetro.
A presidente da ACIJS e CEJAS, Ana Clara Franzner Chiodini, e o vice-presidente Daniel Godinho ressaltaram a importância de se estabelecer um canal de diálogo mais acessível, agilizando o esclarecimento de dúvidas e garantindo mais segurança para as empresas nas demandas do setor.
Concessionárias de Jaraguá do Sul concluem ciclo de formação em vendas
Após encerrar ciclo de formação em vendas, Núcleo de Concessionárias da ACIJS projeta ações para o segundo semestre e convida novos empresários. Confira a agenda completa de atividades dos Núcleos Empresariais
Centro Empresarial recebe Circuito FIESC em debate estratégico para fortalecer indústria catarinense
Encontro com empresários e lideranças consolidou roteiro pelas regiões produtivas de Santa Catarina, debatendo inovação, impactos de mudanças na legislação trabalhista, internacionalização e oportunidades com linhas de crédito para o setor
Celebração do sesquicentenário encerra com público de 35 mil pessoas e consolida Jaraguá do Sul como modelo de desenvolvimento
Evento histórico transformou o Parque Municipal de Eventos em palco de inovação, cultura e impacto social durante cinco dias de programação gratuita que envolveu comunidade
Núcleos Empresariais retomam agenda de encontros e reuniões de fortalecimento do empreendedorismo regional
Agenda da semana na ACIJS inclui palestras sobre gestão de terceiros em SST, inteligência financeira para mulheres, marketing com o presidente da entidade e visita técnica
Cultura do voluntariado, com empatia e atenção ao social: vetores dos próximos 50 anos de Jaraguá do Sul
Painel na Expo 150 debate o pilar “Orgulho que Cuida” e aponta o voluntariado e o engajamento das novas gerações como chaves para que a cidade continue se desenvolvendo com sustentabilidade econômica e social
Debate projeta o futuro de Jaraguá do Sul a partir do planejamento geracional, inovação e protagonismo jovem
Lideranças debatem na Expo 150 estratégias para sustentar o crescimento econômico e a qualidade de vida nas próximas décadas, apostando na inserção dos jovens nas decisões políticas