Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 21/06/2019
Compartilhe:

Presidente da ACIJS destaca esforços pela melhoria do ambiente de negócios no município

Encontro reuniu lideranças e a equipe da administração municipal em avaliação a programas que visam estimular iniciativas de apoio ao crescimento econômicoCrédito da foto: Rádio Jaraguá

O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Anselmo Luiz Jorge Ramos, participou do encontro promovido pela administração municipal no último dia 19, durante avaliação que o prefeito em exercício Udo Wagner fez do programa de visitação à empresas.

Conforme exposto pela Prefeitura, este programa foi criado em 2017 com o objetivo de assessorar, intermediar e agilizar o andamento dos processos em tramitação no âmbito da gestão pública, assim como facilitar o acesso a serviços da municipalidade. Auxiliar na permanência de empresas no município e atuar como agente facilitador para a ampliação de parques fabris também está entre os objetivos, que tem como meta a geração de emprego e renda, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico Domingos Zancanaro, salientando que desde sua criação mais de 130 visitas foram realizadas.

Explicou Zancanaro que diversas ações foram tomadas pela administração desde investimento em infraestrutura, revisão de legislação, mudança de processos e também de cultura, envolvendo as diversas secretarias, como parte de uma política ampla voltada a criar um ambiente econômico mais favorável. “Um dos focos da administração tem sido esse desde o início, facilitar a vida das pessoas e incentivar a criação de emprego e renda gerando um ciclo bastante positivo”, reiterou.

O prefeito Udo Wagner anunciou que outras medidas estão sendo tomadas pelo Município, como uma Lei de Incentivo e a regulamentação do Plano Diretor, especificamente no que se refere à ampliação da área industrial e ao aumento do número de pavimentos permitidos nas edificações. O prefeito em exercício ainda lembrou as ações tomadas pela administração desde 2017. “Jaraguá do Sul estava em crise, é só pegar os números. O prefeito Antídio Lunelli teve coragem de agir, mexer em temas espinhosos, politicamente desgastantes. Fez o que um bom gestor faria e já no primeiro ano conseguimos sair do déficit e entrar no superávit”, destacou Udo.

Simplificação e flexibilização acelera a expansão dos negócios

Para o presidente Anselmo Luiz Jorge Ramos, a Prefeitura criou uma nova realidade que pode contribuir para o desenvolvimento do município. “A Prefeitura abriu as portas, chamou as pessoas, ouviu os problemas e se empenhou em simplificar. Claro que esse processo não termina, mas o ambiente econômico já é completamente diferente. Pela primeira vez a gente viu uma equipe que arregaçou as mangas e teve coragem de desenrolar esse novelo. Com isso, entramos em uma linha de resolução. Estamos sendo tratados pela administração como clientes e não como bandidos”, afirmou.

Anselmo aproveitou o encontro para apresentar um panorama das ações da Grupo de Trabalho para a duplicação do trecho urbano da BR 280, uma das iniciativas que a entidade empresarial vem colocando em prática como parte do planejamento estratégico definido para 2019. Lembrou que este trabalho focou especificamente o trecho estadualizado da rodovia que passa pela área urbana, onde já havia recursos disponíveis e se chegou a ter início, porém a obra acabou sendo interrompida e estes recursos foram utilizados em outras obras.

“É uma obra fundamental, há levantamentos que mostram que o ICMs que circula neste trecho pagaria a obra em 8 meses. Levamos esta informação ao Governo do Estado, como resultado do trabalho que as entidades realizam em parceria com a Prefeitura, e houve uma sensibilização porque o governo trabalha com duas premissas, de concluir obras em andamento e que gerem aumento na arrecadação. Então assinalamos que esta obra se encaixa neste perfil desejado pelo Estado, numa situação que preocupa porque estamos perdendo investimentos que estão sendo direcionados para outras regiões”, afirmou Ramos ao convidar os presentes para auxiliar nos trabalhos do grupo de desburocratização, criado através de uma parceria entre a ACIJS, Prefeitura, OAB, Câmara de Vereadores e outras entidades que representam segmentos econômicos do município.

Outros empresários se manifestaram no encontro, sugerindo que o ambiente de negócios tem melhorado quando se trata das relações com a Prefeitura, mas considerando que a situação ainda não é a ideal. Para os empreendedores, a abertura proporcionada pela Prefeitura, na medida em que ouve o setor produtivo e acata sugestões, é positivo para o crescimento com sustentabilidade.

O presidente Anselmo Ramos reiterou que a Câmara de Vereadores pode contribuir bastante com o trabalho, reavaliando a legislação municipal e readequando algumas leis com a realidade do momento. “Além da simplificação das leis é preciso revisitar todos os processos para ver o que pode ser modificado, porque há leis que se sobrepõem a outras, algumas que já não fazem mais sentido, neste sentido a Câmara de Vereadores poderia atuar junto com o Grupo de Trabalho para que tenhamos informações que possam ser levadas ao poder público no sentido de buscarmos soluções”. [Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul e Portal Diário da Jaraguá]

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Lunelli e Malwee são reconhecidas com o Prêmio Expressão de Ecologia 2025
Destaques

Lunelli e Malwee são reconhecidas com o Prêmio Expressão de Ecologia 2025

Conquista do troféu Onda Verde reforça o compromisso das empresas com o protagonismo de Jaraguá do Sul e região na construção de um modelo industrial mais consciente, eficiente e alinhado aos desafios ambientais

Leia mais
Núcleos Empresariais: a força do coletivo que transforma Jaraguá do Sul
Opinião ACIJS

Núcleos Empresariais: a força do coletivo que transforma Jaraguá do Sul

Os Núcleos Empresariais mostram que quando empresários se unem, compartilham e constroem juntos, o resultado é mais do que crescimento econômico: é desenvolvimento sustentável, inclusão produtiva e fortalecimento da identidade regional

Leia mais
ACIJS e SCAR se reúnem com senadora Ivete Silveira
Institucional

ACIJS e SCAR se reúnem com senadora Ivete Silveira

No encontro, a parlamentar destacou projeto de sua autoria em tramitação no Senado, que cria o Super MEI de apoio ao empreendedorismo

Leia mais
Samae apresenta na ACIJS resultados de gestão de água e saneamento
Destaques

Samae apresenta na ACIJS resultados de gestão de água e saneamento

Relato mostra avanços significativos em áreas essenciais à qualidade de vida, como a ampliação de fornecimento de água, tratamento de esgoto e no incentivo à destinação correta de resíduos e na reciclagem

Leia mais
Núcleo de Voluntariado recebe reconhecimento por atuação social em Jaraguá do Sul
Institucional

Núcleo de Voluntariado recebe reconhecimento por atuação social em Jaraguá do Sul

Honraria concedida pelo Poder Legislativo distingue a força do voluntariado e capacidade de organização de pessoas, entidade e poder público em torno da causa social no município

Leia mais
Jaraguá do Sul entre as cidades mais competitivas do Brasil
Notícias

Jaraguá do Sul entre as cidades mais competitivas do Brasil

Município aparece em 12º lugar em ranking nacional do Centro de Liderança Pública

Leia mais
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.