Notícias 07 jun, 19

Prefeitos da região da AMVALI conheceram detalhes do PDIC (Programa de Desenvolvimento da Indústria de Santa Catarina) que aponta caminhos […]

Estudo indicando caminhos para o desenvolvimento regional é apresentado a municípios

“Trata-se de um projeto viável, que precisa ser realizado de maneira integrada para termos um novo vetor de desenvolvimento regional”, avalia o presidente Anselmo Ramos

Prefeitos da região da AMVALI conheceram detalhes do PDIC (Programa de Desenvolvimento da Indústria de Santa Catarina) que aponta caminhos para a maior competitividade e indica rotas a serem observadas pelos municípios com vistas à melhoria da economia regional.

Iniciado na região em maio de 2017, quando foi lançado durante plenária na ACIJS, o PDIC tem como principal objetivo ampliar a competitividade do setor produtivo, com visão de curto, médio e longo prazo. Com o projeto, a FIESC busca identificar os setores indutores de desenvolvimento, identificar as visões de futuro para cada setor, traçar o caminho mais provável para atingi-la e promover a articulação de todas as partes interessadas.

Trata-se de um programa de múltiplas iniciativas, conectadas no sentido de potencializar o desenvolvimento da indústria estadual, numa articulação entre empresas, governo, terceiro setor e instituições de ensino. Essa articulação é necessária para que as oportunidades sejam absorvidas pelo setor industrial e para que os esforços conjuntos permitam reposicionar, ainda mais, Santa Catarina em âmbito nacional e internacional.

O projeto identifica os pontos que comprometem o crescimento das indústrias no estado e as ações de futuro para cada setor. Com o estudo, são identificados os principais pontos estruturantes que atravancam o crescimento da indústria do estado, orientando para propostas de projetos que possam ser implementados pelos agentes responsáveis pelo desenvolvimento do Estado. Para isso, definem-se como objetivos principais do programa: induzir uma dinâmica de prosperidade industrial de longo prazo em Santa Catarina e posicionar a indústria catarinense como protagonista do desenvolvimento do Estado.

O analista de inteligência industrial do Observatório FIESC, Juliano Anderson Pacheco, destacou durante o encontro na AMVALI que o desenvolvimento setorial (da indústria) só é efetivo com a promoção do desenvolvimento regional.

Ele destacou o fato de que a região apresenta indicadores sociais acima da média e isto auxilia no desenvolvimento de soluções para o crescimento com sustentabilidade. “As condições estruturantes em áreas como saúde e educação são determinantes para que este desenvolvimento ocorra”, observou. Ele aponta como desafios a serem superados em praticamente todas as regiões a capacidade de se atrair investimentos, a ênfase à inovação e à internacionalização, a geração de empregos, melhoria da infraestrutura, entre outras condicionantes.

O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Anselmo Luiz Jorge Ramos, presente no encontro, evidenciou a importância da região se integrar à iniciativa. “É inegável que uma boa estrutura de atenção à áreas como saúde, segurança pública e educação, que compõem os indicadores sociais, é uma condição relevante na atratividade de novos negócios ou na ampliação de investimentos de empresas já instaladas, porque isto dá sustentabilidade à base econômica da região. Se trata de um projeto viável, que precisa ser realizado de maneira integrada para termos um novo vetor de desenvolvimento regional, considerando que o poder público se estruture também em áreas como a infraestrutura para suportar este crescimento”, reforça.



Confira as

Últimas notícias

Entidades empresariais pedem que infraestrutura seja priorizada na região

As Associações Empresariais da região da AMVALI buscam o comprometimento do Governo do Estado quanto à priorização de obras de infraestrutura que assegurem aos municípios

ACIJS chega aos 84 anos como referência de associativismo e engajamento social

Encontro Empresarial no dia 27 vai marcar a data comemorativa com painel sobre governança e longevidade das empresas

Segurança pública recebe novos equipamentos com apoio da comunidade

Recursos visam ampliar ainda mais a estrutura do policiamento na região de abrangência do 14º BPM

ACIJS vê aumento da Taxa Selic como movimento preocupante à economia

Entidades nacionais avaliam que novo ajuste vem em momento inoportuno para a retomada econômica

ACIJS comemora 84 anos com painel sobre governança

Evento reunirá no Centro Empresarial ex-presidentes em painel que abordará tema relevante à empresas e comunidade

Assembleia apresenta ações do Pacto Regional de Desenvolvimento e Inovação

Iniciativa tem como propósito maior promover o desenvolvimento regional com sustentabilidade econômica e social

Agenda da ACIJS com atividades para núcleos e comunidade

Eventos direcionados a empresas associadas, nucleadas e comunidade visam a troca de experiências e o conhecimento

Núcleo de Voluntariado mobiliza a comunidade em ações sociais

Sucesso demonstrou comprometimento de empresas e da comunidade com iniciativas de apoio a instituições sociais

Presidente da ACIJS fala sobre metas e desafios da gestão ao portal NSC Total

Entrevista de Ana Clara Franzner Chiodini à colunista Estela Benetti destaca ações da entidade e participação da classe empresarial na comunidade

ACIJS é destaque em podcasts na Rede OCP

Programa evidenciou a forte atuação da entidade em várias frentes econômicas e sociais

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar