Plataforma digital é ajuda para a maior inclusão de PCDs ao mercado de trabalho
O aumento da acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências ao mundo do trabalho conta com uma importante ferramenta de apoio a empresas que buscam profissionais, e para um envolvimento cada vez maior das comunidades na conscientização por mais oportunidades de inclusão.
Durante a “1ª Imersão Inclusiva PCD e Trabalho”, realizada no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (CEJAS) por iniciativa do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (CTER), a FIESC apresentou o Portal da Inclusão – plataforma digital desenvolvida pela FIESC por meio do SENAI e SESI – que busca facilitar a conexão entre o setor produtivo e pessoas com algum tipo de deficiência que queiram se candidatar às vagas apresentadas pelas empresas.
Programa da área de Responsabilidade Social da FIESC, o portal tem acesso gratuito e permite ao usuário cadastrar vagas e currículos – a plataforma pode ser acessada em https://portalinclusao.sesisc.org.br.
O diretor institucional e Jurídico da FIESC, Carlos José Kurtz, lembrou a facilidade de utilização da plataforma, como um canal de inclusão que vai além do cumprimento de cotas definidas na legislação. Disse que a ferramenta é um instrumento importante que empresas, entidades e poder público devem utilizar para ampliar o seu alcance social. Uma das principais dificuldades do setor empresarial é identificar as pessoas com deficiência interessadas que, por meio do portal, podem se habilitar às vagas mais adequadas ao seu interesse e vocação. Ele esteve no evento acompanhado da equipe jurídica e da área de Responsabilidade Social, que apresentaram aspectos gerais sobre o assunto e como as empresas podem aderir ao movimento de inclusão de PCDs no mercado de trabalho.
Para o vice-presidente da FIESC na região do Vale do Itapocu, Célio Bayer, e Daren Basso, gerente executiva regional do SENAI-SESI, a plataforma pode agregar muito aos esforços que já mobilizam Prefeitura, Associações Empresariais, entidades de classe ligadas ao setor produtivo, e organizações da comunidade, na melhoria da capacitação de trabalhadores, e nas oportunidade de trabalho e renda. Iniciativas neste sentido são o Feirão do Emprego, com três edições já realizadas em municípios da região, a criação da plataforma Mais Empregos que disponibiliza as vagas e permite também a inclusão de currículos de candidatos, e o Movimento SC pela Educação que busca elevar o nível de escolaridade.
>>> Confira momentos do evento realizado no Centro Empresarial – fotos Caroline Stinghen



Para a presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Ana Clara Franzner Chiodini, debater o tema inclusão é pauta permanente da entidade, que conta com um Comitê Estratégico de Responsabilidade Social e com o Núcleo de Voluntariado Corporativo, dedicados ao desenvolvimento de ações assertivas junto às empresas e comunidade.
“A inclusão de pessoas com deficiência no trabalho é uma questão importante e relevante para promover a igualdade de oportunidades e garantir a participação plena e efetiva de todos na sociedade”, disse, lembrando que a inclusão no ambiente de trabalho envolve a criação de condições e adaptações que permitam que as pessoas com deficiência tenham acesso a oportunidades de emprego, sejam tratadas com respeito e igualdade, e tenham as mesmas chances de crescimento e desenvolvimento profissional. “É fundamental reconhecer que a inclusão de pessoas com deficiência no trabalho não é apenas uma obrigação legal, mas também uma oportunidade para construir uma sociedade mais inclusiva e justa, onde todos tenham a chance de desenvolver seu potencial e contribuir para o progresso coletivo”.
O evento reuniu mais de 300 pessoas e, além da apresentação da plataforma, contou com a participação de profissionais portadores de deficiências físicas e intelectuais que atuam em empresas e instituições da cidade, que expuseram as suas experiências profissionais, e de representantes de empresas que se integram ao movimento, demonstrando a importância da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.
Diretoria da ACIJS confere obras do novo Centro de Operações da PM
Central de Videomonitoramento de Jaraguá do Sul será referência no Brasil em operações de segurança pública, de acordo com a Polícia Militar
Núcleo de Voluntariado da ACIJS organiza Ação de Natal para levar crianças a parque temático
Confira a agenda der atividades da ACIJS e participe do fortalecimento do associativismo regional
Jaraguá do Sul ganhará novas delegacias e ampliação da DIC, anuncia delegado-geral da Polícia Civil
Ulisses Gabriel apresentou um panorama da atuação da Polícia Civil em Santa Catarina e destacou avanços em infraestrutura, aquisição de viaturas, uso de tecnologia e aprimoramento da inteligência na atuação das forças de segurança
Jaraguá do Sul anuncia criação de agência para atração de investimentos ESG
Nesta quarta-feira (5), Jaraguá do Sul deu um passo significativo rumo à criação de uma agência voltada à atração de investimentos alinhados às práticas ESG — ambientais, sociais e de […]
Força econômica industrial, Jaraguá do Sul busca novo protagonismo com turismo vocacionado
Estratégias para o desenvolvimento do setor passam pelo engajamento regional e pela afirmação de políticas públicas consistentes, defendem lideranças e especialistas no 7º Seminário de Turismo realizado pelo Núcleo de Hospitalidade da ACIJS
Jaraguá do Sul segue como uma das cidades mais seguras do Brasil
Em novo ranking, cidade cai uma posição, mas se mantém com destaque em anuário brasileiro de segurança pública