Notícias 29 set, 21

Movimento busca o desenvolvimento regional sustentável do Vale do Itapocu

Pacto de Desenvolvimento e Inovação tem adesão de prefeitos da Amvali

Prefeitos dos municípios da microrregião da Amvali assinaram uma carta de intenções do Pacto de Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu. O ato aconteceu nessa erça-feira (28), durante reunião da Associação dos Municípios, no salão da Chiesetta Alpina, em Jaraguá do Sul. O Presidente do Comitê Inova Jaraguá, Gustavo Pacher, fez a apresentação do Pacto aos prefeitos, em conjunto com o Presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Luis Hufenüssler Leigue.

Encontro na Chiesetta Alpina reuniu lideranças da região da Amvali

O Pacto de Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu é um movimento regional iniciado por diversas entidades, públicas e privadas, que promovem ou apoiam o desenvolvimento econômico, social, a ciência, tecnologia, empreendedorismo, educação e a inovação. As entidades pactuam ações que estejam dentro do seu escopo natural de atuação e que se enquadrem em um dos eixos definidos. As ações serão pactuadas publicamente e acompanhadas por uma plataforma digital específica do Pacto. Nesse portal estarão alinhadas agendas e temas de discussões, além de outras informações referentes ao movimento.

As entidades podem, inclusive, se comprometer com ações dirigidas ao seu próprio público-alvo, contanto que estejam alinhadas com as diretrizes gerais do Pacto.

“A proposta é ter os gestores municipais como incentivadores de iniciativas que buscam a eficiência, fazer mais com menos, e estimular uma maior integração e alinhamento entre a comunidade na busca pelo progresso, desburocratização, desenvolvimento científico, fomento à pesquisa e a capacitação tecnológica”, explica Gustavo Pacher. “Estamos pactuando a busca pelo progresso de forma acelerada, dedicando nossos melhores esforços para perseguir o futuro que idealizamos para as futuras gerações, e conclamamos nossa comunidade regional, desde o poder público, a população e a iniciativa privada a participar deste virtuoso movimento coletivo”, completa.

Nesta primeira etapa do movimento serão convidadas a participar as entidades com atuação diretamente relacionadas às pautas mais relevantes para o Vale do Itapocu, como os Municípios, Câmaras de Vereadores, Poder Judiciário, Ministério Público, Amvali, CIGAMVALI, associações empresariais, Câmaras de Dirigentes Lojistas, Fiesc, Sebrae, Senai/Senac, Polícia Civil, Polícia Militar, entidades e conselhos representativos de classe, e outras que tenham como objetivo contribuir para a materialização do propósito do Pacto.

Gustavo Pacher destaca ainda a estratégia central do movimento de engajamento da comunidade, buscando contribuições e unindo forças para direcionar recursos (financeiros e não-financeiros), tornando seus municípios ainda mais desenvolvidos e atraentes para investimentos. “A ideia que originou o Pacto foi o entendimento de que há diversas entidades desenvolvendo políticas ou serviços, mas em alguns momentos há pouca conexão entre elas e pouca convergência entre as ações. Vamos, então, tratar de convidá-las para multiplicar, coordenar e orientar essas ações em uma mesma direção”, explica.

O presidente da ACIJS e do CEJAS destaca i encontro com prefeitos como um momento simbólico da integração de toda a região em torno do desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social. A partir de agora, comenta Luis Leigue, o Pacto inicia o trabalho de sensibilização e uma governança orientada não apenas às questões como inovação e a economia, mas integradas a todos os ambientes do ecossistema regional, que historicamente se mostra participativo.

Durante a assinatura da Carta de Intenções, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, enfatizou aos colegas dos municípios vizinhos a importância da união de esforços. “Compartilhar as informações de maneira regional faz muito sentido. Temos que nos unir cada vez mais e resolvermos os problemas em conjunto, de forma regional. Os municípios precisam ser mais versáteis, com menos burocracia e com mais entrega para as pessoas que precisam dos serviços públicos”, disse Lunelli. (Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul)



Confira as

Últimas notícias

Feirão do Imposto conscientiza sobre impactos da carga tributária

Com o tema "Dígitos que sufocam", a campanha deste ano movimenta empresas da região para mostrar como a elevada carga tributária pode ser sufocante para os cidadãos e para a economia como um todo

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Acompanhe a agenda de encontros de nucleados e atividades de educação empresarial da ACIJS

Inovação e gestão com foco nas pessoas faz organizações crescerem com sustentabilidade

Empresário falou sobre estratégias que levaram a Duas Rodas a posições de liderança nos segmentos em que atua no mercado internacional

Imposto de Renda: recursos de doações podem ajudar projetos sociais na região

ACIJS incentiva contribuintes da região a destinarem recursos do Imposto de Renda em apoio a projetos sociais

Jaraguá do Sul já encaminhou mais de 250 toneladas de doações ao RS

Novamente o município e região demonstram capacidade de mobilização da comunidade em torno da solidariedade

SC quer elevar participação do PIB para 10% no setor de tecnologia, até 2030

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Marcelo Fett destacou importância do alinhamento do setor produtivo com as políticas do estado na área da inovação

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Confira destaques da agenda da ACIJS

Geração de valor nas organizações é tema do Encontro Empresarial

Evento com palestra do presidente da Duas Rodas, Leonardo Zipf, é aberto a empresários e comunidade em geral

BR-280: Atualização da obra de duplicação do trecho estadualizado

Governo do Estado mantém expectativa de mais intensidade dos trabalhos na Ponte do Portal, e segue com previsão de entrega da travessia duplicada até novembro

Jaraguá do Sul se mobiliza para ajudar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

ACIJS se integra no apoio a vítimas das chuvas, com participação do Núcleo de Voluntariado Corporativo e Núcleo das Transportadoras

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar