Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 29/09/2021
Compartilhe:

Pacto de Desenvolvimento e Inovação tem adesão de prefeitos da Amvali

Prefeitos dos municípios da microrregião da Amvali assinaram uma carta de intenções do Pacto de Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu. O ato aconteceu nessa erça-feira (28), durante reunião da Associação dos Municípios, no salão da Chiesetta Alpina, em Jaraguá do Sul. O Presidente do Comitê Inova Jaraguá, Gustavo Pacher, fez a apresentação do Pacto aos prefeitos, em conjunto com o Presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Luis Hufenüssler Leigue.

Encontro na Chiesetta Alpina reuniu lideranças da região da Amvali

O Pacto de Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu é um movimento regional iniciado por diversas entidades, públicas e privadas, que promovem ou apoiam o desenvolvimento econômico, social, a ciência, tecnologia, empreendedorismo, educação e a inovação. As entidades pactuam ações que estejam dentro do seu escopo natural de atuação e que se enquadrem em um dos eixos definidos. As ações serão pactuadas publicamente e acompanhadas por uma plataforma digital específica do Pacto. Nesse portal estarão alinhadas agendas e temas de discussões, além de outras informações referentes ao movimento.

As entidades podem, inclusive, se comprometer com ações dirigidas ao seu próprio público-alvo, contanto que estejam alinhadas com as diretrizes gerais do Pacto.

“A proposta é ter os gestores municipais como incentivadores de iniciativas que buscam a eficiência, fazer mais com menos, e estimular uma maior integração e alinhamento entre a comunidade na busca pelo progresso, desburocratização, desenvolvimento científico, fomento à pesquisa e a capacitação tecnológica”, explica Gustavo Pacher. “Estamos pactuando a busca pelo progresso de forma acelerada, dedicando nossos melhores esforços para perseguir o futuro que idealizamos para as futuras gerações, e conclamamos nossa comunidade regional, desde o poder público, a população e a iniciativa privada a participar deste virtuoso movimento coletivo”, completa.

Nesta primeira etapa do movimento serão convidadas a participar as entidades com atuação diretamente relacionadas às pautas mais relevantes para o Vale do Itapocu, como os Municípios, Câmaras de Vereadores, Poder Judiciário, Ministério Público, Amvali, CIGAMVALI, associações empresariais, Câmaras de Dirigentes Lojistas, Fiesc, Sebrae, Senai/Senac, Polícia Civil, Polícia Militar, entidades e conselhos representativos de classe, e outras que tenham como objetivo contribuir para a materialização do propósito do Pacto.

Gustavo Pacher destaca ainda a estratégia central do movimento de engajamento da comunidade, buscando contribuições e unindo forças para direcionar recursos (financeiros e não-financeiros), tornando seus municípios ainda mais desenvolvidos e atraentes para investimentos. “A ideia que originou o Pacto foi o entendimento de que há diversas entidades desenvolvendo políticas ou serviços, mas em alguns momentos há pouca conexão entre elas e pouca convergência entre as ações. Vamos, então, tratar de convidá-las para multiplicar, coordenar e orientar essas ações em uma mesma direção”, explica.

O presidente da ACIJS e do CEJAS destaca i encontro com prefeitos como um momento simbólico da integração de toda a região em torno do desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social. A partir de agora, comenta Luis Leigue, o Pacto inicia o trabalho de sensibilização e uma governança orientada não apenas às questões como inovação e a economia, mas integradas a todos os ambientes do ecossistema regional, que historicamente se mostra participativo.

Durante a assinatura da Carta de Intenções, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, enfatizou aos colegas dos municípios vizinhos a importância da união de esforços. “Compartilhar as informações de maneira regional faz muito sentido. Temos que nos unir cada vez mais e resolvermos os problemas em conjunto, de forma regional. Os municípios precisam ser mais versáteis, com menos burocracia e com mais entrega para as pessoas que precisam dos serviços públicos”, disse Lunelli. (Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul)

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Jaraguá do Sul segue como uma das cidades mais seguras do Brasil
Destaques

Jaraguá do Sul segue como uma das cidades mais seguras do Brasil

Em novo ranking, cidade cai uma posição, mas se mantém com destaque em anuário brasileiro de segurança pública

Leia mais
Voz Única: Facisc reforça pleitos prioritários para a região Norte
Associativismo

Voz Única: Facisc reforça pleitos prioritários para a região Norte

Projetos estruturantes, necessários para o desenvolvimento regional, formam o eixo central na mobilização do setor produtivo junto ao poder público

Leia mais
Resultados reforçam a importância da destinação do Imposto de Renda a projetos sociais
Destaques

Resultados reforçam a importância da destinação do Imposto de Renda a projetos sociais

Encontro realizado no Centro Empresarial teve como objetivo fortalecer parcerias entre poder público, organizações sociais e comunidade para ampliar destinações via renúncia fiscal a projetos no município

Leia mais
Sicredi é a melhor empresa para trabalhar no Brasil e a maior da região Sul
PARCERIAS ACIJS

Sicredi é a melhor empresa para trabalhar no Brasil e a maior da região Sul

Instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil conquistou dois reconhecimentos de grande relevância em 2025

Leia mais
Jornada Empreendedora ACIJS/SEBRAE quer mostrar importância de ESG para as micro e pequenas empresas
Gestão Empresarial

Jornada Empreendedora ACIJS/SEBRAE quer mostrar importância de ESG para as micro e pequenas empresas

Palestra gratuita no Centro Empresarial, exclusiva para empresas associadas, quer mostrar que ações focadas na construção de um mundo melhor, limpo e economicamente equilibrado não representam mais apenas uma tendência e sim exigência do mercado

Leia mais
FACISC lança campanha para reforçar representatividade do setor produtivo catarinense
Associativismo

FACISC lança campanha para reforçar representatividade do setor produtivo catarinense

ACIJS está integrada à campanha Aí me representa, que mostra o valor do associativismo em prol do desenvolvimento empresarial

Leia mais
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.