Pacto de Desenvolvimento e Inovação tem adesão de prefeitos da Amvali
Prefeitos dos municípios da microrregião da Amvali assinaram uma carta de intenções do Pacto de Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu. O ato aconteceu nessa erça-feira (28), durante reunião da Associação dos Municípios, no salão da Chiesetta Alpina, em Jaraguá do Sul. O Presidente do Comitê Inova Jaraguá, Gustavo Pacher, fez a apresentação do Pacto aos prefeitos, em conjunto com o Presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Luis Hufenüssler Leigue.

O Pacto de Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu é um movimento regional iniciado por diversas entidades, públicas e privadas, que promovem ou apoiam o desenvolvimento econômico, social, a ciência, tecnologia, empreendedorismo, educação e a inovação. As entidades pactuam ações que estejam dentro do seu escopo natural de atuação e que se enquadrem em um dos eixos definidos. As ações serão pactuadas publicamente e acompanhadas por uma plataforma digital específica do Pacto. Nesse portal estarão alinhadas agendas e temas de discussões, além de outras informações referentes ao movimento.
As entidades podem, inclusive, se comprometer com ações dirigidas ao seu próprio público-alvo, contanto que estejam alinhadas com as diretrizes gerais do Pacto.
“A proposta é ter os gestores municipais como incentivadores de iniciativas que buscam a eficiência, fazer mais com menos, e estimular uma maior integração e alinhamento entre a comunidade na busca pelo progresso, desburocratização, desenvolvimento científico, fomento à pesquisa e a capacitação tecnológica”, explica Gustavo Pacher. “Estamos pactuando a busca pelo progresso de forma acelerada, dedicando nossos melhores esforços para perseguir o futuro que idealizamos para as futuras gerações, e conclamamos nossa comunidade regional, desde o poder público, a população e a iniciativa privada a participar deste virtuoso movimento coletivo”, completa.
Nesta primeira etapa do movimento serão convidadas a participar as entidades com atuação diretamente relacionadas às pautas mais relevantes para o Vale do Itapocu, como os Municípios, Câmaras de Vereadores, Poder Judiciário, Ministério Público, Amvali, CIGAMVALI, associações empresariais, Câmaras de Dirigentes Lojistas, Fiesc, Sebrae, Senai/Senac, Polícia Civil, Polícia Militar, entidades e conselhos representativos de classe, e outras que tenham como objetivo contribuir para a materialização do propósito do Pacto.
Gustavo Pacher destaca ainda a estratégia central do movimento de engajamento da comunidade, buscando contribuições e unindo forças para direcionar recursos (financeiros e não-financeiros), tornando seus municípios ainda mais desenvolvidos e atraentes para investimentos. “A ideia que originou o Pacto foi o entendimento de que há diversas entidades desenvolvendo políticas ou serviços, mas em alguns momentos há pouca conexão entre elas e pouca convergência entre as ações. Vamos, então, tratar de convidá-las para multiplicar, coordenar e orientar essas ações em uma mesma direção”, explica.
O presidente da ACIJS e do CEJAS destaca i encontro com prefeitos como um momento simbólico da integração de toda a região em torno do desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social. A partir de agora, comenta Luis Leigue, o Pacto inicia o trabalho de sensibilização e uma governança orientada não apenas às questões como inovação e a economia, mas integradas a todos os ambientes do ecossistema regional, que historicamente se mostra participativo.
Durante a assinatura da Carta de Intenções, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, enfatizou aos colegas dos municípios vizinhos a importância da união de esforços. “Compartilhar as informações de maneira regional faz muito sentido. Temos que nos unir cada vez mais e resolvermos os problemas em conjunto, de forma regional. Os municípios precisam ser mais versáteis, com menos burocracia e com mais entrega para as pessoas que precisam dos serviços públicos”, disse Lunelli. (Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul)
ACIJS realiza, dia 27, assembleia de eleição de nova diretoria
Associados são convidados a partir da AGE que definirá novo período de gestão para a diretoria no biênio 2026-2027
Diretoria da ACIJS confere obras do novo Centro de Operações da PM
Central de Videomonitoramento de Jaraguá do Sul será referência no Brasil em operações de segurança pública, de acordo com a Polícia Militar
Núcleo de Voluntariado da ACIJS organiza Ação de Natal para levar crianças a parque temático
Confira a agenda der atividades da ACIJS e participe do fortalecimento do associativismo regional
Jaraguá do Sul ganhará novas delegacias e ampliação da DIC, anuncia delegado-geral da Polícia Civil
Ulisses Gabriel apresentou um panorama da atuação da Polícia Civil em Santa Catarina e destacou avanços em infraestrutura, aquisição de viaturas, uso de tecnologia e aprimoramento da inteligência na atuação das forças de segurança
Jaraguá do Sul anuncia criação de agência para atração de investimentos ESG
Em meio à realização da COP 30 – Conferência Mundial do Meio Ambiente, Jaraguá do Sul deu um passo significativo rumo à criação de uma agência voltada à atração de […]
Força econômica industrial, Jaraguá do Sul busca novo protagonismo com turismo vocacionado
Estratégias para o desenvolvimento do setor passam pelo engajamento regional e pela afirmação de políticas públicas consistentes, defendem lideranças e especialistas no 7º Seminário de Turismo realizado pelo Núcleo de Hospitalidade da ACIJS