Negociação deve agregar valor, diz especialista no Encontro Empresarial ACIJS
Muito além de um conceito incorporado com maior ênfase às rotinas de uma relação comercial, a negociação é processo contínuo que requer boa comunicação e disposição para se superar conflitos, levando ao entendimento para se chegar a resultados que agreguem valor a duas ou mais partes envolvidas.
Essa afirmação é do consultor Marcos Citeli, em palestra sobre o tema para gestores e lideranças de Jaraguá do Sul, em mais uma edição do Encontro Empresarial da ACIJS, nesta quinta-feira (13), um dos eventos da entidade voltados para empresas associadas ou não associadas, de Jaraguá do Sul e região.
O evento contou com a parceria da ISE Business School, reconhecida instituição com foco em educação corporativa, onde o especialista atua como docente em cursos voltados à área de negócios, e foi organizado com o objetivo de oportunizar mais conhecimento para empreendedores e líderes em organizações na região.
O vice-presidente de Educação e Desenvolvimento Empresarial da ACIJS, Marcos Roberto Zick, lembrou se tratar de assunto que remete a situações do dia a dia de pessoas e empresas. Por isso, mesmo, de importância numa abordagem em evento presencial, especialmente após o período de pandemia que impôs restrições em vários momentos à sociedade, de maneira geral. Enfatiza a relevância de se discutir o assunto, gerando mais conhecimento e disseminando as boas práticas de gestão.

A palestra “Como Superar Impasses em uma Negociação” foi acompanhada por um público de 130 pessoas, no auditório do Centro Empresarial. Marcos Citeli reforçou princípios que segundo ele são fundamentais para o êxito em uma negociação. “Pequenas melhorias que possam ser incorporadas no dia a dia fazem muita diferença. A negociação é algo que está presente na vida de todas as pessoas, em todos os negócios”, aponta o especialista, que apresentou um esquema apoiado em 7 etapas indicando caminhos para que o gestor atue de forma proativa e com melhor resultado em negociações.
Essas etapas relacionam aspectos em situações concretas e mostram como vencer impasses em estratégias de negociação, desde o reconhecimento claro da situação até a busca por modelos que ajudam a superar conflitos e obter melhores resultados.
“A negociação é um processo de criação de valor entre duas ou mais partes que buscam algum resultado através de um acordo. Negociar é uma habilidade, mais do que conhecimento. Cada negociação pode ser uma oportunidade de aprendizado, refletindo sobre pontos fortes e fracos, é algo que requer prática e auto-aprendizagem constante”, salientou.

Além da palestra, aberta ao público, no período da tarde a ACIJS promoveu para um grupo fechado de associados uma dinâmica utilizando a técnica role-play de simulação de negociação, oportunizando aos participantes um alto nível de aprendizado a partir de uma situação de conflito. No exercício, foram trabalhadas várias alternativas para superar impasses partindo da experiência vivida pelos participantes, suas dificuldades e soluções, e a partir desta vivência montado um esquema conceitual para ajudá-los a reconhecer oportunidades de avançar em situações difíceis até encontrarem uma solução que agrade a todos.
Diretoria da ACIJS confere obras do novo Centro de Operações da PM
Central de Videomonitoramento de Jaraguá do Sul será referência no Brasil em operações de segurança pública, de acordo com a Polícia Militar
Núcleo de Voluntariado da ACIJS organiza Ação de Natal para levar crianças a parque temático
Confira a agenda der atividades da ACIJS e participe do fortalecimento do associativismo regional
Jaraguá do Sul ganhará novas delegacias e ampliação da DIC, anuncia delegado-geral da Polícia Civil
Ulisses Gabriel apresentou um panorama da atuação da Polícia Civil em Santa Catarina e destacou avanços em infraestrutura, aquisição de viaturas, uso de tecnologia e aprimoramento da inteligência na atuação das forças de segurança
Jaraguá do Sul anuncia criação de agência para atração de investimentos ESG
Nesta quarta-feira (5), Jaraguá do Sul deu um passo significativo rumo à criação de uma agência voltada à atração de investimentos alinhados às práticas ESG — ambientais, sociais e de […]
Força econômica industrial, Jaraguá do Sul busca novo protagonismo com turismo vocacionado
Estratégias para o desenvolvimento do setor passam pelo engajamento regional e pela afirmação de políticas públicas consistentes, defendem lideranças e especialistas no 7º Seminário de Turismo realizado pelo Núcleo de Hospitalidade da ACIJS
Jaraguá do Sul segue como uma das cidades mais seguras do Brasil
Em novo ranking, cidade cai uma posição, mas se mantém com destaque em anuário brasileiro de segurança pública