Móveis planejados ganha Núcleo Empresarial na ACIJS
Segmento importante na economia de Santa Catarina, a indústria de móveis planejados também avança na organização do setor em Jaraguá do Sul, com o apoio da ACIJS.
Na terça-feira (20), a entidade reuniu representantes de fábricas na região para motivar a criação do Núcleo Empresarial de Móveis, contemplando inicialmente o setor de planejados. Trata-se de um segmento em franca expansão, que se caracteriza pelo desenvolvimento de itens para atender toda e qualquer necessidade, com produção de acordo com o gosto do cliente e seguindo as medidas exatas de cada ambiente.
Informações da Abimóvel – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário, indicam que a alta demanda de reformas e compra de móveis planejados durante o período de isolamento causado pela pandemia de coronavírus, fez com que o setor de marcenaria alcançasse 14,7% no acumulado do primeiro trimestre de 2021 em relação a igual período do ano anterior. Para a entidade, o crescimento reafirma o bom desempenho do setor no período, mais do que recuperando o índice perdido nos primeiros três meses de 2020, onde houve queda de 3,8% na produção.
Dados de relatório encomendado pela Abimóvel e desenvolvido pelo IEMI – Inteligência de Mercado “Conjuntura de Móveis”, mostram que, além do home office, as pessoas passaram a realizar diversas atividades em casa, o que deu margem a necessidade de readequar a mobília e tornar os cômodos mais funcionais e confortáveis. Como resultado, o cenário impulsionou o aumento de reformas e a busca por móveis planejados, refletindo ainda na abertura de novos postos de trabalho.

O encontro realizado no Centro Empresarial contou com a presença da presidente da ACIJS, Ana Clara Franzner Chiodini, da vice-presidente de Núcleos Empresariais Simone da Rosa, que reafirmaram a disposição da entidade em contribuir para o fortalecimento do segmento em sua representatividade na economia regional. Para isso, a entidade conta com iniciativas como os programas de Mentoria e de Trilha Empreendedora, voltados à melhoria da qualificação da gestão, e soluções como Compras Coletivas, Cartões UtilCard, eventos de capacitação e de conexões para relacionamentos com o mercado e de networking.
Convidado, o ex-presidente da ACIJS e membro do Conselho Superior, Vicente Donini, destacou a importância de empreendedores pensarem coletivamente. Donini relatou a experiência da entidade como uma das primeiras Associações Empresariais do estado a instituir os Núcleos Empresariais na década dos anos 1990, com base no modelo da Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera, na Alemanha.
A ideia central, explica, buscava a integração de empresários e oferecer acesso à informações do setor, novas tecnologias e conhecimento para a organização de fábricas e crescimento profissional.
“Quem constrói relacionamentos duradouros se fortalece e os núcleos são formados com esse objetivo, de troca de experiências e na solução de problemas comuns, há um ganha-ganha com a convergência de ideais”, afirma. O empresário disse não ter dúvidas de que a região pode se tornar um polo de referência em móveis planejados, com elevada qualidade e competitividade das empresas do setor.

DNIT atualiza informações sobre obras da BR-280 em Jaraguá do Sul
ACIJS acompanha execução do projeto de duplicação da rodovia federal, que trará melhorias na mobilidade e segurança viária na região

Construção de cadeia de valor é tema de palestra gratuita da ACIJS, dia 17
Confira a agenda de atividades da ACIJS para associados e eventos abertos à comunidade e fortaleça o movimento empresarial de Jaraguá do Sul e região

Estudo da FIESC mostra efeitos do tarifaço na economia de SC
Cenário mais provável aponta recuo de R$ 1,2 bilhão no PIB de SC, perda de 20 mil empregos e de R$ 171,9 milhões no ICMS. Diversificação industrial de Jaraguá do Sul ajuda a reduzir impactos maiores na região, mas cenário segue monitorado pela Prefeitura

Jaraguá do Sul inicia obras da nova Central Regional de Videomonitoramento da Polícia Militar
Reforma do imóvel que já foi a sede da ACIJS foi oficialmente anunciada no dia 7 de julho, e deverá estar concluída num prazo de 300 dias

Jaraguá do Sul intensifica campanha de vacinação contra o sarampo
Campanha tem como um dos focos prioritários trabalhadores da região

Jaraguá do Sul promove Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitados
Programação da Semana Inclusiva tem como foco mobilizar a sociedade em torno do assunto e motivar empresas para a ampliação das oportunidades de inserção de pessoas com deficiência no mundo do trabalho