Ministério da Ciência e Tecnologia apresenta plataforma de incremento à inovação a empreendedores

Em parceria com a ACIJS, o Novale Hub Centro de Inovação promoveu nesta quarta-feira, dia 23, encontro de lideranças da região do Vale do Itapocu com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O objetivo do encontro foi apresentar a plataforma InvestMCTI – Framework de fomento à investimentos que o Ministério está implementando para integrar iniciativas em inovação que são desenvolvidas em todo o Brasil.
A plataforma, que pode ser conhecida em https://invest.mcti.gov.br/, foi detalhada por Marcelo Meirelles, secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos do Ministério em reunião no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, depois de uma visita ao Novale Hub e ao Instituto da Indústria Eggon João da Silva, no Distrito de Inovação.

O foco principal da plataforma, assinalou Marcelo Meirelles é a atração de recursos externos para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com isso oportunizando investimento em iniciativas com forte potencial de resolução de problemas. A plataforma traz informações sobre os instrumentos financeiros disponíveis para investimento em pesquisa previstos no Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovações. O site também aponta áreas com potencial de crescimento no país, como energia, agricultura e biodiversidade.
Segundo destacou, o País precisa aumentar o investimento em ciência e inovação para se tornar mais competitivo frente a outros países. Isto só será possível com a participação do governo, iniciativa privada e de instituições dedicadas à pesquisa e tecnologia, mas também de investidores que apostem na capacidade de investimentos com retorno garantido.
O secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos do Ministério reforçou que o lançamento da plataforma é fruto de um trabalho que vem desde o início da gestão voltado a diminuir o gap no país entre a produção de conhecimento e geração de inovações.
Segundo ele, a Secretaria trabalha com uma vertente para buscar instrumentos financeiros e outra para estruturação de um portfólio de projetos. “Criamos junto com as secretarias do ministério e as unidades vinculadas a uma rede de escritórios de projetos. Todos as iniciativas são estruturadas de forma a ter entregas, métricas, formas de acompanhamento e possam ser replicadas. O objetivo é diminuir o gap entre produzir conhecimento e criar inovações”, afirmou.
A plataforma ainda conta com ferramentas para que os usuários visualizem oportunidades de licenciamento, investimentos, doações (endowments), prestação de serviço tecnológico especializado e outros meios de incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação. A apresentação a empresas e entidades ligadas ao setor, conforme Meirelles, tem como propósito não só divulgar a plataforma, mas estruturar uma rede que fortaleça o ecossistema da inovação, o que pode ser assegurado por meio de Acordos de Cooperação Técnica.
O presidente do Novale Hub, Luis Hufenüssler Leigue, reconhece a plataforma como uma ferramenta para a maior proatividade do setor. O empresário lembrou que o Novale já vem se destacando como um instrumento indutor de soluções seja para a indústria, comércio e serviços, ou mesmo em setores da economia criativa como a área cultural, e fazer parte de uma rede é cada vez mais imprescindível para impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico da região.

DNIT atualiza informações sobre obras da BR-280 em Jaraguá do Sul
ACIJS acompanha execução do projeto de duplicação da rodovia federal, que trará melhorias na mobilidade e segurança viária na região

Construção de cadeia de valor é tema de palestra gratuita da ACIJS, dia 17
Confira a agenda de atividades da ACIJS para associados e eventos abertos à comunidade e fortaleça o movimento empresarial de Jaraguá do Sul e região

Estudo da FIESC mostra efeitos do tarifaço na economia de SC
Cenário mais provável aponta recuo de R$ 1,2 bilhão no PIB de SC, perda de 20 mil empregos e de R$ 171,9 milhões no ICMS. Diversificação industrial de Jaraguá do Sul ajuda a reduzir impactos maiores na região, mas cenário segue monitorado pela Prefeitura

Jaraguá do Sul inicia obras da nova Central Regional de Videomonitoramento da Polícia Militar
Reforma do imóvel que já foi a sede da ACIJS foi oficialmente anunciada no dia 7 de julho, e deverá estar concluída num prazo de 300 dias

Jaraguá do Sul intensifica campanha de vacinação contra o sarampo
Campanha tem como um dos focos prioritários trabalhadores da região

Jaraguá do Sul promove Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitados
Programação da Semana Inclusiva tem como foco mobilizar a sociedade em torno do assunto e motivar empresas para a ampliação das oportunidades de inserção de pessoas com deficiência no mundo do trabalho