Em parceria com a ACIJS, o Novale Hub Centro de Inovação promoveu nesta quarta-feira, dia 23, encontro de lideranças da região do Vale do Itapocu com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O objetivo do encontro foi apresentar a plataforma InvestMCTI – Framework de fomento à investimentos que o Ministério está implementando para integrar iniciativas em inovação que são desenvolvidas em todo o Brasil.
A plataforma, que pode ser conhecida em https://invest.mcti.gov.br/, foi detalhada por Marcelo Meirelles, secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos do Ministério em reunião no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, depois de uma visita ao Novale Hub e ao Instituto da Indústria Eggon João da Silva, no Distrito de Inovação.
O foco principal da plataforma, assinalou Marcelo Meirelles é a atração de recursos externos para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com isso oportunizando investimento em iniciativas com forte potencial de resolução de problemas. A plataforma traz informações sobre os instrumentos financeiros disponíveis para investimento em pesquisa previstos no Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovações. O site também aponta áreas com potencial de crescimento no país, como energia, agricultura e biodiversidade.
Segundo destacou, o País precisa aumentar o investimento em ciência e inovação para se tornar mais competitivo frente a outros países. Isto só será possível com a participação do governo, iniciativa privada e de instituições dedicadas à pesquisa e tecnologia, mas também de investidores que apostem na capacidade de investimentos com retorno garantido.
O secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos do Ministério reforçou que o lançamento da plataforma é fruto de um trabalho que vem desde o início da gestão voltado a diminuir o gap no país entre a produção de conhecimento e geração de inovações.
Segundo ele, a Secretaria trabalha com uma vertente para buscar instrumentos financeiros e outra para estruturação de um portfólio de projetos. “Criamos junto com as secretarias do ministério e as unidades vinculadas a uma rede de escritórios de projetos. Todos as iniciativas são estruturadas de forma a ter entregas, métricas, formas de acompanhamento e possam ser replicadas. O objetivo é diminuir o gap entre produzir conhecimento e criar inovações”, afirmou.
A plataforma ainda conta com ferramentas para que os usuários visualizem oportunidades de licenciamento, investimentos, doações (endowments), prestação de serviço tecnológico especializado e outros meios de incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação. A apresentação a empresas e entidades ligadas ao setor, conforme Meirelles, tem como propósito não só divulgar a plataforma, mas estruturar uma rede que fortaleça o ecossistema da inovação, o que pode ser assegurado por meio de Acordos de Cooperação Técnica.
O presidente do Novale Hub, Luis Hufenüssler Leigue, reconhece a plataforma como uma ferramenta para a maior proatividade do setor. O empresário lembrou que o Novale já vem se destacando como um instrumento indutor de soluções seja para a indústria, comércio e serviços, ou mesmo em setores da economia criativa como a área cultural, e fazer parte de uma rede é cada vez mais imprescindível para impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico da região.