Seja um associado
Notícias

Fique bem informado

Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 24/02/2022
Compartilhe:

Ministério da Ciência e Tecnologia apresenta plataforma de incremento à inovação a empreendedores

Em parceria com a ACIJS, o Novale Hub Centro de Inovação promoveu nesta quarta-feira, dia 23, encontro de lideranças da região do Vale do Itapocu com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O objetivo do encontro foi apresentar a plataforma InvestMCTI – Framework de fomento à investimentos que o Ministério está implementando para integrar iniciativas em inovação que são desenvolvidas em todo o Brasil.

A plataforma, que pode ser conhecida em https://invest.mcti.gov.br/, foi detalhada por Marcelo Meirelles, secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos do Ministério em reunião no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, depois de uma visita ao Novale Hub e ao Instituto da Indústria Eggon João da Silva, no Distrito de Inovação.

Roteiro da agenda do secretário do MCTI também incluiu visita ao Novale Hub e ao Instituto da Indústria Eggon João da Silva

O foco principal da plataforma, assinalou Marcelo Meirelles é a atração de recursos externos para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com isso oportunizando investimento em iniciativas com forte potencial de resolução de problemas. A plataforma traz informações sobre os instrumentos financeiros disponíveis para investimento em pesquisa previstos no Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovações. O site também aponta áreas com potencial de crescimento no país, como energia, agricultura e biodiversidade.

Segundo destacou, o País precisa aumentar o investimento em ciência e inovação para se tornar mais competitivo frente a outros países. Isto só será possível com a participação do governo, iniciativa privada e de instituições dedicadas à pesquisa e tecnologia, mas também de investidores que apostem na capacidade de investimentos com retorno garantido.

O secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos do Ministério reforçou que o lançamento da plataforma é fruto de um trabalho que vem desde o início da gestão voltado a diminuir o gap no país entre a produção de conhecimento e geração de inovações.

Segundo ele, a Secretaria trabalha com uma vertente para buscar instrumentos financeiros e outra para estruturação de um portfólio de projetos. “Criamos junto com as secretarias do ministério e as unidades vinculadas a uma rede de escritórios de projetos. Todos as iniciativas são estruturadas de forma a ter entregas, métricas, formas de acompanhamento e possam ser replicadas. O objetivo é diminuir o gap entre produzir conhecimento e criar inovações”, afirmou.

A plataforma ainda conta com ferramentas para que os usuários visualizem oportunidades de licenciamento, investimentos, doações (endowments), prestação de serviço tecnológico especializado e outros meios de incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação. A apresentação a empresas e entidades ligadas ao setor, conforme Meirelles, tem como propósito não só divulgar a plataforma, mas estruturar uma rede que fortaleça o ecossistema da inovação, o que pode ser assegurado por meio de Acordos de Cooperação Técnica.

O presidente do Novale Hub, Luis Hufenüssler Leigue, reconhece a plataforma como uma ferramenta para a maior proatividade do setor. O empresário lembrou que o Novale já vem se destacando como um instrumento indutor de soluções seja para a indústria, comércio e serviços, ou mesmo em setores da economia criativa como a área cultural, e fazer parte de uma rede é cada vez mais imprescindível para impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico da região.

Compartilhe:
Notícias relacionadas
ACIJS enaltece eleição da primeira mulher na presidência da FACISC como marco histórico na representação empresarial de SC
Associativismo

ACIJS enaltece eleição da primeira mulher na presidência da FACISC como marco histórico na representação empresarial de SC

Chapa para a gestão 2027-2029 reúne representantes de diferentes regiões de Santa Catarina. Posse ocorrerá no dia 26 de novembro.

Leia mais
Jaraguá do Sul assume protagonismo na representação de mulheres empreendedoras na região Norte
Associativismo

Jaraguá do Sul assume protagonismo na representação de mulheres empreendedoras na região Norte

Juliana Clarissa Karing Costa, líder do Núcleo da Mulher Empresária da ACIJS, assume a vice-presidência Regional do Conselho Estadual e fortalece a representatividade feminina no associativismo catarinense

Leia mais
“Sinfonia de uma Cidade”: documentário que celebra os 150 anos de Jaraguá do Sul estreia na SCAR
Destaques

“Sinfonia de uma Cidade”: documentário que celebra os 150 anos de Jaraguá do Sul estreia na SCAR

Com direção de Gilmar Moretti, documentarista, ex-presidente e conselheiro da ACIJS, obra reúne três décadas de registros históricos e contemporâneos da cidade, com sessões gratuitas nos dias 17 e 18, no Centro Cultural

Leia mais
Turismo invisível: seminário em Jaraguá do Sul mostra como os bastidores da hospitalidade fortalecem a economia regional
Destaques

Turismo invisível: seminário em Jaraguá do Sul mostra como os bastidores da hospitalidade fortalecem a economia regional

Evento gratuito, promovido pelo Núcleo de Turismo e Hospitalidade da ACIJS, reúne especialistas, empreendedores e operadores para discutir oportunidades de negócios, inovação e desenvolvimento dos destinos turísticos

Leia mais
Facisc critica fim da escala 6×1 e alerta para prazo de transição curto para as empresas
Institucional

Facisc critica fim da escala 6×1 e alerta para prazo de transição curto para as empresas

Entidade divulga posicionamento e aponta que maior pressão das mudanças recairá sobre micro e pequenas empresas, com riscos como alta de preços e redução de vagas no mercado de trabalho

Leia mais
WEG, Lunelli e Mime representam Jaraguá do Sul entre as 100 Maiores Empresas de SC
Destaques

WEG, Lunelli e Mime representam Jaraguá do Sul entre as 100 Maiores Empresas de SC

Juntas, as três companhias do Vale do Itapocu somam R$ 44,27 bilhões em receita líquida no ranking 2026 da Revista Amanhã e PwC Brasil

Leia mais
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.