Valorizar o legado, somando a experiência de gestões anteriores, à energia das novas gerações para vencer os desafios de um mundo em permanente transformação, são componentes que asseguram – na visão de lideranças presentes à solenidade de transição de diretorias – um futuro promissor para o associativismo de Jaraguá do Sul.
A solenidade foi realizada neste dia 27, no CEJAS – Centro Empresarial de Jaraguá do Sul e reuniu mais de 450 pessoas, entre associados da entidade e lideranças políticas e da comunidade. Luis Hufenüssler Leigue assumiu a presidência da ACIJS e do CEJAS para o período 2020-2021, sucedendo Anselmo Luiz Jorge Ramos, que passa a integrar o Conselho Superior formado por ex-presidentes. Junto com a diretoria, composta do presidente e de 8 vice-presidentes, também foram empossados os coordenadores de Núcleos Empresariais e os membros do Comitê Jurídico Estratégico.
Dentre as lideranças que prestigiaram a solenidade de posse, a vice-governadora Daniela Cristina Reinehr salientou a importância do legado deixado por outras diretorias que agora é seguido pela nova gestão. “Há um simbolismo representado naqueles que antecederam, o que inspira esta nova geração de empreendedores, e o governo precisa prestigiar estes momentos porque é o setor produtivo que movimenta o estado. As portas estão abertas para que possamos trabalhar juntos, só assim poderemos crescer mais na nossa economia, trazendo recursos para um desenvolvimento pleno”, afirmou.
Para o prefeito Antídio Aleixo Lunelli, ao trazer os jovens para que participem da entidade, a ACIJS reforça o compromisso da classe empresarial com a cidade e região. Segundo ele, a Prefeitura continuará trabalhando em conjunto com o setor produtivo para melhorar a atuação do empreendedor, porque tem havido muitos avanços graças a este esforço comum que beneficia toda a população”.
O senador Jorginho Mello também esteve na posse da nova diretoria, salientando o papel de Jaraguá do Sul para o fortalecimento do empreendedorismo do Brasil. “É uma cidade que respira empreendedorismo, isto está no DNA das pessoas e isto deve ser estimulado”, falou, sobre a atuação parlamentar e a defesa de projetos para o setor. “É uma entidade que tem uma história marcante na sociedade, de conquistas, que se renova ao longo dos anos. Isto não é diferente com a chegada de um presidente jovem, antenado e conectado com as mudanças que Jaraguá do Sul vive, e com estes ingredientes fará com que a ACIJS se mantenha como protagonista do desenvolvimento e do progresso de nossa cidade”, completa o deputado federal Carlos Chiodini.
O presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Isair Moser, lembrou que “a renovação é sempre positiva em todos os segmentos da sociedade” e disse que o trabalho de jovens no movimento empresarial faz com que a entidade se mantenha atuando fortemente na comunidade. “Para o Poder Legislativo é sempre importante estar integrado a estes momentos que engrandecem o município. O estreitamento de relações do poder público, com a Câmara de Vereadores e Prefeitura, com a classe empresarial só traz bons resultados para a comunidade. Trabalhando apoiados neste tripé a tendência é sempre a de avançarmos mais”, disse.
Representando as entidades do setor produtivo, Johny Zulauf, presidente da FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina enalteceu a valorização de jovens e de mulheres em postos de comando. “É preciso compartilhar a experiência com a energia dos mais jovens e com a disposição das mulheres, isto traz renovação de ideias e dá oportunidade ao surgimento de novas lideranças para que cumpram o seu papel nas mudanças que desejamos”, evidenciou Zulauf.
Para o empresário Leonardo Fausto Zipf, a mescla entre a experiência de gestores que passaram pela entidade e a energia dos mais jovens só faz bem para a representação empresarial, com a revitalização de ideias. “Chama a atenção, primeiro, a capacidade empreendedora desta nova diretoria, que será beneficiada com o que foi deixado pela diretoria que a precedeu, de maneira brilhante. Outro aspecto, é a participação de filhos de ex-presidentes e de empreendedores ligados historicamente a este movimento que é o associativismo. São representantes de gerações que construíram a história da ACIJS e que agora têm a oportunidade de também ajudar a entidade a manter estes valores com uma linha de equilíbrio e governança tão fortes para a entidade”, pondera Zipf.
Ex-presidentes da ACIJS, que ocupam o Conselho Superior da ACIJS também se manifestaram, salientando o simbolismo da transição de comando da entidade.
“Jaraguá do Sul sempre dá mostras de muita responsabilidade e de inovação no empreendedorismo. Esta posse de fato tem um significado muito especial, mostra que as mudanças devem ser feitas aliando as novas ideias com a experiência daqueles que já passaram pela entidade. A ACIJS dá um salto de maturidade e principalmente de responsabilidade não só em relação ao seu compromisso com o crescimento econômico da cidade e região, mas também com o desenvolvimento social da nossa comunidade”, afirma Bruno Breithaupt.
“Estamos vendo um desenvolvimento cada vez mais rápido, de um futuro que se desenha agora e que necessita de novas lideranças com a perspectiva da inovação constante. A ACIJS mais uma vez está mostrando ao que veio, baseada no legado que existe na instituição e construindo o novo, de uma forma dinâmica e sustentável. É maravilhoso ver que as coisas aconteçam desta maneira, com a juventude nos ensinando a fazer diferente”, enfatiza Monika Hufenüssler Conrads.
“Com toda a certeza é um momento muito importante para toda a sociedade, principalmente para os jovens que representam a convergência desta nova geração com a continuidade do que tem sido feito pela entidade em sua história. É o que sempre desejamos, que os trabalhos tenham continuidade, e esta presença de jovens assumindo uma nova gestão completamente renovada e comprometida com os valores já existentes traz segurança para que este legado seja preservado e fortalecido para outras gerações que virão”, opina Paulo Rubens Obenaus.
“Nós estamos em um ambiente que é mutante, a ACIJS, que sempre nos estimula a mudanças, porque a mesmice mata. É muito bom acolher estes jovens que trazem uma percepção de mundo diferente daquela com as quais nos guiamos. Também é salutar termos ouvido nas mensagens de quem deixa o comando da entidade, tanto quanto nas palavras de quem assume, que há um direcionamento de preservação dos princípios e dos valores, ainda que a forma de fazer seja de cada um que ao seu tempo e à sua maneira ajuda a construir a grandeza desta entidade e de Jaraguá do Sul. A ACIJS sempre trabalhou aliada com o poder público constituído e com segmentos da sociedade, porque nada melhor do que construir alianças que tragam o consenso que nos ajuda a realizar, é isto o que se espera dos líderes”, completa Vicente Donini.
Confira as composições do comando na ACIJS
Diretoria – Presidente: Luis Hufenüssler Leigue; Vice-presidente administrativa e financeira: Ana Clara Franzner Chiodini; Vice-presidente de articulação institucional: Daniel Marteleto Godinho; Vice-presidente da comunidade: Caroline Elisa Obenaus Cani; Vice-presidente de desenvolvimento empresarial: Adriana Stahelin; Vice-presidente da segurança: Luiz Carlos Buzzarello; Vice-presidente de micro e pequenas empresas: Diego Bogo; Vice-presidente de Núcleos Empresariais: Samuel Piazera Taranto; Vice-presidente de marketing: Daniel de Assis Pereira Maffezzolli
Núcleos Empresariais – Paulo Geovani Manfrini (Automecânicas), Rodrigo Boscani (Cervejarias), Paulo Francis de Oliveira (Concessionárias de veículos), Elisiane de Souza Chiodini (Gastronomia), Sahra Schiva Agostini Muhlbauer (Gestão e Qualidade), Cintia Buzian (Hospitalidade), Julio Cesar Jesus (Jovens Empreendedores), Julia Bruch Ramos (Loteadoras), Jackson Malvino Moreira (Marketing e comunicação), Anderson Luís Castagnoli (Metalmecânica), Kelly de Moraes (Mulheres Empreendedoras), Valdemir Michels (Panificação e confeitaria), Carla Viviane Cruz (Saúde e bem-estar), Arduino Martins (Segurança e saúde no trabalho), Rafael Mokwa (Terraplenagem) e Cleyton Stassun (Transportadoras).
Comitê Jurídico Estratégico – Artur Vicente Montibeller da Silva, Carlos Eduardo Klein, Karen Bincoletto, Maria Luisa Zanon Rausis, Patricia Betania Vieira Wackerhage, Rafael Sabino, Celso Henrique Barbosa, Edson Pilon Torres e Sinara Friedrich Sausen.
>>> Leia mais sobre a posse da nova diretoria acessando > https://bit.ly/38hk1t4
>>> Assista a solenidade de posse acessando > https://youtu.be/r4S25a5IoYQ