Jaraguá do Sul entra na era da mobilidade elétrica com circulação do eBus
Começou a circular oficialmente nas ruas de Jaraguá do Sul nesta terça-feira, dia 31, o eBus, ônibus que utiliza a eletricidade como fonte de energia, apresentado a lideranças da comunidade e imprensa. Iniciativa da Prefeitura, Viação Canarinho, FIESC e WEG, o roteiro teve como objetivo demonstrar como o veículo pode ser uma alternativa no transporte público de passageiros, fazendo uso de energia renovável em substituição a combustíveis derivados do petróleo. Além do ganho para o meio ambiente, o veículo elétrico apresenta desempenho igual ou superior ao de motores de combustão, sendo mais silencioso e econômico. Com carga plena nas baterias, o veículo tem autonomia para rodar até 100 quilômetros.
O ônibus elétrico, ou eBus, foi desenvolvido pela WEG em parceria com a UFSC e desde 2017 já vinha sendo testado no transporte de alunos da universidade, mas em função da pandemia deixou de ser utilizado. Com parceria da empresa Canarinho, responsável pelo transporte coletivo de Jaraguá do Sul, a empresa viabilizou juntamente com Prefeitura e FIESC, por meio do Instituto da Indústria Eggon João da Silva, a proposta de apresentar o veículo à comunidade jaraguaense.

Fortalecimento do ecossistema da inovação
Depois da demonstração desta terça-feira, o ônibus passa a cumprir um roteiro com um trajeto específico entre dois espaços públicos de Jaraguá: o Parque Via Verde e o Parque da Inovação, com saídas às 9h, 13h30 e 16h30, gratuitamente para a população. A ideia é que o veículo permaneça no município até o mês de outubro, beneficiando um número maior de pessoas e ajudando a divulgar o conceito de mobilidade elétrica que tem Jaraguá do Sul como uma das vertentes no estado. Diego Bogo, diretor da Canarinho, salientou o aspecto da inovação que se busca no transporte urbano, que tem merecido atenção da empresa como contribuição para modelos que promovam a sustentabilidade.
O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Luis Hufenüssler Leigue, avalia a presença do ônibus elétrico como um marco para o fortalecimento do ecossistema de inovação de Jaraguá do Sul. Lembra que o município vem trabalhando para ser reconhecido no conceito “Smart City”, que tem como um dos eixos principais a sustentabilidade, a utilização de sistemas inteligentes de comunicação e dados integrando os serviços públicos, contemplando a mobilidade elétrica e a internet 5G. “Juntando pessoas e instituições como temos conseguido, e a sinergia entre iniciativa privada e poder público, uma meta como essa pode ser alcançada, permitindo que a comunidade usufrua de todo o circuito de inovação que a cidade oferece”, reitera o empresário.
Projeto prevê segunda etapa com mais veículos
Valter Luiz Knihs, diretor de mobilidade elétrica da WEG, ressalta a importância do projeto como uma alternativa ambientalmente correta para o transporte público, vislumbrando avanços também na expansão do benefício da eletro mobilidade para todas as camadas da sociedade na medida em que a produção de veículos leves também ganhe escala.
“Estamos nos preparando de forma antecipada para uma das maiores transformações da nossa sociedade”, comenta Khnis, citando as mudanças nos conceitos de mobilidade urbana, com projetos que promovam a sustentabilidade do planeta. Segundo ele, não se trata apenas do controle na emissão de CO2 na atmosfera, mas de uma mudança cultural no uso dos recursos, com o surgimento de fazendas para a produção de energia limpa, a construção de torres de transporte dessa energia e seu armazenamento e distribuição em postos de recarga.
A vinda do ônibus, explica o diretor da WEG, é a primeira fase de um projeto mais amplo. Inicialmente a comunidade está conhecendo o veículo equipado com a tecnologia desenvolvida pela empresa em parceria com a UFSC, onde estão as placas fotovoltaicas que originalmente carregam as baterias do eBus, agora adaptado para reabastecimento em um ponto de recarga localizado na empresa Canarinho, vai circular de forma experimental entre a Via Verde e o Parque de Inovação, sendo carregado pela rede de energia elétrica em uma estação na garagem da Canarinho. Numa segunda etapa, prevista para o próximo ano, a meta é fazer a conversão de mais um ou dois veículos que permanecerão em Jaraguá do Sul. O diretor da WEG explica que essa próxima etapa implicará no aporte de recursos estimados em R$ 300 mil para a conversão.
O desenvolvimento de novos projetos voltados à mobilidade elétrica contam com a participação do Instituto da Indústria Eggon João da Silva, mantido pela FIESC e direcionado à formação de profissionais e prestação de serviços à indústria nos campos da mobilidade elétrica e energias renováveis. O gerente regional do SENAI e SESI no Vale do Itapocu e Planalto Norte, Jefferson Galdino lembrou que uma das ações já iniciadas é o primeiro MBI em eletro mobilidade e energias renováveis, que desde agosto envolve participantes de várias regiões e conta com um corpo docente que reúne especialistas de instituições reconhecidas no Brasil e exterior.
Célio Bayer, vice-presidente regional da FIESC, também ressalta a importância da vinda do eBus a Jaraguá do Sul, como resultado da integração dos vários segmentos em torno de projetos voltados à inovação.
Características inovadoras do veículo
Com capacidade para transporte de 38 passageiros, o eBus possui propulsão elétrica composta de motor elétrico WEG de 200kW, e um inversor de frequência CVW 900 ambos com refrigeração a água e que asseguram uma velocidade máxima de 80 km/h com total segurança para todos os passageiros e condutor, o sistema de armazenamento de energia é composto por baterias de Ion de Lítio que asseguram uma autonomia de 70 km. O sistema de recarga será realizado por eletroposto WEG de 60kW que tem a capacidade de realizar a recarga do total do eBus em 1 hora instalado na garagem da Viação Canarinho, o eBus conta também com sistemas de internet Wi-fi de alta velocidade e mesa de reunião para os passageiros.

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