Santa Catarina ocupa a segunda colocação entre os estados com maior número de municípios mais desenvolvidos no Brasil, segundo ranking da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM 2025) mostra que o estado fica atrás apenas de São Paulo, considerando indicadores como emprego e renda, educação e saúde.
O estudo apurou dados públicos de 5.550 municípios do Brasil do ano de 2023, e mostra que 11,2% das cidades catarinenses atingiram desenvolvimento alto, 83% tiveram desenvolvimento moderado, 5,8% tiveram desenvolvimento baixo e nenhuma teve desenvolvimento crítico.
>>> Os dados totais do levantamento e os indicadores por cidades estão disponíveis em https://www.firjan.com.br/ifdm/consulta-ao-indice/

Jaraguá do Sul é destaque entre os municípios de SC melhor posicionados no ranking da Firjan
[Divulgação/PMJS]
O município de SC mais bem colocado no ranking é São Bento do Sul, ficando na 37ª posição entre os melhores do Brasil. No recorte estadual, de acordo com IFDM, no ranking dos 10 municípios de Santa Catarina mais bem avaliados pela ordem estão São Bento do Sul, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Jaraguá do Sul, Brusque, Cocal do Sul, Criciúma, Corupá, Rio do Sul e Pomerode.
Os indicadores trazem importantes parâmetros para a gestão pública. “Através do IFDM conseguimos chamar a atenção para a situação crítica de muitas cidades, que nem sequer tem quantidade razoável de médicos para atender a população, em que a diversidade econômica é tão baixa que sete em cada dez empregos formais são na administração pública. Nossos cálculos indicam que as cidades críticas têm, em média, mais de duas décadas de atraso em relação as mais desenvolvidas do país. É como se parte dos brasileiros ainda estivesse vivendo no século passado”, comenta o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano. (Com informações do Portal NSC Total)