Jaraguá do Sul anuncia criação de agência para atração de investimentos ESG
Em meio à realização da COP 30 – Conferência Mundial do Meio Ambiente, Jaraguá do Sul deu um passo significativo rumo à criação de uma agência voltada à atração de investimentos alinhados às práticas ESG — ambientais, sociais e de governança.
A iniciativa, inédita em Santa Catarina e a primeira do Sul do Brasil, tem como objetivo fomentar um ambiente propício à captação de projetos voltados ao desenvolvimento sustentável.
A agência atuará como elo entre o município e investidores comprometidos com uma matriz econômica baseada na inovação, na adoção de boas práticas de gestão, na mitigação de impactos ambientais e na promoção da inclusão social.
Formalizada por meio da assinatura de um Protocolo de Intenções, o projeto nasce da articulação do Comitê de Desenvolvimento Econômico — fórum consultivo que reúne representantes do poder público municipal, entidades empresariais e da sociedade civil. Ao lado da Prefeitura, integram o Comitê a ACIJS, CDL, FIESC, Novale Hub e o Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau, que colaboram com propostas para impulsionar o crescimento sustentável de Jaraguá do Sul.

Prefeito Jair Franzner e a presidente da ACIJS, Caroline Obenaus Cani, formalizam o Protocolo de Intenções
[foto: Caroline Stinghen/ACIJS]
O prefeito Jair Franzner classificou o momento como um marco histórico para a cidade, que se prepara para celebrar seus 150 anos em 2026. Segundo ele, a assinatura do protocolo representa um avanço concreto para posicionar ainda mais Jaraguá do Sul como um polo de desenvolvimento apoiado fortemente pela inovação e pela sustentabilidade.
“É um passo importante. Agora temos a responsabilidade de transformar este projeto em realidade, dentro do compromisso de pensar uma cidade para os próximos 50 anos”, afirmou Franzner. Entre os objetivos da administração municipal está a redução dos efeitos climáticos e a neutralização de carbono até o bicentenário da cidade.
O especialista em investimentos sociais Kurt Morriesen, que atua junto a organismos internacionais voltados às práticas ESG, destacou a relevância da iniciativa, especialmente no contexto em que o Brasil sedia, pela primeira vez, uma conferência mundial sobre meio ambiente, a COP 30. Com experiência junto ao BID, Banco Mundial, Fórum Econômico Mundial e G20, Kurt ressaltou que Jaraguá do Sul se insere em um cenário de ambiente de negócios de investimentos ESG que já representam ativos superiores a 30 trilhões de dólares.
Luis Leigue, conselheiro da ACIJS, reforçou que o próximo passo será a estruturação da agência. “Trata-se de um posicionamento estratégico que agora se transforma em ação prática, fortalecendo a interlocução do município junto a investidores e promovendo uma economia de valor agregado e novos modais de desenvolvimento”, pontuou.
BR-280: trecho estadualizado entra na reta final com novo viaduto na Mannes
Obra da travessia elevada sobre a linha férrea, em Guaramirim, segue com previsão de entrega para abril de 2026
Ranking de agência de riscos destaca Jaraguá do Sul entre as Melhores Cidades do Brasil
O estudo evidencia que boas práticas de administração, alinhadas à eficiência na gestão dos recursos públicos e e qualidade dos serviços para a população podem transformar cidades em polos de desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social
Programa que transforma vidas: Qualifica Jaraguá conclui edição 2025
Formatura no Centro Empresarial movimentou lideranças e demonstrou importância da iniciativa para a empregabilidade e inclusão social
ACIJS é campeã do Prêmio InovA+ como destaque do associativismo empresarial de SC
Entidade também recebeu o Selo Digital FACISC em reconhecimento à conquista
Confira o horário de atendimento de fim de ano na ACIJS
Associado: programe-se e fique atento aos horários de plantão de fim de ano na ACIJS. Em caso de dúvidas, entre em contato com a ACIJS pelo WhatsApp: (47) 98835-8568.
ACIJS é reconhecida por apoio ao programa Novos Caminhos
Evento reuniu lideranças da comunidade, parceiros do programa e jovens acolhidos, marcando mais um ano de realizações